Marcelo Sant’Anna comenta saídas e como será a busca do Vasco por reforços

O diretor Marcelo Sant’Anna explicou como será atuação do Vasco da Gama na busca por reforços e fala sobre saídas.

Marcelo Sant'Ana com a camisa do Vasco
Marcelo Sant'Ana com a camisa do Vasco (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

O novo diretor de futebol do Vasco, Marcelo Sant’Anna, foi apresentado oficialmente para a imprensa na tarde desta sexta-feira (5), em São Januário. Ao lado do presidente Pedrinho, o novo executivo explicou como a diretoria vai agir no mercado.

Independente de ter definido um novo técnico ou a manutenção de Rafael Paiva no comando, Sant’Anna fez questão de frisar que os reforços vão passar pela escolha do departamento de futebol.

“Contratação, no final, é sempre responsabilidade do diretor de futebol e do presidente. Internamente, a gente sempre consulta os profissionais, temos o diretor técnico Felipe, Paiva, auxiliares, o departamento de mercado, a comissão técnica. A gente busca se cercar do máximo possível de cuidados. O Vasco, a partir do Pedro Martins, passou a implementar um setor de hospitalidade justamente para facilitar essa abordagem aos jogadores. Quando eles chegarem aqui no clube, essa parte de logística, família, escola, entender o perfil do atleta que a gente está contratando”, explicou.

O dirigente também disse que o Vasco precisa ser certeiro na busca por jogadores. Peças pontuais são os principais alvos do clube.

“Buscamos se cercar cada vez mais de informações, para estarmos mais assertivos na tomada de decisão (de contratações) e a adaptação dele (jogador) ser mais tranquila. Não sou adepto da decisão única, exclusiva, centralizadora. Temos muitos bons profissionais para compartilhar. Mas a decisão tomada é responsabilidade do diretor executivo de futebol”, comentou.

Saídas de jogadores

Além da busca por reforços, Marcelo Sant’Anna também analisou eventuais baixas que o elenco vascaíno pode sofrer no decorrer desta janela de transferências, que só fecha no dia 2 de setembro.

“A sinalização atual ainda não é de venda de atleta. É claro que o mercado pergunta de jogadores, o Vasco nesta semana já teve procura do mercado internacional para se desfazer de alguns jogadores. Nosso objetivo hoje é qualificar o nosso elenco, não perder nenhuma peça que a gente considere importante para a campanha do Vasco dentro do Campeonato Brasileiro”, comentou.

Veja o que mais o dirigente falou sobre contratações

Posições

“Sobre as posições, você vai me complicar um pouco. O torcedor que acompanha o dia a dia consegue perceber algumas situações, quais são as necessidades. Sempre gostei de usar atletas da base, estimulei os treinadores. Nunca perguntei uma escalação de time, mas sempre sinalizei pra todos os profissionais com quem trabalhei que se houver 50% de chance pra cada, utilize sempre o mais jovem. Se for 51% a 49%, pode usar o que você tem preferência”.

Jovens

“A gente também não pode depositar responsabilidade nos mais jovens, embora alguns tenham capacidade de corresponder. Na defesa, tivemos o João (Victor) com uma lesão recente, previsão inicial de seis a oito semanas. De zagueiros adultos, a gente tem o Maicon, o Rojas e o Léo. Você fica com o Luiz e o Lyncon, que são dois jovens. São três zagueiros adultos que temos. Se tivermos chance de trazer um que complemente com qualidade… Temos algumas situações em que fica evidente onde está a necessidade”.

Coutinho

“Se o clube hoje negocia com o Coutinho, isso é indicativo de uma posição em que temos necessidade. Fora isso, a verdade do futebol é o campo. Se o jogador demonstra que tá pronto, esse ajuste de elenco você adapta. Às vezes um garoto esperaria seis meses ou um ano para ter uma sequência. A partir do momento que tem oportunidade, ele se firma e você refaz o seu planejamento. Até citar a posição (que necessita de reforços) fica complicado por isso. A gente prefere ter esse cuidado. Analisando o elenco, fica perceptível quais setores precisam se qualificar”.

Fonte: Itatiaia

Mais sobre:Marcelo Sant'Ana
Comente

Veja também
Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.