Maldonado comandará o Vasco contra o Palmeiras, adversário da estreia como técnico

Com Maurício Barbieri suspenso, o auxiliar técnico Claudio Maldonado comandará o Vasco da Gama no jogo contra o Palmeiras.

Cláudio Maldonado
Cláudio Maldonado (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Com a suspensão de Maurício Barbieri, expulso na estreia do Brasileirão, o Vasco será comandado pelo auxiliar técnico Claudio Maldonado diante do Palmeiras, neste domingo, às 16h, no Maracanã. O chileno volta ao estádio onde atuou tantas vezes como jogador, mas desta vez com a missão de comandar o time carioca em busca da segunda vitória no campeonato nacional.

Mas Palmeiras e Maracanã não são novidades para Maldonado. O auxiliar estreou como técnico justamente em um jogo contra o Alviverde, em 2020, na passagem de Barbieri pelo Bragantino. No ano seguinte, também foi treinador do Massa Bruta no Maraca, em jogo contra o Flamengo.

Como jogador, o ex-volante revelado pelo Colo-Colo passou por São Paulo, Cruzeiro, Santos, Fenerbahçe (Turquia) e Corinthians. Também defendeu o principal rival do Vasco, o Flamengo, entre 2009 e 2012 – foi em parte desse período, antes de o Maracanã ser fechado para as obras da Copa do Mundo no Brasil, que o chileno criou uma relação mais próxima com o estádio.

Com um perfil menos expansivo no dia a dia do Vasco, Maldonado não foge da resenha quando é chamado e se dá bem com todos os profissionais do clube. Tem relação próxima, especialmente, com os jogadores, com quem gosta de conversar e aconselhar durante as atividades.

Neste domingo, ele terá ao lado um ajudante experiente. Emílio Faro, auxiliar permanente e técnico interino do Vasco em dois períodos no ano passado, comandará o time junto com Claudio Maldonado à beira do campo no Maracanã.

Palmeiras marcou estreia do “técnico” Maldonado

Após pendurar as chuteiras, em 2015, Maldonado se preparou para continuar a carreira no futebol. Três anos depois, iniciou a trajetória como auxiliar técnico na mesma casa em que deu o primeiro toque na bola como jogador profissional, o Colo-Colo, depois de um estágio com Fábio Carille, no Corinthians. Em 2019, passou alguns dias no Palmeiras e outros no Santos para aprender com Felipão e Jorge Sampaoli, respectivamente. Ele tem licenças A, B e PRO da Conmebol para ser treinador.

Com uma vida dedicada ao futebol brasileiro, o ex-volante voltou de fato ao país em 2020 para auxiliar Maurício Barbieri no CSA. Foi o início da parceria que completou três anos em janeiro passado. O Vasco é o terceiro clube da dupla, que antes havia feito um trabalho muito consistente no Red Bull Bragantino. No clube paulista, inclusive, Maldonaldo já havia substituído Barbieri justamente contra o Palmeiras.

O confronto válido pelo Brasileirão de 2020 marcou a estreia do auxiliar como treinador. Com Barbieri suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Maldonado esteve à beira do campo na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque, em 27 de dezembro daquele ano. Na ocasião, o chileno considerou o episódio como boa oportunidade para ganhar experiência. Depois, ganhou outras chances.

No ano seguinte, no dia 23 de junho, o Palmeiras cruzou novamente o caminho do “técnico” Maldonado. Mas desta vez com vitória do Bragantino por 3 a 1. Dias antes, em 19 de junho, o chileno estreava no Maracanã como comandante e com vitória sobre seu ex-clube: ele liderou o Massa Bruta no triunfo por 3 a 2 sobre o Flamengo.

Em 31 de julho de 2021, com Maldonado à beira do campo, o Bragantino venceu o Grêmio por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Barbieri havia sido expulso na rodada anterior e pegou punição de dois jogos fora. Assim, o chileno também comandou o time no empate em 0 a 0 com o Sport, fora de casa, em 6 de agosto.

Boa relação com os jogadores

O trabalho de uma comissão técnica passa muito pela boa relação com os jogadores. É o que acredita Claudio Maldonado. Por isso, o chileno tratou logo de estabelecer um contato próximo com o elenco do Vasco. A definição dos atletas para o profissional é de um “cara muito tranquilo”.

– Estou trabalhando muito essa chapada com o professor Maldonado, todo dia a gente fica treinando umas 10 bolas – revelou Gabriel Pec recentemente.

A experiência como jogador é um trunfo de Maldonado no contato com o elenco vascaíno. O trabalho citado por Pec é algo comum no dia a dia, e o auxiliar tem o hábito de treinar finalizações com alguns atletas após o treino orientado por Barbieri.

Maldonado costuma ter mais momentos reservados com os atletas nos treinos, quando, por exemplo, Barbieri divide o grupo e deixa o auxiliar com a tarefa de comandar algum trabalho específico. Há alguns dias, em treino aberto à imprensa, o ex-volante ficou responsável por trabalhar com os defensores enquanto o treinador orientava uma atividade com os jogadores de frente.

– O principal acho que é passar conhecimento para o jogador e ele acreditar no que você está falando. Comunicação e relacionamento dentro do grupo ajuda muito na hora de poder escolher as peças, além do respeito – destacou Maldonado em entrevista ao ge quando estava no Bragantino.

Por isso, o auxiliar se preocupa também em conversar com os novatos. E eles têm sido muitos no Vasco, que contratou 16 reforços para a temporada 2023. O último chegou na quinta-feira. No primeiro treino com o elenco, Carabajal bateu um breve papo com Maldonado no campo.

Brasileño

Nem chileno nem brasileiro. Claudio Maldonado pode se considerar uma junção dos dois. O auxiliar do Vasco já completou duas décadas vivendo no Brasil, sendo que dois terços da carreira como jogador foram dedicados ao futebol brasileiro.

– O Brasil me entregou tudo que tenho como jogador – reconheceu Maldonado em entrevista ao ge nos tempos em que defendia o Flamengo.

Depois de chegar ao São Paulo por mero acaso, por conta de uma dívida que o Colo-Colo tinha com o clube brasileiro por Sierra (ex-meia chileno, que esteve no Morumbi em 1995), Maldonado se adaptou bem ao país. Hoje, o idioma já não é mais problema – isso ajuda muito na relação com os jogadores.

Maldonado fez do Brasil sua casa. É casado com uma brasileira (Renata), e a filha Victoria nasceu e foi criada aqui. O bom desempenho em campo, com dois títulos nacionais conquistados por Cruzeiro e Flamengo, o fez conhecido, e a receptividade do povo brasileiro o fez tomar gosto pelo país.

O “brasileño” até voltou para o Chile, onde encerrou a carreira como jogador e iniciou a trajetória de auxiliar, mas não conseguiu viver tanto tempo longe do Brasil. Neste domingo, voltará a vivenciar o calor da torcida em um Maracanã lotado e cheio de boas expectativas.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em jogo contra o Criciúma em SJ
Vasco entra no Z4 do Brasileirão pela 8ª edição consecutiva

Rebaixado em 2008, 2013, 2015 e 2020, o Vasco da Gama não passa um Brasileirão sem entrar na zona de rebaixamento desde 2012.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo opina sobre contratação de Pedro Martins; assista

Após mais de um mês da saída de Alexandre Mattos, o Vasco da Gama fechou com Pedro Martins e Edmundo opinou.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Pedro Martins já está no Rio em busca de novo técnico para o Vasco

O novo diretor executivo já participou de reuniões para planejamento do futebol e será o responsável para buscar o substituto de Ramón Díaz.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro reage à goleada do Criciúma no Vasco; assista

O Vasco da Gama sofreu uma derrota dolorosa na quarta rodada do Campeonato Brasileiro e Casimiro reagiu no seu canal.

Neto, apresentador de TV
Neto dispara contra Payet e SAF do Vasco

Apresentador da Band, o ex-jogador Neto não poupou o Vasco da Gama das críticas após a derrota para o Criciúma.