Mais ou menos? Confira o balanço do que o Vasco apresentou até agora no Carioca
O Vasco da Gama está invicto no Campeonato Carioca e o ataque do Clube é um dos destaques neste início de temporada.
A este mesmo LANCE!, Zé Ricardo havia dito que a pré-temporada, na prática, seria concluída entre a quarta e quinta rodada do Campeonato Carioca. Pois agora já se foram cinco jogos. E, com o Vasco invicto, é preciso fazer um balanço do que o time apresentou até aqui, do que deverá mudar e do que precisa evoluir para a sequência do ano.
Verdadeiramente, eu acho que hoje (quarta-feira) nós demos um passo, mesmo com placar magro. Mas o fato de não tomar gol nos aproxima da condição de vencer o jogo – celebrou o técnico cruz-maltino logo após a vitória sobre a Portuguesa, na última noite.
De fato, foi a grande notícia. Pela primeira vez Thiago Rodrigues não precisou buscar a bola no fundo da rede. Apesar de ter sofrido pressão nos últimos 20 minutos, foi um avanço considerando que já eram seis gols sofridos – segunda pior defesa da competição junto às de Volta Redonda e Nova Iguaçu.
É um contraponto ao ataque, que apresentou poder ao longo de toda a tal “pré-temporada”. Não à toa é o mais bem sucedido do torneio, com 12 gols marcados. Fora a partida mais recente, houve volume quase sempre e há destaques individuais, como Gabriel Pec, Nene e Raniel.
Zé Ricardo conseguiu dar um padrão tático bem nítido à equipe. Um 4-2-3-1 no qual sempre há um jogador próximo do centroavante, que tem dobradinhas e triangulações. Que tem um lateral mais leve e o outro mais físico, propositalmente. Que tem zagueiros altos. E ainda houve sucesso na variação importante feita no jogo contra o Madureira.
– Acho que chegamos com algumas coisas bem fortalecidas, algumas ideias de jogo bem fortalecidas. Logicamente que vamos construindo a equipe no decorrer dos jogos, que são as principais e maiores amostras que podemos ter. Até porque são as coisas dos jogos que vão acontecer e que são impossíveis de treinarmos – avaliou o treinador.
É claro que é só o início, e por isso mesmo que ela se chama “pré” temporada. Entretanto, em meio à revolução que passou o elenco e aos não poucos reforços que ainda deverão chegar, o Vasco parece estar preparado para seguir dando passos à frente. Mesmo com o susto no fim da última partida.
– O final da partida foi um pouco tenso, mas, de toda forma, acho que a equipe amadureceu com esse jogo. É o tipo de resultado que traz amadurecimento para todos nós – exaltou Zé Ricardo.
Fonte: Lance!
Claro que é muito cedo para uma avaliação mais positiva quanto ao futuro do time ,visto que ,o time foi montado agora e, está tendo mais jogos do que teve de treinos .Mas não pode deixar de si preocupar com o número de gols levados até agora ,muito elevado ,repetindo a defesa do ano passado que também foi uma das mais vazadas ,a diferença é que o ataque oposto o do ano passado ,tem feitos os gols e sendo o ataque mais positivo .Quem viu o jogo contra a Portuguesa ,dava a entender que o time de camisa branca ,no caso o time da Ilha fosse o todo poderoso Vasco da Gama jogando no campo do adversário ,pois o time de camisa preta ,no caso o Vasco estava e levou um sufoco principalmente nos últimos minutos cedendo cinco escanteios seguidos .A Lusa Carioca foi mais equilibrada ,mais homogênea do que o time de Zé Ricardo .O jogo contra o Botafogo poderá mostrar melhor o atual Vasco da Gama .