Maicon já venceu mata-mata contra o Atlético-MG e busca no Vasco 1º título no Brasil

Maicon, zagueiro do Vasco da Gama, está se cuidando do corpo e se aproxima da segunda melhor marca da carreira.

Maicon comemorando gol contra o Vitória
Maicon comemorando gol contra o Vitória (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Aos 36 anos, Maicon está perto de alcançar a segunda temporada com mais jogos na carreira. O zagueiro soma 34 partidas em 2024 e busca no Vasco conquistar seu primeiro título no futebol brasileiro depois de levantar 16 taças mundo afora.

O foco é a Copa do Brasil. O Vasco vai jogar o jogo de volta da semifinal contra o Atlético-MG no sábado que vem, em São Januário – na ida, o time mineiro venceu por 2 a 1. Titular em Belo Horizonte, Maicon soma seis jogos nesta edição da competição.

Ele conhece bem o rival vascaíno. Sabia que Maicon já foi algoz do Atlético-MG em uma competição mata-mata? Isso aconteceu em 2016, quando o zagueiro atuava pelo São Paulo, que enfrentou o Galo nas quartas de final da Copa Libertadores. O Tricolor havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 no Morumbi e perdia na volta por 2 a 0 no Independência. Maicon acabou com a festa dos mineiros, marcou e garantiu a vaga na semifinal por causa do gol fora de casa, que na época era critério de desempate.

Aquela foi a melhor temporada da carreira do zagueiro do Vasco. Ele fez 51 jogos pelo São Paulo. Antes, em 2008/09, o zagueiro havia atuado em 39 partidas pelo Porto.

Foi no clube português que o zagueiro conquistou mais títulos: tricampeão português, penta da Supertaça de Portugal, bi da Taça de Portugal e campeão da Liga Europa. Depois, Maicon foi bicampeão turco e campeão da Copa da Turquia com o Galatasaray, além de ter conquistado a Liga e a Supercopa Saudita pelo Al Nassr.

Contra o Juventude, na última rodada do Brasileirão, Maicon completou 50 jogos pelo Vasco. Para superar a segunda melhor marca da carreira, ele tem se cuidado no dia a dia. Desde que foi contratado, em julho do ano passado, o defensor não sofreu nenhuma grave lesão. Resultado de mudança de hábitos e suplementação para aguentar o ritmo intenso da temporada, ainda mais sendo um dos jogadores mais velhos do elenco vascaíno. É referência para os colegas no vestiário.

O zagueiro foi titular em 31 dos 34 jogos em que atuou até aqui. Ele disputa vaga com João Victor e Léo – os três têm participado de uma espécie de rodízio promovido por Rafael Paiva na zaga. Maicon é o segundo defensor do Vasco com mais partidas em 2024: Léo tem 40, enquanto JV soma 27.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Keiller é anunciado pelo Vasco
Keiller pode deixar o Vasco e acertar com o Ceará

Goleiro reserva do Vasco da Gama, Keiller ainda não atuou em nenhum jogo do Cruzmaltino na atual temporada.

Payet em São Januário após vitória
Payet fecha 2024 como jogador do Vasco com mais assistências

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Dimitri Payet disputou 44 partidas na temporada, marcando seis gols pelo Cruzmaltino.

Souza está de volta ao Vasco
Souza avalia ano do Vasco e revela pretensões para 2025

Sem muito espaço no Vasco da Gama, o volante Souza analisou a temporada do Clube e celebrou a vaga na Copa Sul-Americana.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Veja os jogadores do Vasco com mais participações em gols, desarmes, cartões e minutos em 2024

Rankings com o desempenho dos atletas do Vasco da Gama mostra um raio-x do elenco Cruzmaltino na temporada.

Vasco x Atlético-MG em São Januário
Vasco acelera conversas para definir novo treinador

O objetivo do Vasco da Gama é de que o novo treinador já esteja trabalhando nos primeiros treinos do elenco em 2025.