Maicon já venceu mata-mata contra o Atlético-MG e busca no Vasco 1º título no Brasil

Maicon, zagueiro do Vasco da Gama, está se cuidando do corpo e se aproxima da segunda melhor marca da carreira.

Maicon comemorando gol contra o Vitória
Maicon comemorando gol contra o Vitória (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Aos 36 anos, Maicon está perto de alcançar a segunda temporada com mais jogos na carreira. O zagueiro soma 34 partidas em 2024 e busca no Vasco conquistar seu primeiro título no futebol brasileiro depois de levantar 16 taças mundo afora.

O foco é a Copa do Brasil. O Vasco vai jogar o jogo de volta da semifinal contra o Atlético-MG no sábado que vem, em São Januário – na ida, o time mineiro venceu por 2 a 1. Titular em Belo Horizonte, Maicon soma seis jogos nesta edição da competição.

Ele conhece bem o rival vascaíno. Sabia que Maicon já foi algoz do Atlético-MG em uma competição mata-mata? Isso aconteceu em 2016, quando o zagueiro atuava pelo São Paulo, que enfrentou o Galo nas quartas de final da Copa Libertadores. O Tricolor havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 no Morumbi e perdia na volta por 2 a 0 no Independência. Maicon acabou com a festa dos mineiros, marcou e garantiu a vaga na semifinal por causa do gol fora de casa, que na época era critério de desempate.

Aquela foi a melhor temporada da carreira do zagueiro do Vasco. Ele fez 51 jogos pelo São Paulo. Antes, em 2008/09, o zagueiro havia atuado em 39 partidas pelo Porto.

Foi no clube português que o zagueiro conquistou mais títulos: tricampeão português, penta da Supertaça de Portugal, bi da Taça de Portugal e campeão da Liga Europa. Depois, Maicon foi bicampeão turco e campeão da Copa da Turquia com o Galatasaray, além de ter conquistado a Liga e a Supercopa Saudita pelo Al Nassr.

Contra o Juventude, na última rodada do Brasileirão, Maicon completou 50 jogos pelo Vasco. Para superar a segunda melhor marca da carreira, ele tem se cuidado no dia a dia. Desde que foi contratado, em julho do ano passado, o defensor não sofreu nenhuma grave lesão. Resultado de mudança de hábitos e suplementação para aguentar o ritmo intenso da temporada, ainda mais sendo um dos jogadores mais velhos do elenco vascaíno. É referência para os colegas no vestiário.

O zagueiro foi titular em 31 dos 34 jogos em que atuou até aqui. Ele disputa vaga com João Victor e Léo – os três têm participado de uma espécie de rodízio promovido por Rafael Paiva na zaga. Maicon é o segundo defensor do Vasco com mais partidas em 2024: Léo tem 40, enquanto JV soma 27.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Meninas do Vasco da Gama
Vasco goleia o EC Resende por 6 x 0 pela 2ª rodada do Carioca Feminino

A equipe feminina do Vasco da Gama venceu o EC Resende por 6×0, pela 2ª rodada do Carioca, no Nivaldo Pereira.

Coutinho e Vegetti comemorando gol contra o Flamengo
Vasco prioriza Copa do Brasil e pode ter time alternativo contra o São Paulo

O Vasco da Gama ainda sonha com o título da Copa do Brasil e monta força tarefa para tentar reverter o placar diante do Atlético-MG.

Marquinhos em estreia pelo time de basquete do Vasco
Marquinhos aponta motivos para derrota do Vasco contra o Flamengo

Cestinha do Vasco no clássico, Marquinhos afirmou que a equipe não conseguiu fazer uma boa partida diante do rival.

Vasco x Flamengo pelo NBB
Vasco perde clássico contra o Flamengo pela abertura do NBB

O Vasco da Gama perdeu para o Flamengo por 59×50, neste sábado, pela abertura do NBB, no ginásio do Tijuca.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Rafael Paiva aproveita Data Fifa para fazer ajustes no time do Vasco

Com desempenho ruim nos últimos jogos, Data Fifa é crucial para Rafael Paiva fazer ajustes no time do Vasco da Gama.