Luxemburgo se destaca por revelar jovens da base e mira outros garotos do Vasco

Vanderlei Luxemburgo colocou Gabriel Pec de volta ao profissional, trouxe Caio Lopes e observa outros jogadores base do Vasco da Gama.

Caio Lopes, Bruno Gomes e Gabriel Pec
Caio Lopes, Bruno Gomes e Gabriel Pec (Foto: Rafael Ribeiro/ Vasco)

Pentacampeão brasileiro, campeão da Copa do Brasil, 13 títulos estaduais, seleção brasileira, Real Madrid… A história de Vanderlei Luxemburgo no futebol é longa e seu currículo é pesado. Consolidado, o treinador tem colocado recentemente como destaque uma de suas facetas: a de revelador de jovens jogadores oriundos das divisões de base.

Em 2019, no Vasco, lançou os atacantes Talles Magno e Gabriel Pec, o lateral esquerdo Alexandre Melo (hoje no Cuiabá) e o volante Bruno Gomes, recentemente convocado para a seleção brasileira sub-20.

No Palmeiras, ano passado, se tornou o técnico que mais revelou atletas da base em uma única temporada neste século no clube, lançando oito meninos e ficando à frente de Jair Picerni (em 2003), Caio Júnior (2007) e Gilson Kleina (2013), todos com seis.

Pelas mãos de Luxa surgiram Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Gabriel Silva, Danilo, Renan, Alan (emprestado ao Guarani e agora se recupera de lesão) e Angulo (emprestado ao Botafogo).

Agora de volta ao Vasco, ele mantém a característica. Em seu segundo jogo no comando da equipe, revelou o meia Caio Lopes, destaque no título recente da Copa do Brasil sub-20. O jovem entrou no segundo tempo e foi bem, tendo participação no gol de Andrey na vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo.

“Pode ter 16, 17, 18 anos… O Vasco tem tradição de base. Boto para cima e dou a chance para eles. A continuidade depende do que eles podem produzir”, declarou Luxa após o clássico.

Passou confiança a Talles Magno

Uma de suas primeiras missões no retorno ao Vasco foi transmitir confiança a Talles Magno, promessa que ele próprio lançou aos 16 anos, em 2019, e que vinha atravessando uma má fase.

No empate em 0 a 0 com o Atlético-GO o jovem já havia feito uma boa atuação, e no último domingo (10), no clássico vencido por 3 a 0, acabou sendo o principal destaque, fazendo um gol e voltando a demonstrar as jogadas de habilidade que o caracterizaram em seu início e que tinham trazido holofotes para seu futebol.

Feliz com a volta às boas atuações, Talles Magno demonstrou gratidão a Vanderlei Luxemburgo.

“Só tenho a agradecer ao Vanderlei por confiar no meu futebol. Ele sempre me ajudou, conversamos bastante na sua chegada, recebi muitos conselhos, estou escutando bastante e voltando a jogar o futebol que sempre joguei. O dia a dia com ele é diferente e, com certeza, eu consegui recuperar a confiança. O grupo está unido num só objetivo, que é tirar o Vasco dessa situação ruim no campeonato. Sei que temos total capacidade de fazer isso e a atuação de ontem [domingo] foi um primeiro passo para concluirmos nossa meta até o final do Brasileiro”, declarou o atacante por meio da sua assessoria de imprensa.

Puxa novamente Pec e está de olho em outros

Outra ação de Luxa em seu começo no Vasco foi puxar novamente o atacante Gabriel Pec, que havia voltado para o time sub-20. O jovem foi um dos principais jogadores nos títulos da Copa do Brasil e do Carioca da categoria, contribuindo com gols decisivos, fato que fez o treinador não ter dúvidas em aproveitá-lo.

Nos dois jogos com o treinador, Pec entrou no segundo tempo e foi bem, demonstrando estar mais maduro e adaptado aos profissionais.

Além de Gabriel Pec e Caio Lopes, outros jovens da equipe sub-20 deverão ser observados. Estão na mira do treinador o lateral esquerdo Riquelme, o meia Laranjeira e os atacantes MT e João Pedro. Eles, porém, estão de férias com o restante do elenco da categoria até a próxima terça-feira (19).

Fonte: Uol

Leia mais sobreVanderlei Luxemburgo
5 comentários
  • Moura, Henrique - 14 de janeiro de 2021

    O Matias Galarza tem vez nesse time.

    Responder
  • Soares - 13 de janeiro de 2021

    As grandes conquistas do nosso centenario….foram mesclando….97 ate 00 3anos 7 titulos….s3mpre base e boas contratacoes. . Nao quantidade e sim qualidede…a base tem de sobra..oos..sempre teve..S,V..

    Responder
  • Genivaldo Rebolo - 13 de janeiro de 2021

    Até que enfim, porque jogadores igual a Catatau, Neto Borges, Jadson, Gustavo Torres, Bruno César, Marcos Junior, Leo Matos, Leo Gil, Marcel o Alves, Ribamar, a base tem de sobra, é só deixarem jogar, parabéns Luxa!

    Responder
  • Haroldo Araújo - 13 de janeiro de 2021

    Bem vindo Wanderley você é o cara..isso mesmo tem que colocar esse mlks da base no profissional estão pedindo passagem, eles têm garras e querem títulos. PARABÉNS!!!

    Responder
  • JANIO PAIVA DE MORAIS - 12 de janeiro de 2021

    Vamos em frente VASCAO

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
20 de junho de 2021
Marcelo Cabo comenta esquema tático do Vasco contra o CRB

O técnico Marcelo Cabo falou sobre o esquema tático do Vasco da Gama no duelo contra o CRB, que aconteceu neste sábado em São Januário.

Cabo elogia dupla Ernando-Castan: ‘Sistema defensivo muito consistente’

Técnico Marcelo Cabo exaltou a dupla de zaga formada por Ernando e Leandro Castan, considerada a titular do Vasco da Gama na atualidade.

19 de junho de 2021
Cabo explica dupla função de MT contra o CRB e exalta evolução de Riquelme

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo comentou a utilização de MT na vitória por 2×0 sobre o CRB e exaltou Riquelme, que fez boa partida.

Cabo minimiza pressão da torcida e fala em ‘Vasco forte dentro de casa’

Treinador do Vasco da Gama, Marcelo Cabo comentou os protestos dos vascaínos e ressaltou a importância de se vencer os jogos em São Januário.

Definida a arbitragem para o jogo entre Cruzeiro e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Cruzeiro e Vasco da Gama, nesta quinta-feira, no Mineirão, pela 6ª rodada da Série B.

Cabo exalta Castan: ‘É um líder. Faz valer a braçadeira de capitão’

Técnico Marcelo Cabo elogiou o zagueiro e capitão Leandro Castan, que retornou ao time titular do Vasco da Gama na vitória sobre o CRB.

Salgado parabeniza jogadores e comissão técnica do Vasco pela vitória contra o CRB

Jorge Salgado utilizou o Twitter para comemorar a vitória do Vasco da Gama sobre o CRB e parabenizar os jogadores e comissão técnica.

Próximos jogos do Vasco

Veja os próximos jogos do Vasco da Gama nesta temporada 2021, que serão disputadas em diversas competições.

Cabo dedica vitória à torcida do Vasco e demonstra confiança: ‘Recalculamos a rota’

Técnico do Vasco da Gama celebrou os primeiros três pontos conquistados pelo Cruzmaltino jogando em casa nesta Série B.

Jabá comenta felicidade por 1º gol pelo Vasco e critica protesto violento da última quarta

Atacante Léo Jabá admitiu estar aliviado por 1º gol pelo Vasco da Gama e criticou o ato violento ocorrido após a derrota para o Avaí.

Veja mais notícias