Lucão teve um fim de semana daqueles, em que você vive um turbilhão de emoções. Na sexta-feira, tomou conhecimento do caso de João Alberto Silveira Freitas, homem preto que foi morto por seguranças de um supermercado em Porto Alegre. No sábado, soube que disputaria pela primeira vez uma partida do Campeonato Brasileiro depois que Fernando Miguel testou positivo para a Covid-19. No domingo, entrou em campo contra o São Paulo e foi um dos melhores nomes do Vasco na partida no Morumbi.
O garoto de 19 anos não se calou diante do novo caso de racismo que abalou o país. Nas redes sociais, respondeu ao pronunciamento do Carrefour com palavrões. Questionado por pessoas próximas se tinha certeza de que queria se manifestar daquela forma, bancou a insatisfação ao dizer que ela “veio do coração”.
– Esse caso mexeu comigo de uma forma gigante porque ele era da minha cor. Poderia ser eu. Isso é o que mais pesa, poderia ser minha mãe, meus irmãos. Eu vejo esse caso e penso logo na minha família – explicou Lucão ao GLOBO.
O jogador, apesar da idade, mostra desenvoltura com as palavras. Preto, tenta vingar na posição que serve de prova da existência do racismo estrutural dentro do futebol brasileiro. Afinal, pesa sobre os negros o estigma de que não são bons goleiros, algo que ficou vinculado a Barbosa, titular da seleção brasileira de 1950 que levou os gols da derrota na final da Copa do Mundo, contra o Uruguai.
Apesar do destaque de nomes como Dida, que disputou três Mundais pela seleção, e Jefferson, reserva na Copa de 2014, Lucão acredita que ainda existe o preconceito contra goleiros pretos no Brasil.
– Vai incomodar um pouco o que as pessoas acham, mas pode olhar o retrospecto no Campeonato Brasileiro. São poucos goleiros pretos, é difícil. Então são barreiras que a gente vai quebrando. Por mais que ainda seja difícil, no que vai aparecendo de repente um Lucão, como foi o Aranha, como foi o Barbosa, acredito que isso possa abrir portas. Temos de estar sempre batalhando para sermos os melhores porque sempre vai ter um motivo para quererem diminuir a gente – afirmou.
Quanto à falta de goleiros pretos no Campeonato Brasileiro, Lucão foi certeiro. Dos 42 goleiros que entraram em campo até agora na Série A, além de Lucão, outros sete são jogadores pretos (Everson, Hugo Souza, Mailson, Gabriel Batista, Jailson, Saulo e John). Apenas Everson, do Atlético-MG, é titular.
Fonte: O Globo Online
Leia Mais Sobre
Confira quais são as chances de Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento do Vasco no Campeonato Brasileiro 2020.
As jogadoras do time Sub-18 do Vasco da Gama viajaram nesta terça-feira (26) para São Paulo onde estreiam no Brasileiro na quarta-feira (03).
Lateral-direito do Vasco da Gama, Léo Matos publicou uma mensagem em seu Instagram destacando o bom jogo do time contra o Palmeiras.
Ricardo Graça festejou sua volta aos gramados após cirurgia que o deixou fora do Vasco da Gama por quatro rodadas do Brasileiro.
Elenco do Vasco da Gama vai seguir a preparação para o jogo decisivo diante do time do Bahia na cidade de Atibaia.
O técnico do Vasco da Gama, Vanderlei Luxemburgo, comentou o golaço de falta marcado por Martín Benítez no empate diante do Palmeiras.
Para o técnico do Vasco, Vanderlei Luxemburgo, Carlinhos e Cayo Tenório têm ido bem; Vinícius foi utilizado para dar mais velocidade ao time.
Técnico do Vasco da Gama, Vanderlei Luxemburgo disse que utilização de Pec tem sido natural e pediu paciência com Talles, que não vem rendendo o que pode.
Técnico do Vasco da Gama, Vanderlei Luxemburgo destacou a evolução do time e cobrou mais posse de bola dos jogadores.
Vanderlei Luxemburgo elogiou a entrega da equipe contra o Palmeiras e revelou bronca em Leonardo Gil, por recusar a bola.
Deixe sua opinião (Nenhum comentário)