Londrina encarou o Vasco em São Januário duas vezes na história e venceu ambas

Invicto em São Januário na Série B, o Vasco da Gama vai tentar um resultado positivo contra o Londrina em casa pela primeira vez.

Sarrafiore durante o jogo contra o Londrina
Sarrafiore durante o jogo contra o Londrina (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Londrina defende um tabu diante do Vasco em São Januário, palco do jogo desta quinta-feira, às 21h30, pela 32ª rodada da Série B do Brasileiro.

Jogando na casa vascaína, o Tubarão tem 100% de aproveitamento e soma duas vitórias em duas partidas disputadas: 2 a 0 pelo Brasileirão de 1977; e 2 a 1 no ano passado, pela Série B.

– Desta vez, a disputa é direta pelo acesso à Série A. O Londrina é o quinto colocado, com 45 pontos, três abaixo do Vasco, que abre o G-4.

A primeira vitória em São Januário foi histórica para o Londrina. Em fevereiro de 1978, os times fizeram uma partida decisiva, valendo vaga nas semifinais do Brasileirão de 1977 (a competição só acabou no ano seguinte).

Aquele jogo registrou o maior público da história de São Januário, com 40.209 pessoas. Vasco e Londrina chegaram à última rodada da terceira fase disputando a liderança do grupo S e a vaga nas semifinais.

– Não apagou nada daquele jogo da nossa lembrança. Eu classifico esse jogo como o mais importante da história do Londrina. As dificuldades foram dentro e fora de campo, com estádio superlotado, tanto que é até hoje o recorde de São Januário, e muita pressão principalmente para quem não era vascaíno – relembra Jota Mateus, da Rádio Paiquerê 91,7, que narrou aquela partida no estádio.

O Tubarão era a grande surpresa do campeonato. Após começar mal na competição e quase ser eliminado, o time passou pela repescagem e caiu no grupo que tinha, além do Vasco, Corinthians, Santos, Flamengo e Caxias.

Após vencer todos os jogos, o Londrina chegou em vantagem para encarar o Vasco e se classificava mesmo perdendo por um gol de diferença.

A partida teve cara de final. Alguns jogadores do Londrina decidiram nem comer no hotel com medo de uma possível sabotagem do rival. No dia da partida, a delegação ainda sofreu muito da saída do hotel até a chegada ao estádio cruzmaltino.

Em campo, o Londrina teve ainda que aguentar a pressão das arquibancadas, com garrafas e latas sendo arremessadas em vários momentos do jogo. Até as equipes de rádio tiveram que dar um jeito para superar qualquer problema com a torcida.

– O Londrina jogou com personalidade, jogou como se ele fosse o mandante. São Januário fosse dele, parecia que fosse o estádio dele. O Londrina jogou com personalidade e aproveitou o desespero do Vasco.

Derrota do Vasco para o Londrina década de 70
Derrota do Vasco para o Londrina década de 70

Com a bola rolando, o Londrina contou com grande atuação do goleiro Mauro, que parou o ataque vascaíno, e venceu com gols de Brandão e Carlos Alberto Garcia.

– O primeiro foi do Brandão. O Xaxá roubou a bola no meio, lançou, e o Brandão, que era um atacante rápido, ganhou na velocidade e bateu sem chances para o Mazaroppi. E o segundo gol, o Dirceu bateu a falta, eu me lembro bem, jogou a bola para o Garcia, e o Garcia ajeitou e mandou certeiro – relembrou Jota Mateus.

– O Londrina jogou com personalidade, jogou como se ele fosse o mandante. São Januário fosse dele, parecia que fosse o estádio dele. O Londrina jogou com personalidade e aproveitou o desespero do Vasco – comentou o narrador.

Jogo entre Vasco e Londrina em 1977
Jogo entre Vasco e Londrina em 1977

Mais um jogo decisivo

Sobre o jogo desta quinta-feira, Jota Mateus destaca que Vasco e Londrina chegam com perfis parecidos dentro da Série B e vê o Tubarão com chances de poder surpreender mais uma vez em São Januário.

– A receita em termos de coragem, de ousadia, de atrevimento, ela tem que ser. Eu cobro isso do Londrina hoje. O Londrina faz uns jogos muito apáticos. Essa apatia não pode existir. Tem que ser com coragem, com disposição. Os times estão muito parecidos nesta Série B. O Vasco tem maiores salários, alguns jogadores tecnicamente melhores dotados, mas a diferença não é tão grande – disse o agora comentarista.

– Eu acho que é perfeitamente possível uma nova vitória em São Januário. E até esse tabuzinho que existe aí, de dois jogos e duas vitórias. Facilita e melhora esse entusiasmo dos jogadores. Há limitações do Londrina e do Vasco, mas é uma Série B, não é uma primeira divisão como era em 77/78. Por isso, com todo mundo parecido, vai depender mais do Londrina do que do Vasco – finalizou.

Jota Mateus narrou Vasco x Londrina em 1977
Jota Mateus narrou Vasco x Londrina em 1977 (Foto: Reprodução/RPC)

Agenda do Londrina

  • Vasco x Londrina: 29/09, quinta, 21h30 – São Januário
  • Guarani x Londrina: 03/10, segunda, 20h – Brinco de Ouro
  • Londrina x Grêmio: 08/10, sábado, 16h30 – Estádio do Café
  • CSA x Londrina: 14/10, sexta, 19h – Rei Pelé

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.