Local onde o Vasco foi fundado é restaurado e terá exposições

O local onde aconteceu a reunião de fundação do Vasco da Gama foi restaurado pelo grupo Guardiões da Colina e em breve receberá exposições.

Local que aconteceu a reunião de fundação do Vasco da Gama
Local que aconteceu a reunião de fundação do Vasco da Gama (Foto: Uol Esporte)

Em 21 de agosto do ano de 1898 foi realizada a assembleia de fundação do Vasco da Gama na Rua da Saúde, nº 293, no Centro do Rio de Janeiro.

O endereço atual do local que aconteceu essa primeira reunião é Rua Sacadura Cabral, nº 345, devido mudanças que ocorreram na cidade.

O grupo Guardiões da Colina alugou o local e fez a restauração do espaço para futuramente promover exposições.

Fábio Vare, líder do grupo Guardiões da Colina, falou em entrevista ao UOL Esporte sobre a iniciativa de valorizar o local que nasceu um dos maiores clubes de futebol do Brasil.

– Já era um sonho antigo do nosso grupo. Temos algumas bandeiras, como a democratização do Vasco, valorização de suas sedes, recuperação da sua história… Finalmente a oportunidade apareceu, o imóvel estava para alugar e não pensamos duas vezes. Ali nasceu o Vasco. Visitamos o local e vimos um filme imaginando como, há 122 anos, ali aconteceu a reunião que gerou essa paixão que nos move até hoje.

A inauguração acontecerá em breve. Segundo Fábio Vare, o grupo irá organizar projetos para manter os gastos com o local e após a pandemia ficará mais fácil para desenvolver diversas atividades.

– Vamos fazer uma inauguração em breve. Essa região foi muito afetada pela pandemia, que infelizmente ainda não acabou. Estamos organizando todos os protocolos para iniciar uma exposição de itens históricos do Vasco com entrada limitada, álcool, máscara… O Centro do Rio está voltando a funcionar aos poucos, os museus estão voltando, AquaRio… Nada mais animador que colocar o Vasco nesse roteiro e ainda ajudar a movimentar a região, os restaurantes, etc.

Confira vídeo do local sendo reformado

O local de fundação do Vasco da Gama foi confundido durante anos. Após ajuda do historiador vascaíno Henrique Hubner, que já fez parte do Centro de Memória do clube, o verdadeiro patrimônio foi localizado e reconhecido.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    As eleições estão chegando , está na hora de pensar na grandeza do Vasco, valorizar o seu patrimônio maior que é a torcida Cruzmaltina em todo mundo .O apelo a união de forças a favor do Vasco, deixando de lado a vaidade e a ganância,ou seja servir ao Vasco e não se servir do Vasco
    A quem interessar possa.

  • Responder

    Parabéns pela iniciativa, pois só os torcedores são verdadeiros guardiões da história desse grande TIME ????

Comente

Veja também
Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.