Lisca explica mudanças táticas de Morato e Léo Matos no Vasco

Enquanto Morato passou a atuar pela esquerda do ataque do Vasco da Gama, Léo Matos tem se transformado em 3º zagueiro pela direita.

Repórter do Vasco Notícias Raphael Fernandes e técnico Lisca
Repórter do Vasco Notícias Raphael Fernandes e técnico Lisca (Foto: Reprodução/Vasco TV)

Em entrevista coletiva após o triunfo do Vasco da Gama por 1×0 sobre o Vitória, neste sábado (07), no Barradão, em Salvador, pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Lisca, questionado pela reportagem do site Vasco Notícias, comentou as mudanças táticas recentes envolvendo o atacante Morato e o lateral-direito Léo Matos.

Sobre o primeiro, que passou a atuar mais pelo lado esquerdo do ataque e, com isso, seu desempenho cresceu nos últimos jogos, o treinador cruzmaltino revelou que já havia tentado sua contratação para seu antigo clube, o América-MG, mas isso acabou não se concretizando.

– Convidei o Morato para jogar comigo no América-MG exatamente para fazer essa função do canhoto que joga pelo lado esquerdo, mas ele optou em vir para o Vasco. Isso varia muito de acordo com a característica dos adversários, de jogo para jogo. Contra o São Paulo, a gente já usou isso, mas Morato e Léo Jabá muito mais numa terceira linha de três, fazendo penetrações nas costas do trio de zaga do SP – explicou.

Já em relação a Léo Matos, que virou opção, além da lateral, também para a zaga, Lisca disse que a presença maciça defensiva do jogador aconteceu muito por conta do trabalho em conjunto do Vitória no lado do jogador.

– Contra o São Paulo no Morumbi, ele (Léo Matos) já ficou mais preso, como terceiro zagueiro, pois a gente tinha os dois atacantes do SP e sofremos muito nas coberturas. Hoje ele se segurou mais, pois Marcinho e Roberto faziam o lado mais forte do ataque do Vitória. O Marcinho trazia para dentro abrindo o corredor para o Roberto – pontuou.

Paralelamente, Lisca detalhou alguns quesitos nos quais Léo Matos ainda precisa melhorar e aproveitou também para encher a bola de Andrey, Juninho e Léo Jabá.

– Precisamos acertar esse salto do Léo nas invertidas, diagonais. Ele ainda precisa compreender um pouco a leitura e, como falei, não tenho tempo para treinar isso. Aos poucos, tenho certeza que o Léo vai evoluir. Hoje jogamos na linha de quatro. O adversário empurrou ele lá para trás. Ele se viu muito bem defensivamente, primeiro com auxílio do Jabá e do Juninho e, depois, do Andrey. Nossa ideia é usar a linha de três esporadicamente, quando acharmos necessário.

Assista

Próximo jogo

Provavelmente com Léo Matos novamente entre os titulares, o Vasco volta a campo na próxima terça-feira (10), contra o Vila Nova, às 21h30min, em São Januário. O duelo é válido pela 17ª rodada da Série B.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Philippe Coutinho em campo pelo Aston Villa-ING
Philippe Coutinho fica próximo de retorno ao Vasco

O Aston Villa já aceitou ceder o meia Philippe Coutinho ao Vasco da Gama por empréstimo até o fim de 2024.

Philippe Coutinho em visita a São Januário em 2017
No controle da SAF, Pedrinho terá mais força para convencer Coutinho a voltar ao Vasco

O Vasco da Gama esperar fechar um acordo com o meia Philippe Coutinho para a segunda janela de transferências.

Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.