Líder da Força Jovem e demais organizadas do Rio são soltos após decisão de juíza

Chefes de torcidas organizadas de Vasco, Flamengo e Fluminense estavam respondendo pelos crimes de lesão corporal e tentativa de homicídio.

Força Jovem com bandeirão do Eddie, mascote do Iron Maiden, no Maracanã
Força Jovem com bandeirão do Eddie, mascote do Iron Maiden, no Maracanã

A juíza Alessandra da Rocha Lima Roidis, da 1ª Vara Criminal do Rio, determinou que o pedido de prisão temporária dos chefes das organizadas de Flamengo, Fluminense e Vasco fosse revogado nesta quarta-feira. Eles estavam respondendo pelos crimes de organização criminosa, lesão corporal grave e tentativa de homicídio, mas a magistrada declarou “inexistência de prova de materialidade” sobre as acusações.

Assim, os então acusados Anderson Azevedo Dias, presidente da Young Flu; Fabiano de Sousa Marques, da Força Jovem Vasco; Bruno da Silva Paulino, da Torcida Jovem do Flamengo; e Anderson Clemente da Silva; presidente da Raça Rubro-Negra; voltam a ficar em liberdade.

No dia 13 de março, o Tribunal de Justiça do Rio decretou a prisão temporária dos quatro chefes de torcidas organizadas após pedido da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Posteriormente, o TJ-RJ também determinou a proibição das organizadas de Flamengo, Fluminense e Vasco para frequentar estádios pelos próximos cinco anos.

Na época, a decisão aconteceu para dar sequência ao inquérito que visa identificar os possíveis autores das brigas entre organizadas antes de Flamengo x Vasco, pela Taça Guanabara.

Entenda o caso

A decisão da prisão aconteceu após membros das torcidas organizadas de Flamengo e Vasco entrarem em confronto antes do clássico pela Taça Guanabara, no dia 25 de fevereiro. Devido ao ocorrido, a Policia Militar suspendeu a Raça e a Jovem, do Flamengo, e a Força Jovem, do Vasco, por 90 dias. Dias depois, o Tribunal de Justiça do Rio decide pela ampliação da punição para tempo indeterminado.

A Young Flu, do Fluminense, e a Fúria Jovem, do Botafogo, também foram proibidas de frequentas praças esportivas após o Ministério Público do Rio de Janeiro determinar as novas medidas de afastamento e um novo termo de ajustamento de conduta (TAC).

A ideia de torcida única em clássicos no Rio de Janeiro surgiu posteriormente, mas foi descartada.

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Camisa comemorativa do Vasco da Gama Brasileiro 74
Vasco lança camisa comemorativa pelos 50 anos do Brasileiro de 1974

Vasco da Gama anunciou nas suas redes sociais o uniforme em homenagem ao título do Campeonato Brasileiro de 1974.

Renato Gaúcho comandando treino do Vasco em 2008
Novo técnico? Relembre as passagens de Renato Gaúcho pelo Vasco

Em busca de um novo treinador, Vasco da Gama mira a contratação de Renato Gaúcho, que recentemente deixou o Grêmio.

Léo Jardim se destaca na defesa do Vasco
Aumento salarial e 4 anos de contrato: Vasco apresenta proposta para renovar com Léo Jardim

Titular absoluto da meta do Vasco da Gama, Léo Jardim foi mais uma vez um dos grandes destaques do time na temporada.

Maracanã em Vasco x Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca
Vasco fecha acordo e terá jogos do Carioca transmitidos por Globo e Band

Depois de um período de indefinição, Vasco da Gama acertou com a Globo e a Band para a exibição dos seus jogos no Campeonato Carioca.