Léo Jardim reencontra boa fase no Vasco após passagem discreta pela Europa 

O goleiro do Vasco da Gama lidera em defesas difíceis e faz melhor Campeonato Brasileiro, que o rival Cássio.

Léo Jardim em jogo contra o América-MG
Léo Jardim em jogo contra o América-MG (Foto: Matheus Lima)

Quando foi apresentado pelo Vasco, em fevereiro, Léo Jardim chegou a responder uma pergunta sobre a disputa por espaço no time com Ivan, também recém-contratado para a posição e que, por ter chegado um pouco antes, iniciara a temporada titular. Não foi preciso muito tempo para ficar claro de quem seria a vaga. Mas os planos do goleiro para 2023 iam além. Depois de uma passagem discreta pelo futebol europeu, o retorno ao Brasil era um passo importante na carreira: a busca por um destaque que, enfim, parece ter chegado. Na reta final do Brasileiro, o camisa 1 se tornou um dos principais trunfos do cruz-maltino na luta contra o rebaixamento. E a vitória no confronto direto com o Corinthians, às 21h30, em São Januário, pode passar por suas mãos.

Assim como passou o importante empate com o Athletico, fora de casa, na última rodada — primeira partida neste Brasileirão em que o clube paranaense não fez gol na Arena da Baixada. Léo Jardim saiu de campo com quatro defesas, sendo uma delas difícil. O que se tornou uma cena comum nos jogos do Vasco.

O goleiro é o líder do campeonato em defesas difíceis. De acordo com a plataforma Footstats, foram 38, o que dá um pouco mais de uma por partida, já que Léo Jardim atuou em todas as 35 do Vasco na Série A.

Goleiros com mais defesas difíceis na Série A

  • Léo Jardim (Vasco): 38
  • João Paulo (Santos): 36
  • Gabriel Vasconcelos (Coritiba): 35

Em números totais (ou seja: considerando todos os tipos de defesas), o camisa 1 cruz-maltino é o terceiro que mais afastou bolas. Ele defendeu 95 vezes. Só fica atrás de Lucas Perri, do Botafogo (com 100) e do corintiano Cássio (105), com quem ele travará uma espécie de duelo à parte hoje.

Goleiros com mais defesas na Série A

  • Cássio (Corinthians): 105
  • Lucas Perri (Botafogo): 100
  • Léo Jardim (Vasco): 95
Números de Léo Jardim no Brasileiro
Números de Léo Jardim no Brasileiro (Foto: Extra)

Embora tenha uma carreira mais consolidada e seja um ídolo da torcida do Corinthians, Cássio não faz um Brasileiro tão bom quanto o arqueiro de 28 anos. Enquanto Léo Jardim lidera em defesas difíceis, Cássio aparece numa posição bem mais modesta, com apenas 22. No total de jogos sem ser vazado, o goleiro cruz-maltino também leva vantagem, com nove contra oito do corintiano.

Até nos pênaltis, tradicionalmente uma especialidade de Cássio, a vantagem é de Léo Jardim. Ele impediu um, enquanto o rival desta noite ainda não conseguiu registrar nenhuma defesa neste Brasileiro.

O pênalti defendido por Léo Jardim, por sinal, aumenta a lista de pontos conquistados pelo Vasco graças a ele. Foi no empate em 0 a 0 com o São Paulo, em São Januário, em 7 de outubro. Não fosse este e o somado contra o Athletico, na última rodada, o clube estaria neste momento na zona do rebaixamento.

Claro que o brilho do goleiro acaba sendo uma resposta à má fase do sistema defensivo. Mas também coroa seu retorno ao futebol brasileiro.

Revelado pelo Grêmio em 2013, o goleiro faz, uma década depois, sua temporada com mais jogos disputados. Já são 44. Até então, seu recorde pessoal havia sido de 35, quando defendeu por empréstimo o Rio Ave, de Portugal, em 2018/19, na sua primeira experiência na Europa.

Titular absoluto em uma campanha que terminou com o 7º lugar no Campeonato Português, Léo Jardim chamou a atenção do Lille, da França (vem daí o conhecimento do idioma que fez dele um dos “tradutores” do francês Payet no Vasco).

No Lille, contudo, Léo Jardim não conseguiu uma boa sequência e teve dificuldades para se firmar na equipe. Ao longo de três temporadas, foram só 30 partidas disputadas. No meio disso, ainda foi emprestado por um ano para o Boavista, também de Portugal. O interesse do Vasco veio como uma nova oportunidade de voltar a ter seu nome em alta e se valorizar — que ele não desperdiçou.

Fonte: Extra

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Ramón Díaz é demitido do Vasco
Demitido pelo Twitter, Ramón Díaz reclama em esclarecimento: ‘Merecíamos respeito’

Ramón Díaz se manifesta após demissão do Vasco da Gama na noite deste sábado (27), logo após a goleada em São Januário.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Criciúma
Notas dos jogadores do Vasco contra o Criciúma

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Criciúma, pela quarta rodada do Brasileiro.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Vasco homenageia Dinamite em camisa de Payet

No duelo diante do Criciúma, o Vasco da Gama homenageou o ídolo Roberto Dinamite mais uma vez e personalizou a camisa 10 de Payet.

Vegetti em jogo contra o Criciúma
Vegetti perde 1º pênalti pelo Vasco

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti desperdiçou cobrança de pênalti na goleada sofrida para o Criciúma.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.