Léo Jardim brilha em empate do Vasco com o Flamengo

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim fez grandes defesas que evitaram a derrota Cruzmaltina diante do Flamengo.

Léo Jardim no clássico Vasco x Flamengo
Léo Jardim no clássico Vasco x Flamengo (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Em tempos de supremacia do Flamengo diante do Vasco, o Cruzmaltino conseguiu interromper a sequência de vitórias do maior rival no clássico. O empate sem gols na noite deste sábado, no Maracanã, teve o goleiro vascaíno como principal destaque. Fez quatro defesas importantes para manter a meta de sua equipe sem ser vazada depois de cinco Clássicos dos Milhões seguidos.

Rossi também trabalhou de forma decisiva nos primeiros minutos, mas foi menos exigido do que o seu companheiro de posição. O Vasco conseguiu se defender um pouco melhor na 2ª etapa. Controlou o produtivo lado esquerdo do Flamengo, que perdeu ritmo depois do intervalo. Pedro voltou a entrar bem e quase marcou o gol da vitória rubro-negra.

Escalações

Fabio Carille não pôde contar novamente com Lemos. Lucas Freitas seguiu no time. Jair fez dupla de volantes com Hugo Moura na ausência de Tchê Tchê. Garré foi para o banco e Rayan assumiu a ponta-direita. Filipe Luís chegou bem perto de repetir a equipe que bateu o Grêmio no último domingo. A única ausência foi Alex Sandro. Ayrton Lucas foi o lateral-esquerdo.

O jogo

O esperado amplo domínio rubro-negro antes de a bola rolar, algo justificável pelas últimas partidas das equipes, acabou não acontecendo na 1ª etapa. O Flamengo foi superior ao Vasco antes do intervalo, mas correu alguns riscos nos primeiros 15 minutos. Paulo Henrique e Nuno Moreira chegaram perto de abrir o placar. A trave direita e o goleiro Rossi, em grande defesa, impediram o feito.

O Cruzmaltino teve alguns méritos importantes no início do jogo. Um deles foi tirar a bola da zona em que o Flamengo conseguia pressionar. Coutinho somava o seu talento com passes nessa estratégia. Outra virtude foi a concentração e a rapidez para tentar definir os ataques. Chegou perto de aproveitar duas falhas rubro-negras na reocupação dos espaços no campo de defesa.

O Mais Querido, por sua vez, manteve a proposta de valorizar a posse de bola e tentar atrair o Vasco para descobrir lacunas atrás de cada setor. Conseguiu desequilibrar o sistema defensivo do arquirrival pelo lado esquerdo. Com Michael sempre aberto, fixava Paulo Henrique mais distante de João Victor, o que abria lacunas de infiltração na área entre os defensores.

A própria agressividade do ponta rubro-negro, somada a inteligência de Arrascaeta, que se aproximava por dentro, fez o Flamengo criar bons ataques no setor. Léo Jardim fez duas ótimas defesas em finalizações de Michael e Gérson. De la Cruz e Bruno Henrique chegaram a se mover também na lacuna aberta entre Paulo Henrique e João Victor.

Os volantes do Vasco controlavam pouco o cenário. Um deles poderia minimizar o problema chegando mais perto do lateral. Rayan também não ”dobrava” com Paulo Henrique um pouco mais atrás.

Ayrton Lucas também começou a aparecer depois da metade da 1ª etapa. Participou da origem de um lance em que o Flamengo teve novamente superioridade contra o lado direito de defesa do Vasco, e que terminou em arremate de Gérson por cima, após tabela com Bruno Henrique. Com a maioria das jogadas terminadas pelo lado esquerdo do ataque, o camisa 8 pôde atacar a área e finalizar três vezes.

A clássica jogada de Piton e Vegetti só foi acontecer em contragolpe do Gigante da Colina aos 37′, mas o cruzamento não favoreceu a finalização do centroavante. Na volta para o 2º tempo, Jair e Rayan aumentaram o foco no auxílio a Paulo Henrique. O Flamengo foi mais lento na circulação da bola, perdeu mais vezes a posse nos primeiros minutos e voltou a correr riscos em ataques rápidos.

Ayrton Lucas teve atuação segura e fez bons apoios pontuais, mas saiu com câimbas antes dos 15 minutos. Varela entrou improvisado na esquerda mais uma vez. Everton Cebolinha e Plata também substituíram Michael e o apagado Bruno Henrique. Fabio Carille teve que sacar Nuno Moreira para a entrada de Garré. Rayan foi jogar na ponta-esquerda.

Logo depois foi a vez de Pedro entrar no lugar de Gérson. Plata passou para o lado direito. Com menos poder de penetração na área vascaína na 2ª etapa, o Flamengo levou perigo em cruzamentos. Bruno Henrique e Plata já tinham levado certo perigo em escanteios cobrados por De la Cruz. E Pedro obrigou Léo Jardim a fazer grande defesa após cruzamento de Wesley.

Philippe Coutinho e Rayan chegaram ao limite físico logo depois dos 30 minutos e deram lugar a Alex Teixeira e Zuccarello. A última substituição de Filipe Luís foi a saída de De la Cruz para que Allan fosse a campo. Já Carille renovou a ”fechadura” de seu sistema defensivo ao trocar Hugo Moura e Jair por Mateus Carvalho e Paulinho. O Vasco era só defesa neste momento, mal passava do meio-campo.

O arqueiro cruzmaltino voltaria a justificar o título de melhor em campo ao pegar uma bela cabeçada de Everton Cebolinha nos acréscimos e encaixar um forte chute de Pedro após bela trama do Flamengo. Mesmo criando menos do que costuma na 2ª etapa, o rubro-negro só não venceu porque parou em Léo Jardim.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Gerson elogia atuação de Léo Jardim em Vasco x Flamengo

Meia e capitão do Flamengo, Gerson destacou a partida do goleiro Léo Jardim, do Vasco da Gama, no clássico pelo Brasileiro.

Léo Jardim é eleito craque do jogo Vasco x Flamengo; veja números

Destaque do clássico, Léo Jardim teve a maior nota do Sofascore entre Vasco x Flamengo e é eleito o craque do jogo.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Flamengo

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Flamengo, no Maracanã, pelo Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Fábio Carille estaria na mira do Corinthians

Pressionado no Vasco da Gama antes do empate contra o Flamengo, Fabio Carille estaria na mira do Corinthians.

Léo Jardim avalia atuação do Vasco e valoriza empate com o Flamengo

Herói do jogo, Léo Jardim fez grandes defesas e afirmou que o Vasco da Gama teve oportunidades de vencer o Flamengo.

Perfil oficial do Flamengo destaca atuação de Léo Jardim: ‘Virou o Neuer’

Léo Jardim é o melhor jogador do Vasco da Gama no clássico e boa atuação irrita perfil oficial do Flamengo; veja publicação.

Melhores momentos de Vasco 0 x 0 Flamengo pelo Brasileiro 2025

Confira os principais lances do empate entre Vasco da Gama e Flamengo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Sub-10 do Vasco conquista título da GoCup 2025

Sub-10 do Vasco da Gama goleou o Palmeiras e conquistou o título da GoCup 2025, no Estádio Olímpico, em Goiás.

Galvão Bueno critica atitude de Nuno Moreira

Nuno Moreira dá entrevista na saída para o intervalo no confronto entre Vasco da Gama x Flamengo e Galvão Bueno critica resposta do atleta.