Léo se emociona ao ver carta da Resposta Histórica; Vasco reforça luta contra o preconceito

Zagueiro do Vasco da Gama, Léo falou da sensação ao ler a carta da Resposta Histórica 100 anos após o episódio que mudou o futebol brasileiro.

Léo com a terceira camisa do Vasco
Léo com a terceira camisa do Vasco (Foto: Leandro Amorim/ Vasco)

No dia em que a Resposta Histórica do Vasco completa 100 anos, o zagueiro Léo, uma das lideranças da equipe, falou da emoção que foi ler o documento original. O movimento do Clube foi um marco na luta contra a discriminação no futebol brasileiro.

Ao The Players Tribune, Léo destacou que a Resposta Histórica permitiu que negros e pobres pudessem ter acesso ao futebol. O defensor também citou alguns craques que poderiam nunca ter existido sem o posicionamento do Cruzmaltino.

– Li a carta todinha e voltei em três palavras que estavam escritas ali: digno, lutaram, vitórias. Irmão, tu percebeu que, sem a Resposta Histórica do Vasco, talvez não existiria o Pelé? Ou Leônidas, Garrincha, Romário, Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo, vixe… É infinita a lista de pretos de origem humilde que fizeram a gente ser o que é.

Léo também falou da identificação imediata que teve ao ler a Resposta Histórica. O zagueiro afirmou que se emocionou quando teve a oportunidade de ler o documento e de como a cara parecia, de alguma forma, relacionada a sua história de vida.

– Aí, quando me dei conta de que eu, Léo, também não existiria, ou existiria só nas condições que há 500 anos a galera impõe pra gente, caraca!, foi uma luz. Eu senti uma identificação tão poderosa com o Vasco que me segurei pra não chorar em cima daquele tesouro ali na minha frente. Eu senti a minha vida entrelaçada com a história do Vasco, como se fossem uma só. Eu me senti respeitado.

O jogador do Gigante da Colina também falou como a Resposta Histórica o despertou um sentimento de orgulho que tem de sua raça e dos ícones negros que contribuiram para o desenvolvimento social e esportivo do mundo ao longo da história.

– Hoje eu falo por mim, por meus pais, por meus irmãos, pelos Camisas Negras, pela Resposta Histórica. E não tem nisso nenhuma vontade minha de ser melhor por causa da minha pele, embora o povo preto contribua tanto para tornar o mundo mais bonito. Nelson Mandela, Michael Jordan, Lebron, Kobe, Jesse Owens, Hamilton, Muhammad Ali, Serena, Daiane dos Santos, Tais Araújo, Camila Pitanga… Se deixar eu fico até o fim do ano aqui citando gente preta que fez e faz coisas extraordinárias. Eu sinto um tremendo orgulho da minha cor. Mas nem por isso eu desejo ser melhor que alguém. Eu quero ser igual, entendeu? Eu demorei pra entender tudo isso. E a maneira que as coisas aconteceram, apesar de dolorosas, foram importantes pra que eu ficasse de pé.

Em seguida, Léo citou a coragem do Clube na Cruz de Malta em defender os seus atletas. Na época, o Vasco se recusou a excluir seus jogadores negros e brancos pobres do elenco para a disputa do Campeonato Carioca.

– Parecia que, assim como há 100 anos, tudo conspirava contra o nosso time. E a gente aguentou. Aguentou porque é Vasco, porque um cuidou do outro, porque aqui é a casa da resistência, o altar da Resposta Histórica que nenhum outro clube tem pra se orgulhar. Aqui tem “Camisas Negras que guardo na memória. Glória, lutas, vitórias: esta é a minha história”. A nossa história.

Vasco celebra os 100 anos da Resposta Histórica

Como não poderia ser diferente, o Vasco se manifestou durante todo domingo com postagens sobre a Resposta Histórica. A mais emblemática foi uma mensagem onde o Cruzmaltino reafirma seu compromisso contra o preconceito.

– “7 de abril de 1924. Esta data não só revolucionou a história do Vasco da Gama, como também a história do futebol mundial e da sociedade. Neste dia em questão, o Cruzmaltino reforçou toda a natureza do seu gigantismo e optou por seguir o caminho mais difícil: lutar pelo que sempre acreditou.

100 anos depois, o preconceito ainda continua entre nós. E o Vasco da Gama reafirma a sua identidade, assumindo o compromisso contínuo de lutar contra e combater de frente todas as mazelas sociais. Buscando incessantemente Respeito, Igualdade e Inclusão. Para que, aonde quer que a Cruz de Malta esteja representada, esteja ali o símbolo de quem tem CORAGEM PRA LUTAR.”

Postagem do Vasco nos 100 anos da Resposta Histórica

Pedrinho faz publicação nas redes sociais

Presidente do Vasco associativo, Pedrinho também se manifestou sobre o centenário da Resposta Histórica. Ao abordar o tema em suas redes sociais, o ídolo destacou que o documento “mudou o curso da história” do futebol.

– Dia 7 de abril de 2024 marca os 100 anos do posicionamento do Vasco que mudou o curso da história do futebol. O Vasco se recusou a excluir seus atletas operários, negros e analfabetos e foi o primeiro time de futebol a conquistar um título, em 1923, levantando a bandeira da igualdade, respeito e inclusão.

Publicação de Pedrinho sobre a Resposta Histórica

CBF parabeniza o Vasco

Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues parabenizou o Vasco pela Resposta Histórica por meio das redes sociais da CBF. O dirigente destacou um “ato sem precedente de coragem” do clube carioca no centenário da carta.

Mensagem da CBF sobre a Resposta Histórica

Mais sobre:Léo
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Esse Leo tem é q criar vergonha e jogar bola coisa q não esta fazendo bando de mercenário

Comente

Veja também
Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco descarta manter Ramón e mira contratação de Pezzolano

Com a decisão final sobre a não permanência de Ramón Díaz no comando, o Vasco da Gama busca outro nome no mercado; uruguaio é o favorito.

Mauro Beting é um renomado jornalista brasileiro
Mauro Beting avalia trabalho de Ramón Díaz e cenário incerto do Vasco

O jornalista Mauro Beting fez uma análise sobre o trabalho do técnico Ramón Díaz, além do cenário que se encontra o Vasco da Gama.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Criciúma em SJ
Vasco entra no Z4 do Brasileirão pela 8ª edição consecutiva

Rebaixado em 2008, 2013, 2015 e 2020, o Vasco da Gama não passa um Brasileirão sem entrar na zona de rebaixamento desde 2012.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo opina sobre contratação de Pedro Martins; assista

Após mais de um mês da saída de Alexandre Mattos, o Vasco da Gama fechou com Pedro Martins e Edmundo opinou.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Pedro Martins já está no Rio em busca de novo técnico para o Vasco

O novo diretor executivo já participou de reuniões para planejamento do futebol e será o responsável para buscar o substituto de Ramón Díaz.