Lei que torna São Januário patrimônio histórico é sancionada por Eduardo Paes

O estádio de São Januário agora é reconhecido oficialmente como de interesse histórico, cultural, desportivo e social para o Rio de Janeiro.

Trave do gol de São Januário
Trave do gol de São Januário

Nesta quinta-feira (15), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou a lei que torna São Januário, do Vasco da Gama, patrimônio histórico do Município, reconhecendo assim a importância do estádio.

O projeto de lei foi aprovado em março através de votação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), sendo de autoria dos vereadores Tarcísio Motta (PSOL), Paulo Pinheiro (PSOL) e Renato Cinco (PSOL).

A informação foi divulgada pelo site Esporte News Mundo. Com isso, São Januário foi reconhecido como de interesse histórico, cultural, desportivo e social para o Rio de Janeiro. Em nota publicada no mês passado, o Vasco celebrou a aprovação.

– São Januário é considerado um dos locais mais importantes do esporte brasileiro, cuja a importância transcende a parte esportiva, tendo em vista toda a história do clube na luta contra o racismo e todas as manifestações sociais ocorridas no histórico estádio. Nas décadas de 30 e 40, o então Presidente da República Getúlio Vargas, costumava arrastar multidões para seus comícios no estádio. Além disso, em 1945 a Colina Histórica recebeu o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, vencido naquele ano pela Portela – publicou o Vasco ao divulgar a aprovação do projeto de lei.

Em nada interferirá o reconhecimento como patrimônio histórico na reforma prevista para São Januário. No projeto divulgado ainda no ano passado, tem em destaque a preservação da fachada atual, um marco na história do Clube e do estádio.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Árbitro Caio Max Augusto Vieira
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, que acontece neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Gary Medel treina com elenco nesta quarta-feira
Escalação do Vasco para jogo contra o Criciúma

Confira a escalação do Vasco para a partida deste sábado contra o Criciúma, às 16h, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.

Monique é goleira do Vasco
Monique projeta classificação do Vasco às oitavas do Brasileiro A3

A goleira do Vasco da Gama, Monique, manteve os pés no chão após a vitória na ida, mas confia na classificação às oitavas de final.

Taty Silva se emociona com Léo Jardim
Taty Silva se emociona com Léo Jardim ao receber presente; veja como foi

O goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim, presenteou a arqueira Taty Silva com um par de luvas e disse belas palavras.