Lateral esquerda vira dor de cabeça no Vasco e briga por titularidade está aberta

Lateral esquerda volta a ser problema no Vasco da Gama após oscilação de Edimar e PV, e vira motivo de dor de cabeça para Jorginho.

Edimar durante o jogo contra o Cruzeiro
Edimar durante o jogo contra o Cruzeiro (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

A instabilidade do Vasco no segundo turno da Série B trouxe à tona um problema que atormentou o time nos últimos anos e parecia solucionado na primeira parte do campeonato: as laterais. O lado esquerdo, principalmente, é motivo de dor de cabeça para o técnico Jorginho.

Aos 36 anos, Edimar fez um início de competição muito seguro e, ao lado de outros jogadores da defesa, caiu nas graças do torcedor, que apelidou o Vasco de “time de operários”. O lateral-esquerdo, porém, assim como toda a equipe, caiu de rendimento nas últimas rodadas e perdeu a titularidade. O problema é que o substituto, Paulo Victor, ainda não conseguiu se firmar.

PV, de 21 anos, foi contratado em julho em razão da lesão de Riquelme, que passou por cirurgia no joelho esquerdo e só voltará a campo no ano que vem. Com características mais ofensivas que defensivas, o lateral-esquerdo não passa tanta segurança na posição. Tanto que foi substituído por Edimar nos últimos três jogos em que foi titular.

A dificuldade de marcação tem sido o principal motivo para alguns torcedores do Vasco pegarem no pé de Paulo Victor. Mas o problema é que a torcida também não está de bem com Edimar. As vaias dos vascaínos, inclusive, motivaram Jorginho a escalar PV em seu segundo jogo à frente do clube.

Contra o Náutico, pela 30ª rodada, PV ganhou a primeira chance como titular e levou bola nas costas no lance que resultou no gol do adversário. Apesar da vitória vascaína por 4 a 1, o jogador levou bronca do técnico.

– Chamei atenção dele no gol que tomamos. Sou duro com meus laterais, falei que ele precisa estar atento com a bola nas costas. Mas foi importante, deu o que precisávamos de intensidade e qualidade. Sem esquecer o Edimar, que é um jogador equilibrado – disse Jorginho na ocasião.

Edimar passou por um momento complicado nas últimas semanas e chegou a registrar queixa na delegacia por conta de ameaças enviadas à sua esposa. O treinador decidiu tirá-lo do time, mas no primeiro jogo de PV como titular, o veterano já entrou no segundo tempo. Na ocasião, o meia Nenê intercedeu pelo companheiro em São Januário e foi em direção à torcida pedir que parasse com as vaias e apoiasse o lateral. Até porque o Vasco vencia o Náutico com tranquilidade.

Com seis decisões pela frente e precisando vencer quatro jogos para não correr riscos de permanecer na Série B, Jorginho deu a entender que a disputa por vaga está aberta. Em sua apresentação, o técnico garantiu que as laterais, posição em que é especialista, subiriam de produção.

– Conheço bem essa posição, talvez eu possa falhar em outras, mas nessa eu não posso. Da forma como eu usá-los, tenho certeza que vão subir de produção, vão ter mais confiança – disse o treinador do Vasco, que foi um lateral-direito de sucesso.

Lateral esquerda do Vasco em 2022

  • Edimar: 45 jogos e uma assistência
  • Riquelme: 11 jogos
  • Paulo Victor: seis jogos e uma assistência

Por outro lado, a lateral direita já parece definida. Mais por falta de opção do que por convicção do treinador. Depois da oscilação nas primeiras rodadas com Weverton, que acabou negociado com o Internacional, o Vasco resolveu o problema ao contratar Gabriel Dias, que formava a zaga segura do início da Série B ao lado de Edimar, Quintero e Anderson Conceição. O lateral, porém, sofreu uma tendinite, precisou operar e está fora de batalha até o fim da temporada.

O clube, que não contava com o contratempo, precisou ir ao mercado e trouxe Matheus Ribeiro para o setor. O ex-jogador do Avaí não correspondeu, e a solução foi recuperar Léo Matos, um dos poucos remanescentes da fracassada temporada de 2021 e que passou de terceira opção a titular absoluto na reta final do campeonato.

Lateral direita do Vasco em 2022

  • Weverton: 24 jogos e uma assistência
  • Léo Matos: 20 jogos e um gol
  • Gabriel Dias: 14 jogos
  • Matheus Ribeiro: cinco jogos e uma assistência

Dos seis laterais hoje no Vasco, dois têm contrato somente até o fim da temporada: Léo Matos e Edimar. Matheus Ribeiro (30/04/2023), Paulo Victor (30/06/2023), Gabriel Dias (31/12/2023) e Riquelme (31/12/2025) terão mais tempo em São Januário. O clube já vem fazendo a avaliação do elenco, mas aguarda a confirmação do acesso para definir o grupo da próxima temporada.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
Comente

Veja também
Carille analisa atuações de João Victor e puxa orelha do zagueiro

O técnico Fábio Carille afirmou que o zagueiro João Victor precisa aprender a ser mais simples nas jogadas.

Repórter afirma que foi ameaçado e xingado por Pedrinho no Maracanã

Repórter Pablo Raphael Rua afirmou que registrou uma boletim de ocorrência contra presidente Pedrinho e Marcelo Sant’anna.

Vasco faz jogo competitivo contra o Flamengo e dá tranquilidade a Carille

O Vasco da Gama fez um bom jogo contra o Flamengo e poderia ter feito o primeiro gol do clássico no Maracanã.

Carille dispara ao falar sobre reforços e elogia administração de Pedrinho

Fábio Carille afirmou que aceitou a proposta do Vasco sabendo que não faria loucuras para montar um time excelente.

Romário mostra otimismo ao falar do Vasco e faz convite a Léo Jardim

O ídolo Romário confia no trabalho realizado no Vasco da Gama e diz que o time vascaíno tem crescido bastante.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Carille elogia Léo Jardim, mas pontua criação do Vasco contra o Urubu

Treinador do Vasco da Gama destacou que o goleiro foi o melhor em campo, mas indicou que o time não apenas se defendeu.

Carille se manifesta sobre suposto interesse do Corinthians

Fábio Carille afirmou que está 100% focado no Vasco da Gama e se diz satisfeito com o elenco que tem em mãos.

Elogios! Veja o que Filipe Luís falou sobre o Vasco após empate

Técnico do Flamengo, Filipe Luís rasgou elogios à organização defensiva do Vasco da Gama após empate no Maracanã.

Carille analisa empate do Vasco contra o Flamengo; veja a entrevista coletiva

O técnico Fábio Carille analisou o desempenho de sua equipe e elogiou o ataque do Vasco da Gama diante do Flamengo.