Laterais participam de um terço dos gols do Vasco em 2025
Jogadores que atuam no lado de campo do Vasco da Gama tem mostrado muita força ofensiva ao longo da temporada.

A força ofensiva dos laterais do Vasco tem sido uma das principais marcas do time na temporada. No triunfo eletrizante por 4 a 3 sobre o Vitória, em São Januário, três dos quatro gols contaram com participação direta dos jogadores das alas. No primeiro, Paulo Henrique cruzou com precisão para Nuno Moreira abrir o placar. O lateral voltou a ser decisivo ao iniciar a jogada do segundo gol, com um belo passe para Andrés Gómez servir Rayan. Já nos minutos finais, Lucas Piton cruzou na medida para GB garantir a vitória vascaína.
O impacto dos laterais não se restringe a essa partida. Dos 78 gols marcados pelo Vasco em 2025, 26 contaram com participação de laterais — o equivalente a 33% do total.
- Lucas Piton – 11 participações (1 gol e 10 assistências)
- Paulo Henrique – 9 participações (4 gols e 5 assistências)
- Puma Rodríguez – 5 participações (2 gols e 3 assistências)
- Paulo Ricardo – 1 participação – (1 gol)
O bom desempenho tem rendido frutos individuais. Paulo Henrique, um dos destaques do time sob o comando de Fernando Diniz, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira e vai defender o Brasil nesta Data Fifa.
O lateral-direito foi chamado por Carlo Ancelotti após a lesão de Wesley, da Roma. No Campeonato Brasileiro, ele lidera o ranking de duelos ganhos, com 171, além de acumular números expressivos: um gol, cinco assistências, 32 passes decisivos e 123 bolas recuperadas em 21 jogos.
Além dele, Puma Rodríguez segue sendo presença constante nas convocações do Uruguai. A consistência dos laterais mostra como o Vasco tem conseguido transformar força defensiva em poder ofensivo, com participação direta e decisiva nas jogadas que resultam em gols.
Fonte: Lance!