Justiça marca data do julgamento sobre a liberação de São Januário

A Justiça do Rio de Janeiro decidirá sobre a liberação ou não de São Januário para receber jogos com público.

Faixa de protesto posicionada nos arredores de São Januário
Faixa de protesto posicionada nos arredores de São Januário (Foto: Daniel Ramalho)

O Vasco terá uma decisão importante fora dos gramados na próxima semana. A Justiça do Rio de Janeiro marcou para o dia 30 de agosto, quarta-feira da semana que vem, às 13h30, o julgamento que vai decidir sobre a liberação ou não de São Januário. Atualmente, o estádio está interditado, o que impossibilita o clube de jogar lá com presença de público.

O Vasco já havia entrado com recurso para tentar a liberação do seu estádio, mas o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro recusou. O clube apresentou um agravo interno e, no dia 30 de agosto, terá seu pedido novamente apreciado.

Nos bastidores, a SAF trabalha para conseguir a liberação. “O Vasco já fez uma planilha, um relatório, nós subscrevemos esse relatório, está excelente”, disse Rubens Lopes, presidente da Ferj, no evento de comemoração aos 125 anos do clube, nesta segunda-feira.

Há duas semanas, o Vasco se reuniu com órgãos públicos para apresentar um plano de ação para a segurança do estádio. O encontro aconteceu na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. O clube informou que “definiu uma matriz de responsabilidades e o mapeamento de riscos da região, em conjunto com as forças públicas, Federação, Polícia Militar, CET-Rio, COMLURB, PM-BEPE, GRT Norte, Guarda Municipal, Ministério Público do Rio de Janeiro, SEOP, Polícia Civil e outros”.

A interdição pela Justiça aconteceu depois da derrota para o Goiás, pela 11ª rodada do Brasileirão, quando torcedores atiraram rojões, quebraram estruturas e entraram em confronto com a polícia em São Januário.

A decisão acatou um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro. O estádio está proibido de receber qualquer evento “até que reste comprovada a presença das condições necessárias por meio de laudos técnicos atualizados dos órgãos estatais e do Perito do Juízo”.

O clube também foi punido pelo STJD com quatro jogos sem público. A pena já foi cumprida e, no último domingo, o Vasco mandou o jogo contra o Atlético-MG no Maracanã, que recebeu mais de 50 mil torcedores. Essa punição pode aumentar: a Procuradoria do STJD recorreu da decisão em primeira instância pedindo uma punição maior ao Vasco. O novo julgamento acontece nesta quinta, dia 24.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
2 comentários
  • Responder

    PARECE QUE O RIO DE JANEIRO É UMA MARAVILHA EM SEGURANÇA, POIS O UNICO LUGAR PERIGOSO É NA BARREIRA DO VASCO, LUGAR POR SINAL QUE QUASE NEM SE FALA EM PROBLEMA COM A POLICIA E CRIMINALIDADE. O QUE QUEREM DIZER COM ESTA PUNIÇÃO QUE O RIO É MUITO SEGURO, NÃO HÁ CRIMES, A UNS ANOS ATRAZ MATARAM UM TORCEDOR NO ENGENHÃO COM ESPETO DE CHURRASCO. EM SÃO PAULO UM TORCEDOR DO FLAMENGO MATOU UMA JOVM COM UMA GARRAFA DE CERVEJA,…. E TUDO BEM PARA AS AUTORIDADES ISSO ACONTECE, SÓ QUE EM SÃO JANUÁRIO NÃO PODE ACONTER NADA E NÃO MORREU NINGUÉM. MAIS É VASCO SEMPRE CONTRA TODOS, MAIS SEMPRE SEREMOS VENCEDOR.

  • Responder

    A perseguição é implacável!
    Porque tanto ódio do Vasco?
    acho que esses juristas está ocupado um cargo que eles não são capacitados pra ocupar.
    O Vasco não cometeu crime nenhum cambada de preconceituoso

Comente

Veja também
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.

Sair da versão mobile