Justiça determina presença de policiais no jogo entre Náutico e Vasco

A justiça determinou a presença de policiais nos jogos disputados em Pernambuco, inclusive na partida entre Náutico e Vasco da Gama.

Germán Cano durante o jogo contra o Náutico
Germán Cano durante o jogo contra o Náutico (Foto: Alexandre Durão)

A Justiça de Pernambuco determinou a presença da polícia em campo nos jogos disputados em Pernambuco. A decisão liminar atende ao pedido da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e do Náutico, formulado em Mandado de Segurança impetrado na sexta-feira, e deve ser efetivada de forma imediata, inclusive na partida entre Náutico x Vasco marcada para este domingo, nos Aflitos.

A FPF impetrou com a ação para assegurar a realização da partida deste domingo. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou ofício à Federação ameaçando retirar todos os jogos do estado caso não houvesse presença da Polícia Militar nos estádios.

O “aviso” foi dado após a invasão de torcedores do Santa Cruz ao gramado da Arena de Pernambuco na última terça-feira, quando o Tricolor foi eliminado pelo Floresta na segunda fase preliminar da Copa do Nordeste.

Diante disso, a FPF requisitou à Secretaria de Defesa Social (SDS) a presença da Polícia Militar no campo a partir de Náutico x Vasco. Em resposta direcionada à CBF, a SDS destacou que a segurança nos estádios é um “sistema conjunto” que envolve a entidade desportiva e o poder público; e que a primeira ação em caso de invasão de campo fica a cargo de seguranças privados (contratados pelo clube mandante).

– Como a Federação não conseguiu administrativamente que a SDS autorizasse o Choque (Batalhão de Choque) a ter um contingente mínimo dentro de campo, não houve alternativa que não buscar a tutela judicial, que foi o Mandado de Segurança. E aí o desembargador para o qual foi distribuído (o processo) reconheceu a legalidade do pedido e determinou que haja um contingente mínimo do Choque dentro da área do campo – afirmou o presidente da FPF, Evandro Carvalho, ressaltando a importância da medida.

“O restante do policiamento a polícia pode fazer como quiser, fora do campo, não há nenhum problema, desde que haja o mínimo de policiamento do Choque dentro da área do campo para evitar invasão de campo e agressão aos juízes.”

Segundo Carvalho, o Governo do Estado foi intimado da decisão na manhã deste sábado.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Náutico
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco comenta acerto com o Vasco e faz grande promessa

Álvaro Pacheco demonstrou conhecimento sobre o Vasco da Gama e se diz feliz com a oportunidade de comandar o Clube.

Fábio Sormani
Sormani manda recado a Leila Pereira após rumores sobre Crefisa e Vasco

O jornalista afirmou que Leila Pereira terá que renunciar à presidência do Palmeiras, caso a Crefisa compre a SAF do Vasco.

Philippe Coutinho em campo pelo Aston Villa-ING
Philippe Coutinho fica próximo de retorno ao Vasco

O Aston Villa já aceitou ceder o meia Philippe Coutinho ao Vasco da Gama por empréstimo até o fim de 2024.

Philippe Coutinho em visita a São Januário em 2017
No controle da SAF, Pedrinho terá mais força para convencer Coutinho a voltar ao Vasco

O Vasco da Gama esperar fechar um acordo com o meia Philippe Coutinho para a segunda janela de transferências.

Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.