Juninho tenta superar desconfiança e se firmar no time titular do Vasco

Meia do Vasco da Gama, Juninho já demonstrou potencial e vê na temporada 2022 sua grande chance de brilhar com a camisa Cruzmaltina.

Juninho em jogo-treino pelo Vasco contra o Saferj
Juninho em jogo-treino pelo Vasco contra o Saferj (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br)

Juninho abre 2022 com moral no Vasco. O garoto de 21 anos, que participou de 26 jogos pelo profissional no ano passado, tem nesta temporada uma nova chance para mostrar o potencial. De cara ganhou a titularidade com Zé Ricardo e, na estreia do Campeonato Carioca, marcou um dos gols da vitória por 4 a 2 sobre o Volta Redonda, na última quarta-feira.

O primeiro gol como jogador profissional é um estímulo para o jovem mudar o foco esse ano. Apesar das chances no ano passado, o clube entende que o momento do time não foi propício para desenvolver o talento de Juninho, que também teve problemas extracampo. O volante é um dos poucos que permaneceu no elenco após os fracassos de 2021.

– Foi meu primeiro gol no profissional. Só eu e Deus sabemos quanto estou trabalhando. Tenho como meta fazer de 2022 o meu ano. Quero agradecer ao treinador pela confiança. É continuar essa pegada e ir para cima. Estou no profissional há mais de dois anos e fiz meu primeiro gol. Então, acho que a família também está feliz – disse o jogador do Vasco após o jogo.

Enquanto alguns garotos foram dispensados e outros não quiseram ficar, Juninho abraçou a meta do clube para essa temporada. Canta aos quatro cantos do CT Moacyr Barbosa que 2022 será o seu ano. Mais que a evolução física e tática em campo, o jovem precisa fortalecer a mente para realizar esse desejo. Já conquistou a confiança e amizade do treinador, mas ainda tem que convencer o clube.

Em agosto do ano passado, o garoto foi devolvido ao time sub-20 por problemas de disciplina. Antes de entrar no radar de Zé Ricardo para esta temporada, Juninho teve uma conversa séria com o treinador. Prometeu cabeça no lugar e foco no Vasco.

Com a ajuda de Zé, o garoto tem brecha para evoluir. O principal problema hoje é o posicionamento sem bola, a ocupação dos espaços em campo e a maturidade para dosar força e fôlego. Com características de “jogadores antigos” que agradam ao técnico, Juninho tem boa capacidade física e explosão para pisar na área. Não à toa protagonizou bons lances ofensivos no Raulino de Oliveira.

Na última quarta, o cria do Vasco começou e terminou uma partida como profissional pela primeira vez. O bom desempenho o credencia para permanecer na primeira prateleira de Zé Ricardo, mas com a preocupação de não queimar etapas como aconteceu em 2021.

– A gente sabe que a transição base-profissional tem muitas armadilhas e também muita responsabilidade. No futebol brasileiro, é muito comum atleta ser colocado no fogo, e ter que responder de imediato. O que a gente quer é proteger nossos atletas, sem ser paternalistas – disse Zé.

A boa estreia na temporada abre os olhos do mercado para Juninho. O meio-campista recebeu sondagens do exterior nas últimas semanas. O Al Wasl buscou informações, mas o valor pretendido pelo clube dos Emirados Árabes ficou abaixo do esperado. A reportagem apurou que o Vasco só iniciaria negociação do jovem com valores a partir de 1 milhão de dólares.

Mais que esportivamente, ver Juninho em campo interessa ao Vasco pelo viés financeiro. O garoto é hoje um dos principais ativos do clube, que prevê lucrar esse ano, de acordo com o orçamento para 2022 aprovado pelo Conselho Deliberativo, R$ 36 milhões com vendas de jogadores.

Fonte: Globo Esporte

3 comentários
  • Responder

    Até o momento, vc nunca mostrou ser um jogador dedicado no aperfeiçoamento de sua técnica e na manutenção de um peso e condicionamento físico adequados para um jogador de futebol profissional. Só depende de vc. Porém, não durante os jogos e sim no seu comportamento dentro e fora de campo.

  • Responder

    Gostaria de dizer para alguns Vascaínos que comentam em outro blog, que é pra eles vir aqui e dizer que o Juninho não joga nada, é chupa sangue e tem que vender barato. Vou falar para vocês que nunca jogaram bola, ou não entendem nada de futebol ou nível técnico dos jogadores, vão aprender o que é nível técnico de um jogador.

  • Responder

    O Juninho é bom mas tem hora que ele segura a bola perto da área e perde ele tem que saber a hora dele dribla e a hora de jogar 1.2 mas é bom jogador

Comente

Veja também
Hoje tem! Vasco enfrenta o Lanús em São Januário pela Sul-Americana

O Vasco da Gama enfrenta o Lanús às 21h30min desta terça-feira, pela 3ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana.

Escalação do Vasco contra o Lanús

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Lanús, nesta terça-feira, e São Januário, pela Sul-Americana.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Lanús

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Lanús, em São Januário, pela 3ª rodada da Sul-Americana.

Definida a arbitragem para Vasco x Lanús pela Sul-Americana

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Lanús nesta terça-feira, em São Januário, pela Sul-Americana 2025.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Jornalista afirma que Fábio Carille é melhor que Filipe Luís

O jornalista Elia Júnior colocou Carille na frente de Filipe Luís, e pontuou que o técnico do Flamengo está no início da carreira.

Tchê Tchê, Payet e Lemos seguem fora; Adson pode voltar contra o Lanús

O atacante Adson treinou normalmente nesta segunda-feira e deve estar na lista de relacionados do Vasco contra o Lanús.

Vasco pode ter mudanças para enfrentar o Lanús

Com possível retorno de Tchê Tchê, Fábio Carille deve promover alterações na equipe titular do Vasco da Gama para enfrentar o Lanús.

Veja os jogadores que mais atuaram sob o comando de Carille no Vasco

Alguns jogadores do Vasco da Gama tem prestígio com Fábio Carille e lideram lista com maior números de partidas em 2025.

Vitória contra o Lanús pode aliviar pressão interna sobre Carille

Além de garantir a liderança do Grupo G, vitória sobre o Lanús pode aliviar pressão interna no Vasco da Gama sobre Fabio Carille.