Julgamento no TJ-RJ dará capítulo importante à eleição do Vasco nesta quinta-feira

O julgamento no TJ-RJ nesta quinta-feira dará um novo parecer sobre a eleição do Vasco da Gama do dia 07 de novembro.

Jorge Salgado e Leven Siano
Jorge Salgado e Leven Siano (Foto: ge)

A eleição do Vasco terá um capítulo importante nesta quinta-feira. Em julgamento no TJ-RJ, a partir das 13h30, a Justiça dará um novo parecer sobre o processo eleitoral do clube. Jorge Salgado (Mais Vasco) e Leven Siano (Somamos) disputam a presidência para o triênio 2021-2023.

A sessão da Primeira Câmara Cível do TJ/RJ vai julgar se a eleição presencial do Vasco, que ocorreu em 7 de novembro, teve validade. Na ocasião, o pleito foi interrompido por decisão judicial e posteriormente retomado sem três das cinco chapas. O candidato Leven Siano foi o mais votado na contagem. Na votação online, no dia 14, que contou com duas chapas, Jorge Salgado foi o mais votado.

Nesta quinta, o desembargador Camilo Ribeiro Rulière, relator do caso, apresentará seu voto, que será apreciado por um colegiado formado por outros dois desembargadores: Custodio de Barros Tostes e Fabio Dutra. Qualquer decisão dificilmente será modificada ainda em 2020 – isto porque o recesso do judiciário começa no dia 20 de dezembro. A posse do novo presidente está prevista para 20 de janeiro.

O julgamento será de forma virtual, e só os advogados das chapas de Jorge Salgado e Leven Siano poderão acompanhá-lo. Não há direito a contestação, embora as partes – além de Salgado e Leven, o presidente da Assembleia Geral, Faués Jassus, o Mussa, o presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, e o presidente Alexandre Campello – tenham direito a acompanhar o julgamento. Os desembargadores registrarão seus votos de maneira digital, durante todo o dia.

Seja qual for a decisão, ainda caberá recurso em outras instâncias. Mesmo que a “bola” no judiciário só volte a rolar em 2021. Em uma rede social, Leven Siano convidou Jorge Salgado a aceitar a decisão que será tomada pelo TJ-RJ nesta quinta-feira, 17 de dezembro. O candidato da Mais Vasco, no entanto, não concordou, pediu para o adversário retirar todas as ações judiciais e sugeriu a realização de uma nova eleição. Leven não topou.

O pleito realizado no sábado, 7 de novembro, de forma presencial, foi viabilizado na véspera por decisão do próprio desembargador Camilo Rulière. A eleição foi suspensa antes do fim por liminar do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A votação, no entanto, continuou, sem as chapas de Jorge Salgado, Julio Brant e Alexandre Campello. Na contagem feita na madrugada do dia 8, Leven Siano foi o mais votado.

Com a votação do dia 7 invalidada, uma nova eleição, dessa vez virtual, ocorreu uma semana depois, em 14 de novembro, sem a participação de Leven e outros dois candidatos (Alexandre Campello e Sérgio Frias). Jorge Salgado (Mais Vasco) foi o mais votado. Minutos depois da apuração dos votos, no entanto, o STJ determinou que o caso retornasse ao TJ-RJ.

Desde então, não se sabe quem sucederá Alexandre Campello. Leven e Salgado entendem terem sido eleitos. Campello chegou a fazer reunião de transição com cada um e suas equipes, numa situação inusitada e sem precedentes na política vascaína.

Futuro de Benítez em jogo

Apesar da chance de a eleição seguir judicializada após a decisão desta quinta, os candidatos têm uma decisão imediata importante a tomar. Alexandre Campello passou a decisão para frente e afirma que o próximo presidente do Vasco decidirá sobre a compra de Benítez. O Independiente, no entanto, diz que aguardará somente até esta quinta-feira.

Procurados pelo ge, Salgado e Leven, por meio de suas assessorias, passaram suas posições sobre a situação do argentino.

  • A assessoria de Salgado ressaltou que o candidato ainda não teve acesso às contas do futebol do Vasco e, portanto, não tem como tomar uma decisão a respeito. Além disso, o futebol está sob responsabilidade de Campello até a posse do próximo presidente. Em entrevista ao ge, antes das eleições, Salgado elogiou Benítez.
  • A assessoria de Leven citou o encontro do candidato com Adrián Castellanos, procurador de Benítez, há algumas semanas, e disse que ele fará o possível para manter o jogador em São Januário. No entanto, ressaltou que, no momento, as decisões no futebol do Vasco cabem exclusivamente a Alexandre Campello, até que ele decida diferente.

Últimas manifestações dos candidatos nas redes

As equipes de advogados dos dois candidatos tiveram agenda para despachar com o relator Camilo Rulière. Apresentaram seus argumentos e desqualificaram a do adversário político. Saíram confiantes, cada um, de obter decisões favoráveis.

Em sua última manifestação nas redes sociais de cunho político antes do julgamento desta quinta-feira, Luiz Roberto Leven Siano fez uma postagem no Instagram em tom bem-humorado com referências ao número 7, já que venceu o pleito do dia 7 de novembro.

No mesmo dia, também num clima mais leve, Jorge Salgado respondeu:

Nesta quarta-feira, Salgado voltou ao Twitter e afirmou que, além do julgamento de quinta-feira, há outra ação, esta contrário ao pleito vencido por Leven Siano. O processo foi movido pelo conselheiro Carlos Fonseca no início do mês passado, antes mesmo da realização das duas eleições. Num primeiro momento, a ação questionava a legalidade da marcação da eleição presencial para o dia 7, que fora convocada por Alexandre Campello em 29 de outubro.

Após os dois pleitos terem sido realizados, Carlos Fonseca fez um aditamento à ação, em 24 de novembro. Neste, pediu a suspensão dos efeitos legais da eleição realizada no dia 7 e dos eventos posteriores ao que encaram como um descumprimento da tutela.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Eleição
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Se a maioria dos desembargadores torceram por outro time no Rio que não o Vasco garanto que Salgado ganha. Interesse de torcedores do Flu, Fla e Bota querem que o Vasco continue como está, se afundando cada vez mais. Tinha de ser julgado por dedembargadoresz de outros estados. Nãoadianta porque mesmo.na justiça o clubismo permanece.

  • Vamos torcer para essa palhaçada terminar hoje. RESPEITEM A TORCIDA E QUEM PERDER ACEITE O RESULTADO, QUEM RECORRER NÃO É VASCAÍNO E SIM UM GRANDE FDP E QUER FU….O NOSSO VASCO. TORCIDA VASCAÍNA NÃO VAMOS ACEITAR RECURSO DE NINGUÉM, NÃO PODEMOS PERMITIR QUE O VASCO CONTINUE SENDO TRATADO ASSIM, ESTÃO QUERENDO TRANSFORMAR O VASCO NUM GRANDE CIRCO. CHEGA DE PALHAÇADA O VASCO SERÁ SEMPRE MAIOR DO QUE VOCÊS, RESPEITEM A HISTÓRIA DO CLUBE CAMBADA DE IRRESPONSÁVEIS, HOJE, AMANHÃ E SEMPRE VASCÃO DA GAMA. Marden JP

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em clássico contra o Fluminense
Vasco teria negociação avançada com casa de apostas para patrocínio master

Contrato anual entre o Vasco da Gama e a bet seria de R$ 45 milhões; empresa, por ora, é mantida em sigilo.

Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Pedrinho revela que Vasco não tem CNDs e explica cenários do basquete de base e futsal

Presidente detalhou a questão das Certidões Negativas de Débitos do Vasco da Gama e comentou a situação de esportes que cabem ao Associativo.

Nota oficial da Força Jovem
Força Jovem cita Pedrinho ao explicar ausência de protestos presenciais

A torcida organizada do Vasco da Gama, Força Jovem, explicou a posição de protestar apenas nas redes sociais ultimamente.

Roger Flores
Roger Flores afirma que Vasco se tornou uma ‘ditadura’ com a 777

Comentarista do Grupo Globo opinou que Pedrinho deveria estar mais presente no dia a dia do futebol do Vasco da Gama.

Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Saiba de quanto Pedrinho abriu mão de receber do Vasco

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, abriu mão de receber uma boa quantia do Clube quando assumiu o comando.