Juiz amplia bloqueios de valores do Vasco e reage à ameaça de falência: ‘Não interessa’

O juiz Fernando Reis de Abreu decidiu pelo bloqueio de novas fontes de receitas do Vasco da Gama por causa das dívidas trabalhistas.

Jorge Salgado, presidente do Vasco
Jorge Salgado, presidente do Vasco (Foto: Divulgação/ Vasco)

Nesta quinta-feira (19), a melancólica semana de aniversário de 123 anos do Vasco da Gama ganhou mais um capítulo. Agora, houve um aumento no bloqueio contra o Clube no Regime Especial de Execução Forçada (REEF) de quase R$ 100 milhões, decisão do juiz Fernando Reis de Abreu, que é gestor de centralização do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região (TRT-1).

Com isso, ele atendeu parcialmente aos novos pedidos da Comissão de Credores, e ainda teve uma resposta à nota oficial imitada pelo Gigante, sem citá-la, mas que fica evidente pelo contexto. O magistrado alegou que “tem consciência de que não pode esquecer os trabalhadores ativos” e afirmou que “não interessa ao judiciário a extinção da empresa, estando dentro do poder-dever de bloquear percentual razoável das receitas”.

A quantia de R$ 93,5 milhões cobrada ao Cruzmaltino de dívidas trabalhistas ainda pode aumentar, de acordo com a checagem da controladoria do TRT-1. Enquanto isso, com a nova decisão, Fernando Reis de Abreu bloqueou mais algumas fontes de receitas do Clube, caso, por exemplo, 30% do que tem a receber da venda de Marrony.

Fontes de receitas

  • 30% das receitas junto a Kappa, fornecedora de material esportivo do Vasco,
  • 30% das receitas junto a Konami, responsável pelos jogos eletrônicos com uso das marcas do Vasco;
  • 30% dos créditos junto a Mercado Bitcoin, devido ao produto denominado Vasco Token;
  • 30% sobre a parte do Vasco pela venda de Marrony pelo Atlético-MG ao Midtjylland, da Dinamarca;
  • 30% dos créditos repassados pela Caixa Econômica Federal devido a loterias ao Vasco, como a Timemania e a Lotogol;
  • 30% dos créditos do Vasco oriundos da Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD);
  • 30% dos créditos junto a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

A Comissão de Credores teve ainda pedidos indeferidos, ou seja, negados, contra o Gigante. Foram os casos da solicitação de 70% dos créditos estrangeiros que o Clube tem a receber através do Banco Central do Brasil, em possíveis mecanismos de solidariedade da FIFA, assim como o bloqueio junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nas transferências e registros de novos jogadores até que o juiz autorizasse, pensando em reter percentual da negociação.

Em relação ao último pedido negado, Fernando Reis de Abreu determinou apenas que o Cruzmaltino “comunique qualquer cessão, temporária ou definitiva, bem como seus termos e condições financeiras de cada cessão, sob pena de crime de desobediência”. As outras penhoras podem ser conferidos em outra matéria do site Vasco Notícias sobre o caso, que está agitando negativamente a semana do Clube.

As informações acima foram divulgadas pelo site Esporte News Mundo. O Vasco entrou com dois recursos sobre o bloqueio, solicitando liminares e também feito suspensivo. Em relação ao REEF, trata-se do passo seguinte do trâmite quando o Ato Trabalhista é cancelado, o que ocorreu com o Gigante em maio, com a decisão de penhora imediata da garantia dada pelo Clube no Plano Especial de Pagamento Trabalhista (Pept).

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
23 comentários
  • Responder

    É MUITO TRISTA ESTA JUSTIÇA TRABALISTA.

  • Responder

    simples vai tem que vender todos os imóveis, estádio e tals.. Vasco vai tem que recomeçar tudo de novo… chegou ao fundo do poço! FAMILIA MIRANDA e mais uns ai acabaram com tudo e esse merda do Salgado outro lixo….

  • Responder

    Dessa vez é o fim. Vasco já era. Encerra as atividades, menos humilhante. Agora é a hora do salgado colocar o dinheiro que ele prometeu em campanha.

  • Responder

    Primeiro derruba aquela estátua do Romário , depois vende o clube para pessoas que realmente querem mudar o Vasco , pois hj o time não é nada gigante é um anão de jardim , vende para um sheik e tira essa cambada de sangue suga e coloca pessoas seria o mais rápido possivel

    • oxi mais um que pensa que nem eu

  • Responder

    INFELIZMENTE FICA CLARO O AUTORITARISMO DO MERETISSIMO… DEVE SER ALUNO JUIZ LADRÃO MORO…

    • O fim está próximo! #Vascoprasempre

  • Responder

    A ÚNICA SALVAÇÃO SERIA FAZER UM LEILÃO DA BASE… GALARZA 30 MILHÕES, MT 15 MILÕES, BRUNO GOMES 20 MILHÕES, JUNINHO 15 MILHÕES, ERIC 15 MILHÕES LUCÃO 3 MILHÕES… SERIA A SALVAÇÃO INFELIZMENTE…

  • Responder

    Impressionante a boa vontade que esses magistrados tem em prejudicar o Vasco, o Corinthians, Flamengo, Cruzeiro devem muito mais e VC não vê essa justiça ser tão criteriosa, depois que o Vasco jogou com a camisa com o patrocínio do SBT a perseguição da Globolixo é enorme, até hoje não conseguiram engolir

    • a questão é que se o Clube fosse correto não passaria por isso… não importa os outros clubes…

    • é simples basta o nosso clube cumprir o que foi acordado e não essa diretoria se fazer tola, pois eles sabem sim o que estão fazendo. estão acabando com o Vasco e eu queria saber qual o intuito disso

  • Responder

    Bem provável que esse juiz é torcedor do mulambo.

  • Responder

    Bem provável q esse juiz e torcedor do mulambo.

  • Responder

    Juiz mal intencionado em prejudicar o Vasco também todo mundo devee só o Vasco que eles fazem isso.

  • Responder

    Um clube sem uma administração, no mínimo razoável desde o final do Calçada. Espera o quê? Só podia dar nisto, não? Ou fecha, ou torna time de várzea!

  • Responder

    Porque não broqueia sobre os bens dessa diretoria fake sacada.

  • Responder

    Apesar dos desmandos dos dirigentes q são, aliás, comuns a qualquer time do Brasil, soa evidente a ma-vontade desse juiz só porque se trata do Vasco da Gama. Por que essa vontade de destruir? Um juizinho qualquer n pode so pq odeia o time exercer sua antipatia contra uma associação histórica q promoveu a integração racial , apreciada por tanta gente honesta e trabalhadora.

  • Responder

    fecha logo essa merda e para de dar sofrimento ao torcedor.

  • Responder

    Vasco tinha que ser comprado por uma red bull ou algo parecido. Se isso não ocorrer em tempo, não vai demorar muito para o clube deixar de existir e ficar somente na história.

    • Eu acho que e o fim do vasco,esse montão de dirigentes que destruiu o orgulho ,o amor ,o prazer de torcer pelo clube e fazer dos filhos e netos apaixonados vascainos,enquanto forem vivo e seu familiares vai juntos com sua famílias arder no inferno do seu próprio pensamentos que eu acabei com o vasco ,dessa forma seus vermes

  • Responder

    Escreve aí não vai subir, vai fechar as portas e já a mais de 20 anos ridiularizado e continuará sendo fim……

  • Responder

    Enquanto essas velharia estiver no Vasco não vai melhorar nunca eles rouba muito o dinheiro que entra no clube. Vergonha vergonha.

  • Responder

    Das duas uma….ou vende o clube para algum magnata interessado em salvar o gigante da colina, ou então fecha as portas de vez.

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.