JP brilha no Carioca Sub-20 e pode virar opção para Rafael Paiva no Vasco

Após boa atuação na final do Carioca Sub-20, JP pode ganhar nova oportunidade com Rafael Paiva no Vasco da Gama.

JP em Vasco x Flamengo pelo Sub-20
JP em Vasco x Flamengo pelo Sub-20 (Foto: Dikran Sahagian/Vasco)

No último sábado (12), o Vasco se tornou bicampeão do Carioca Sub-20 ao vencer o Flamengo por 1 a 0, em São Januário. O gol da vitória foi marcado por Léo Jacó, na Colina, mas o Cruz-Maltino já havia vencido a primeira partida por 2 a 1, na Gávea. Um dos destaques da partida foi o jovem JP, um dos destaques do profissional.

O meia de 19 anos vive uma temporada de transição para o time principal. Sua primeira oportunidade foi com Ramón Díaz, quando entrou na vitória de 2 a 1 sobre o Grêmio, na primeira rodada do Brasileirão. O desempenho agradou, e o jogador se firmou como opção no profissional nas partidas seguintes.

Sua primeira oportunidade como titular foi com o técnico Álvaro Pacheco, mas foi com Rafael Paiva que JP teve sua melhor sequência com o Vasco. Com uma assistência para o gol de David na goleada sobre o São Paulo em São Januário, o meia engatou cinco partidas consecutivas entrando em campo: um empate e quatro vitórias.

Sua última aparição entre os profissionais foi no empate contra o Criciúma no dia 18 de agosto. Desde então, o jogador não foi mais relacionado pelo técnico Rafael Paiva. Perguntado sobre a ausência do meia, o treinador justificou como uma questão de experiência.

– A gente sempre tenta ser o mais coerente possível. A escolha sempre é questionada. Galdames treina em altíssima intensidade. As escolhas também são uma resposta para o grupo. Cobramos muito treinar cada vez mais. Precisamos estar no alto nível o tempo todo. Galdames treina em alta intensidade. Damos um recado quando trouxemos um jogador desse para a relação. O Rayan participou da jogada do gol e é um jogador contestado. A torcida do Vasco tem a razão dela, mas nós temos que ter a consciência do que fazemos. JP é um jogador talentoso, mas menos experiente. É muito difícil relacionar 23 jogadores.

Na final do Carioca Sub-20, o meia foi um dos destaques da equipe de Ramon Lima. O Vasco foi superior na partida, impondo intensidade e procurando jogando. No primeiro tempo, o Flamengo praticamente não conseguiu chutar ao gol. O jogador criou diversas oportunidades para o Cruz-Maltino quebrando as linhas de marcação.

Um dos motivos para a ausência do jogador entre os relacionados pode ser explicado pela crescente de desempenho de concorrentes diretos pela posição. Hugo Moura vive uma grande fase na equipe de Rafael Paiva e Sforza tem sido a opção imediata.

Outra questão é o estilo de jogo. JP é um jogador de muita técnica e pouca velocidade. Precisa de um esquema de posse e passes curtos e rápidos, mas o Cruz-Maltino joga em função de um centroavante, construindo pelos lados e apostando em contra-ataques.

JP é um jogador com ótima visão de jogo, boa capacidade para passes que quebram linhas de marcação. Tem um entendimento acima da média a respeito dos espaço que tem que ocupar dentro de campo, muito por causa da frequência dos seus scannings. Além de ter uma boa finalização de curta e média distância.

O jovem de 19 anos foi descoberto por Luiz Bastos aos 13 anos. Ao Lance!, o scout revelou o que mais o chamou a atenção no jogo do garoto. Apesar de atuar como meio-campista, JP tem característica ofensiva e costuma pisar mais na área e criar espaços.

– Desde que vi o JP dentro de campo acreditei nele. O fato dele ser ambidestro sempre chamou minha atenção. Com essa característica, ele sempre teve capacidade acima da média de realizar passes e finalizações. Não à toa, desde novo ele demonstrava muita capacidade para bater faltas ao gol com qualidade. Além disso, ele tem muita inteligência em campo, consegue enxergar um movimento à frente, antes mesmo da bola chegar ao seu pé, porque ele scaneia muito.- disse o scout.

O Vasco volta a campo na próxima quarta-feira (16), às 21h45 (de Brasília), contra o São Paulo, no Brinco de Ouro. Rafael Paiva ainda não tem os relacionados para a partida, mas o meia pode ser uma opção na posição caso o treinador decida por poupar alguns titulares para a decisão da semifinal da Copa do Brasil no sábado (19).

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Confira quais canais transmitem o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Corinthians e Vasco da Gama, na Neo Quimica Arena, pelo Campeonato Brasileiro.

Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Corinthians às 18:30 na Neo Química Arena

Corinthians e Vasco da Gama se enfrentam neste sábado, na Neo Química Arena, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Definida a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco da Gama neste sábado, em São Januário, pela 2ª rodada do Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Escalação do Vasco contra o Corinthians

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada Campeonato Brasileiro.

Corinthians terá desfalques importantes contra o Vasco

O Corinthians enfrenta o Vasco da Gama neste sábado, na Neo Química Arena, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Vídeo narrando Vasco x Corinthians

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Video narrando o jogo entre Vasco e Corinthians neste sábado, pelo Brasileiro.

Vasco acerta contrato de formação com 5 atletas da base

O Vasco da Gama acertou o contrato de formação com Rafael Cesar, João Victor Villar, Isaque Silva, Caio Breno e Antony.

Vasco não disputará clássicos em São Januário neste Brasileiro

O Vasco da Gama não jogará clássicos contra os rivais do Rio em São Januário no Campeonato Brasileiro em 2025.

Duelo entre Vasco e Corinthians terá significado especial para João Victor e Piton

Hoje no Vasco, João Victor e Piton voltam a Itaquera com Fábio Carille, responsável por subir dupla no Corinthians.