Jornalistas argentinos analisam características do meia Carabajal, reforço do Vasco

Jogador que chega ao Vasco da Gama depois de passagem discreta pelo Santos, Carabajal já atuou como meia-atacante e volante.

Argentino Gabriel Carabajal
Argentino Gabriel Carabajal (Foto: Ivan Storti/Santos)

No apagar das luzes, Gabriel Carabajal chega ao Vasco como último reforço da primeira janela de contratações da era SAF. Ele assinou contrato por empréstimo até o fim da temporada e deve ser anunciado em breve pelo clube.

O Vasco será o segundo clube do argentino de 31 anos no Brasil. Ele vem do Santos, onde chegou em agosto de 2022 e não conseguiu corresponder às expectativas. No Rio, a aposta é que o meia retome a boa fase que viveu no Argentinos Juniors nas últimas duas temporadas.

A pergunta do torcedor vascaíno nesse primeiro momento é sobre como Carabajal vai se encaixar no meio-campo do Vasco. Ele joga como volante ou como um meia armador?

No Santos, o jogador era visto como um meia ofensivo, onde ele jogou mais aberto pelo lado esquerdo – uma das funções que o argentino gosta de exercer.

-Meio-campista de formação, Carabajal chegou ao Santos afirmando que tinha a preferência de atuar aberto pelo lado esquerdo. Nas vezes em que jogou, o argentino quase sempre atuou por aquela faixa de campo, mas não conseguiu protagonismo ofensivo por dividir o setor com o atacante Soteldo – comentou Yago Rudá, setorista do Santos no ge.

Carabajal no Santos:

  • 2022: 8 jogos (7 como titular) e 1 gol
  • 2023: 4 jogos (2 como titular)

Na Argentina, Carabajal atuava numa espécie de terceiro homem de campo, um camisa 8, papel que hoje é desempenhado por Jair e Andrey no time de Maurício Barbieri. Carabajal chega ao Vasco, então, para disputar uma vaga no meio, como um volante com chegada à frente.

-Ele é um jogador muito técnico e que pega bem na bola. Procura sempre o contato com a bola, para ser o elo entre os meias e os atacantes. É um meio-campista com muitos gols, principalmente de longa distância ou bola parada. A posição que melhor lhe encaixa é a de um meia de ligação. Foi muito importante para o Argentinos Juniors, esteve perto de retornar nesta janela, mas o Santos não quis – destacou o jornalista argentino Nehuen Arrigo, do portal “Pasión Paternal”.

Aos 31 anos, o argentino é um jogador mais pronto e experiente, perto daquilo que a torcida exigia da diretoria do Vasco. Mas, pelo baixo rendimento no Santos, é considerado ainda uma aposta do departamento de futebol, que segue de olho em um camisa 10 de mais nome no mercado.

-Foi uma grande perda para o Argentinos na época. Eles não queriam vendê-lo, mas foi uma decisão dele sair. Ele tem boa finalização, fez muitos gols de longa distância. É um jogador que carrega muito bem a bola, com ótima leitura para passes infiltrados e que costuma se posicionar do meio para a esquerda – avaliou Franco Figallo, jornalista que acompanha o Argentinos Juniors.

-Gabriel Milito (treinador do Argentinos) também o usou em alguns jogos mais atrás, como um segundo camisa 5 (junto com outro meio-campista). Mas ele se destacou muito mais como um meia-ponta, e no final de sua passagem fez muitos gols assim – completou o argentino.

Carabajal no Argentinos Juniors:

  • 2021: 40 jogos (25 como titular), 4 gols e 6 assistências
  • 2022: 29 jogos (26 como titular), 3 gols e 2 assistências

O Santos pagou cerca de R$ 8 milhões ao Argentinos Juniors para contar com Gabriel Carabajal e receberá do Vasco R$ 500 mil por um empréstimo, com opção de compra, até o fim desta temporada. Na época de sua contratação, os santistas se mostraram muito empolgados com a chegada do meia, que acabou não se encaixando no estilo de jogo do Peixe.

-Na prática, com a camisa do Peixe, Carabajal desempenhou um papel tático importante para a equipe e não teve espaço para apresentar seu estilo de jogo ofensivo. O meia chegou a ser o responsável pela bola parada do Santos em faltas e escanteios e, embora não tenha dado nenhuma assistência, levou perigo ao gol adversário neste tipo de jogada – pontuou Yago Rudá.

-Em janeiro deste ano, ainda na pré-temporada, vinha sendo um dos destaques nos jogos-treino. Porém, assim como havia acontecido em 2022, não conseguiu espaço na concorrência direta com Soteldo e depois Mendoza. Apenas quando o técnico Odair Hellmann mudou o esquema tático, Carabajal ganhou minutos em campo. Contudo, se lesionou logo na sequência – acrescentou o jornalista.

As principais características de Carabajal o colocam na função de um meio-campista criativo, com bom passe e lançamento, controle de bola, finalizações de média e longa distância e boa bola parada – esta última qualidade o credencia a preencher a vaga de Nenê, que nos últimos tempos não vinha jogando como um camisa 10 de fato no Vasco.

A expectativa é que a adaptação no Vasco seja mais tranquila, até porque o modelo proposto por Maurício Barbieri se encaixa no perfil de Carabajal. O de um time que sabe jogar pelo chão, faz triangulações, aposta na saída e nas transições. O argentino tem tudo para ajudar.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    É uma aposta , mas será que o Barbiere não dar uma de Prof. Pardal e colocar o argentino em outra função em campo?

Comente

Veja também
Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.

Vasco x Atlético-MG em São Januário
Vasco termina Campeonato Brasileiro com melhor campanha desde 2017

Na 10ª colocação e com vaga garantida na Sul-Americana, Vasco da Gama termina o Brasileiro com a melhor campanha desde 2017.

Marcelo Sant'Ana e Pedrinho
Vasco adota cautela no mercado após janelas milionárias

Sem investidor e com janelas milionárias nos dois últimos anos, Vasco da Gama tem postura cautelosa para a temporada de 2025.