Jornalistas afirmam que Getúlio pode ser útil e surpreender no Vasco

Jornalistas destacam as características do atacante Getúlio e afirmaram que o jogador pode surpreender com a camisa do Vasco.

Getúlio em ação pelo Avaí
Getúlio em ação pelo Avaí

Getúlio chega ao Vasco para preencher uma das lacunas do time de Zé Ricardo, que até então só tinha Raniel para a posição de centroavante. Reforçar o setor era uma das prioridades do clube no mercado, e o nome do atacante ganhou força após tentativas frustradas de fechar com um camisa 9. Depois de destaque como homem de referência no acesso do Avaí em 2021, o mais novo jogador cruzmaltino se apresenta com a possibilidade de fazer também outras funções no ataque.

A contratação de um centroavante gerou grande expectativa no torcedor vascaíno. O clube, no primeiro momento, mapeou o mercado sul-americano e foi atrás de nomes mais expressivos, como o paraguaio Luis Amarilla, que defendeu a LDU, do Equador, em 2021. Outros atacantes com perfis parecidos foram consultados até a negociação por Pedro Raul, que acabou não avançando por exigências do Kashiwa Reysol, do Japão.

Se Getúlio ficou longe de ser primeira opção, a contratação do atacante faz sentido pela realidade financeira do Vasco. A ficha do atleta também agradou internamente. A experiência na Série B se encaixa no perfil buscado pelo clube, e a versatilidade pode ajudar Zé Ricardo.

Na última temporada, o reforço vascaíno atuou como centroavante no Avaí, mas ele já cumpriu outras funções no ataque e pode ser utilizado como ponta e até no meio-campo. Tanto Getúlio quanto Raniel, dono da camisa 9, são jogadores com mais mobilidade, e o Vasco não descarta buscar mais um homem de referência, caso surja boa oportunidade no mercado. Mas hoje a prioridade da direção é buscar atacantes que atuem pelos lados.

Em 2021, Getúlio disputou 47 jogos e marcou nove gols pelo Avaí, que subiu para a Primeira Divisão – dois gols foram contra o Vasco, um em cada turno da competição (veja abaixo). Na reta final da Série B, destacou-se com gols decisivos contra adversários diretos. Em 2018, o jogador também foi importante no acesso do clube catarinense à Série A do ano seguinte.

O ge foi atrás de jornalistas que acompanharam o trabalho de Getúlio nos últimos anos. A visão é que o atacante pode ser útil e surpreender com a camisa do Vasco.

Carlos Eduardo Lino – comentarista da Globo

“O Getúlio é um jogador versátil. Ele, inclusive, também tem características de meia. Ele é menos ponta veloz que vai para cima e mais atacante, centroavante, que ajuda na armação também. Não é um cara de mano a mano para romper defesa. Está mais na categoria dos jogadores inteligentes do que de jogadores velozes.

É difícil analisar o Vasco, porque chegaram muitos jogadores diferentes e não sabemos como será a distribuição deles em campo. Mas, em tese, ter um jogador como o Getúlio, que te dá essa versatilidade, tem um jogo agressivo, mas também ajuda em armação, é legal para um Vasco que será sempre visto como um grande, independentemente da divisão que estiver. Então o Vasco precisa saber se impor.

E se impor também passa por saber segurar a bola, ter controle de jogo, ter jogadores com facilidade para saber administrar esse controle, tanto em velocidade quanto em toques curtos. E o Getúlio tem essa versatilidade e empresta vários estilos dentro de campo. Acho que ele pode ajudar bastante o Vasco, dependendo, é claro, de um coletivo que esteja disposto a ter esse jogo de controle. É um jogador que pode acrescentar”.

Heitor Machado – repórter do ge em Santa Catarina

“Getúlio reúne características importantes para um atacante de referência no futebol atual. É aplicado taticamente para pressionar a saída de bola dos zagueiros e volantes adversários, tem velocidade para atacar espaços e bom cabeceio.

Apesar da pouca idade, tem experiência recente em Série B, algo que pode ter faltado ao elenco do Vasco na última temporada. Em 2018 e 2021, Getúlio foi protagonista do Avaí em campanhas de acesso à Série A com gols decisivos e assistências. O Vasco não contratou um atacante brilhante tecnicamente, mas extremamente competitivo e disciplinado”.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Getúlio
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Hugo Moura é anunciado pelo Vasco
Vasco anuncia contratação de Hugo Moura

Hugo Moura, de 26 anos, é o décimo reforço do Vasco da Gama para a temporada de 2024; atleta chega por empréstimo.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
Vasco pede indicação de portugueses para encontrar novo executivo

Com quase um mês da demissão de Alexandre Mattos, o Vasco da Gama segue sem executivo e segue em busca de um nome para a função.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo lamenta derrota para o Bragantino, mas projeta Vasco competitivo na temporada 

Ex-atacante do Vasco da Gama, Edmundo fez sua análise da partida do Cruzmaltino contra o Bragantino, pelo Brasileiro.

Bandeira do Vasco da Gama
Grupo político do Vasco quer retomar controle do futebol

Atritos entre o Vasco Associativo e a 777 Partners respingam na gestão do futebol do Clube e acirram disputa na gestão.

Ramón Díaz chega a BH para jogo contra o Cruzeiro
Ramón Díaz exalta chegada de Hugo Moura, mas faz alerta

Recentemente, o Vasco da Gama fechou a contratação de Hugo Moura para a temporada de 2024 e Ramón Díaz analisou.