Jornalista destaca as mudanças de Fernando Diniz no Vasco

O jornalista Leonardo Miranda destacou as mudanças que o técnico Fernando Diniz vem realizando no Vasco da Gama.

Fernando Diniz durante jogo contra o Cruzeiro
Fernando Diniz durante jogo contra o Cruzeiro (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Fernando Diniz vem mudando o time do Vasco. As quatro vitórias em sete jogos colocam o time a 4 pontos do G-4, e a grande atuação sobre o líder Coritiba mostra que a instabilidade vivida na Série B pode dar lugar a uma briga real pela vaga.

Além dos resultados, é o futebol jogado que dá esperança. Com um mês de trabalho, Diniz conseguiu mudou a forma do time jogar e montou uma equipe mais coesa, agrupada e que valoriza a posse de bola sem se preocupar em criar chances e finalizações. É a mesma ideia de trabalhos anteriores, com um ataque mais cadenciado como a Série B pede.

Além da mudança coletiva, alguns jogadores cresceram de rendimento. Nenê faz partidas de destaque. Cano voltou a fazer gols. Marquinhos Gabriel se redescobriu numa nova função, como veremos daqui a pouco, e a grande revelação Riquelme já é apontada como joia que virou realidade.

O Vasco de Diniz começa o jogo num 4-2-3-1. A surpreendente escalação contra o CRB, com apenas Andrey como volante de ofício, vem sendo mantida. Marquinhos Gabriel joga como um segundo volante, um meia que vai de área a área nesse 4-2-3-1, que perde a bola e forma duas linhas de quatro.

Sem a bola, o time forma duas linhas de quatro. Diniz posiciona Cano mais recuado sem a bola. O centroavante, que abriu o placar contra o Coritiba e vem saindo mais da área – como veremos a seguir – realiza um trabalho de marcar o segundo volante, que sai mais, para que Nenê não percorra grandes distâncias e recue muito.

Quando tem a posse de bola, a ideia de Diniz é que o Vasco domine territorialmente o jogo. Avança, se posta como time que vai trabalhar a bola e construir ataques o tempo todo. Para isso, Bruno Gomes desce até a linha de zagueiros e forma uma saída de três, com os laterais mais espetados.

Esse mecanismo varia. Zeca pode formar a linha de três, com Morato dando amplitude. Ou Bruno Gomes fica mais à frente. Essas mudanças de posições foram mais vistas contra o Goiás, o Sampaio e especialmente contra o Coritiba.

Quem é fundamental no momento de construção é Marquinhos Gabriel. Diniz o posiciona como um autêntico construtor de jogo. Ele busca a bola lá de trás, toca para os laterais e vem jogando mais recuado do que mostrou na carreira. É dele o passe que coloca o ataque para correr e dita o ritmo do jogo.

Colocar meias que jogam mais à frente como construtores não é novidade com Diniz. No São Paulo, Daniel Alves e Tchê Tchê formavam uma dupla de volantes. No Santos, Jean Mota fazia o mesmo papel de Marquinhos. O risco é que, como o time avança, o adversário automaticamente se recolhe, fecha espaços e dá a bola ao time de Diniz, que enfrentava dificuldades para criar espaços.

Acima, você vê as duas linhas do Coritiba bem montadas. Imagina tudo o que está marcado de vermelho dentro da área.

Diniz sabe disso e coloca um mecanismo que, até o momento, se mostra eficaz para abrir espaço: triangulações com muita superioridade pelos lados do campo. Seu Vasco é, essencialmente, um time de lado. Marquinhos Gabriel leva todas as jogadas para um dos lados, e Nenê aparece trocando com os dois laterais em vários momentos.

A intenção desse movimento é criar uma zona com muitos jogadores próximos, gerando linhas de passe para tocar curto até achar alguém na cara do gol. Até Cano sai da área e dá esse apoio, aproxima, junto a Nenê, Morato e Léo Jabá. Se você contar, vai ver que metade do time do Vasco se aproxima e dá apoio para quem está com a bola.

A aproximação gera toques curtos, e a ideia é tocar e passar a quem se desloca ao lado. Assim, o Vasco chega na ponta da área e faz o cruzamento por baixo. Enquanto quem se desloca conduz a bola, Nenê e Cano correm para dentro e se posicionam para finalizar. Esse posicionamento mais avançado de Nenê ajuda a explicar seus muitos gols, com Marquinhos Gabriel chegando com mais espaço para dar o toque de armação.

Na entrevista coletiva após o jogo, Diniz comentou sobre a ideia tática de ter Marquinhos Gabriel como armador.

Eu acho que na nossa cultura – e o Marquinhos é muito técnico, e para o torcedor – a gente imagina que é um jogador, como o Ganso um pouco, que ele não se entrega. É o contrário disso. Quando temos um jogador igual a ele, achamos que tem que fazer a função do Nenê, por exemplo. E são jogadores totalmente diferentes. É um jogador de último terço como o Nenê, de passe, que decide na bola parada, com muitos gols, e um jogador extremamente talentoso, que precisa de volume, que faz o time andar, que ajuda na recomposição.

– Fernando Diniz, sobre Marquinhos Gabriel

Com oito jogos faltando para o fim da Série B, o Vasco ainda tem muitos desafios pela frente. Melhorar a transição defensiva é um dos pontos. Com o estilo bem impregnado, é de se imaginar que os próximos adversários irão se fechar ainda mais que o Coritiba, especialmente em São Januário.

Com Léo Gamalho no ataque, o Coxa teve pouca velocidade quando retomava a bola. Com uma característica de muita velocidade, o meio com Bruno Gomes e Marquinhos Gabriel precisará de novos atributos para evitar que uma roubada de bola se torne um contra-ataque.

Por enquanto, o futebol jogado vem mostrando que a luta pelo acesso num clube que precisa estar na Série A para não ver as finanças piores é real. Fruto das primeiras ideias táticas que Diniz insere em seu primeiro mês de trabalho no Vasco.

Fonte: Blog Painel Tático

Mais sobre:Fernando Diniz
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Treino do Vasco com campo reduzido
Vasco encerra preparação para encarar o Criciúma; veja trechos do treino

Confira trechos do treino do Vasco da Gama nesta sexta-feira, no CT Moacyr Barbosa, o último antes do jogo contra o Criciúma.

Puma durante jogo contra o Flamengo
Puma interessa a outros clubes, mas pretende recuperar espaço no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, tem sido pouco utilizado em 2024 e chegou a ser cotado em outros clubes.

Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners admite erro ao comparar Vasco e Flamengo

Grupo americano dono de 70% do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tenha recalcular a rota na gestão do Clube.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Econômico: saiba quanto Pedro Martins gastou com reforços no Cruzeiro

Dirigente chega ao Vasco da Gama para substituir Alexandre Mattos, assim como foi durante sua passagem no Cruzeiro.