Jorginho tentou evitar demissão de João Correia, mas decisão já estava tomada

Treinador deu boas referências quando o auxiliar foi contratado e queria sua permanência, mas o Vasco da Gama já havia decidido pela saída.

João Correia em treino do Vasco ao lado de Daniel Félix e Vitinho
João Correia em treino do Vasco ao lado de Daniel Félix e Vitinho (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

Três meses após ser contratado pelo Vasco, o auxiliar técnico João Eduardo Correia se despediu do clube na última semana. O português, que chegou a São Januário na época da contratação de Maurício Souza, estava afastado do elenco principal desde a demissão do ex-treinador vascaíno.

O desligamento foi comunicado pelo gerente de futebol Carlos Brazil na semana em que Jorginho foi anunciado como novo técnico vascaíno. Os dois tiveram os caminhos cruzados no Cuiabá, mas não chegaram a trabalhar juntos. A contratação de João pelo Vasco, porém, teve dedo do treinador, que deu boas referências do português ao clube carioca. Jorginho até intercedeu pelo auxiliar, mas a demissão já estava definida pela diretoria.

Na apresentação, ao lado de Maurício Souza, o auxiliar recebeu elogios do treinador e do gerente de futebol, que já tinha o nome de João Eduardo no radar há algum tempo. Mas quando o técnico foi demitido, após a derrota para o então lanterna Vila Nova em Goiânia, o português não se juntou a Emílio Faro no comando do time principal.

A decisão do departamento de futebol em conjunto com o interino foi realocar João para trabalhar junto com os jogadores que estavam afastados do elenco, casos de Laranjeira, Zé Santos, Lucas Oliveira e Vitor. Já na rodada seguinte, contra o CRB, o auxiliar não estava mais à beira do gramado. Também não participou mais dos treinos. Celso Martins, que trabalhou no sub-17 do Vasco entre 2018 e 2021 e voltou ao clube em março deste ano, foi quem passou a auxiliar Emílio.

Como a contratação de João Correia teve o aval da 777 Partners, havia a expectativa de ele voltar a trabalhar com o elenco assim que a empresa assumisse o futebol e contratasse um novo treinador, mas o diretor esportivo Paulo Bracks manteve a decisão do departamento de futebol.

Jorginho chegou ao Vasco junto com o auxiliar técnico Joelton Urtiga e o analista Bebeto Sauthier. Emílio Faro segue como auxiliar permanente do clube.

João Eduardo permanecerá no Rio de Janeiro por enquanto e tem uma proposta para treinar uma equipe sub-20 de um clube grande brasileiro. O auxiliar, porém, tem o desejo de seguir trabalhando na Série B, mas como treinador. No momento, ele está tirando a Licença A da CBF.

Com experiências na Europa e na Ásia e estágio com José Mourinho, no Manchester United, e Ernesto Valverde, no Barcelona, João já atuou como treinador principal em equipes de menor expressão em Portugal e também no Benfica, mas na academia de futebol do time na China. O ex-auxiliar do Vasco é formado em Ciências do Esporte pela Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa, e tem licença B da Uefa, entidade máxima do futebol europeu.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Dimitri Payet visivelmente bem no treino desta sexta-feira
Relacionados do Vasco contra o Criciúma

Confira os jogadores do Vasco relacionados para o jogo contra o Criciúma neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Carlos Eduardo Mansur
Comentarista do GE apostam na vitória do Vasco sobre o Criciúma

Todos os oito comentarista do Grupo Globo apostaram que o Vasco da Gama vencerá o Criciúma, em São Januário, pelo Brasileirão.

Luis Fernandes é benemérito do Vasco
Vasco deve buscar repactuação dos contratos com a 777, orienta CB

O presidente do Conselho de Beneméritos, Luis Manoel Fernandes, disse ainda para que o Vasco sigam os alertas feitos na época da venda.

Wilson Seneme é o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF
Exaltado, Seneme reclama de não expulsão de Ganso no jogo contra o Vasco

Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, se mostrou indignado com a não expulsão de Paulo Henrique Ganso no clássico.

João Victor em São Januário
Banco de reservas do Vasco custou quase R$ 100 milhões

Os jogadores que ficarão no banco de reservas contra o Criciúma custaram quase R$ 100 milhões aos cofres do Vasco da Gama.