Jorginho Paulista aposta em Riquelme titular e diz ser favorável à SAF no Vasco

Em conversa exclusiva com o Vasco Notícias, ex-lateral do Vasco da Gama opina sobre a disputa Riquelme x Edimar e diversos outros assuntos.

Jorginho Paulista em ação pelo Vasco no Campeonato Carioca de 2001
Jorginho Paulista em ação pelo Vasco no Campeonato Carioca de 2001

Titular do Vasco da Gama na vitoriosa e inesquecível temporada de 2000, o hoje aposentado Jorginho Paulista certamente é nome mais do que capacitado para comentar a disputa por posição na lateral-esquerda do Gigante da Colina em 2022.

Após terminar 2021 como titular, credenciado por atuações individuais que encheram os olhos dos torcedores em meio ao marasmo coletivo que atingiu o Cruzmaltino ao longo do ano, o promissor Riquelme terá como concorrente na próxima temporada o discreto e experiente Edimar, ex-Red Bull Bragantino, contratado recentemente.

Para Jorginho, porém, em bate-papo exclusivo com a reportagem do site Vasco Notícias, apesar de considerar Edimar uma peça útil para a composição do elenco, especialmente devido à sua versatilidade, a titularidade merece ser de Riquelme, até mesmo pensando em uma futura venda para ajudar os cofres do Clube.

– Minha opinião é que o Vasco tem que apostar no Riquelme nessa temporada, independentemente do esquema que o Zé Ricardo vá utilizar. É o momento dele ganhar confiança e notoriedade dentro do elenco, até mesmo pensando numa possível venda, pois com certeza ele está nos relatórios dos clubes europeus. Mesmo com a chegada do Edimar, que pode ser um suplente direto ou até mesmo buscar uma vaga como zagueiro pela esquerda ou terceiro zagueiro, eu vejo o Riquelme sendo o titular da posição – afirmou.

Ainda de acordo com Jorginho, a principal deficiência de Riquelme é a parte física, mas isso já vem tendo evolução por parte do atleta. O ex-jogador, inclusive, ao exaltar a qualidade técnica do atual titular cruzmaltino, diz ver semelhanças com seu estilo de jogo à época em que atuava profissionalmente.

– Ele vem crescendo, principalmente fisicamente, pois sabe que precisa melhorar a parte física. Ele sabe que é um dos melhores jogadores tecnicamente do Vasco. Vejo similaridades com o estilo de jogo que eu tinha, de ser mais técnico, habilidoso, de enxergar espaços de metidas de bola, habilidade em chegar no fundo e ele mesmo fazer a jogada, sem tocar para o companheiro – explicou.

Já em relação à expectativa para a temporada como um todo, Jorginho Paulista espera que o Gigante, diferentemente de 2021, quando, em sua opinião, contratou jogadores que não tinham perfil de Vasco, traga desta vez nomes que ”vistam a camisa”. Além disso, o ex-lateral ressalta que é importante não onerar os cofres do Clube com contratos tão longos.

– Mesmo na Série B, o Vasco é grande, e tinham jogadores que não tinham perfil de Vasco, não sabiam a história do Clube. Penso que tem que reformular. O Anderson Conceição, por exemplo, tem um perfil bacana, tem personalidade. Tem que buscar jogadores que estavam jogando, e não que estavam no banco. É montagem de elenco de Série B, sem ser um elenco inchado. Tem que ser um trabalho interno dos dirigentes com a comissão técnica para não fazer contratos longo. Não adianta contratar e gerar um rombo lá na frente, ainda mais se não subir – opinou.

Ainda em relação à montagem do elenco, ele reforça que o Vasco precisa de atletas com mentalidade vencedora e que estejam no Vasco não apenas por estar. Citando um exemplo disso, Jorginho fala sobre Leandro Castan, que, apesar do desgaste, em seu modo de pensar ainda seria útil.

– O Castan, por exemplo. Tem um desgaste? Ok, mas era o capitão. Tem que ter jogador que tenha entendimento, que chegue para o jogador jovem e passe experiência. Teve algumas falhas, mas vejo como um jogador inteligente e ainda importante para o elenco – frisou.

Por fim, Jorginho comentou sobre a possibilidade do futebol cruzmaltino ser transformado em Sociedade Anônima (SAF), uma espécie de clube-empresa. Segundo ele, isso é o melhor caminho a ser seguido

– O Vasco ”chama”. Mesmo na situação em que está, é um Clube que tem interesse da mídia. Tem que mudar a mentalidade. A SAF tem que existir. É um momento de mudança. Torço para conseguir um investidor, um dono, alguém para assumir o futebol. O Clube tem história com esportes olímpicos, nas demais modalidades, mas torço para alguém comandar o futebol – disse.

Quem é

Atualmente com 41 anos, Jorge Henrique Amaral de Castro Nascimento, popularmente conhecido como Jorginho Paulista, chegou ao Vasco em meados de 2000, à época contratado do Athletico-PR.

Logo que chegou ao Clube, assumiu a titularidade da lateral-esquerda e foi peça importante na conquista da Copa Mercosul, após virada histórica por 4×3 sobre o Palmeiras, no antigo Parque Antártica, e do Campeonato Brasileiro, quando, inclusive, fez um dos gols cruzmaltinos no triunfo por 3×1 diante do São Caetano, no Maracanã.

Jorginho Paulista comemorando gol pelo Vasco na final do Brasileirão de 2000
Jorginho Paulista comemorando gol pelo Vasco na final do Brasileirão de 2000

Após permanecer no Vasco até julho de 2001, quando foi negociado com o Boca Juniors-ARG, rodou posteriormente por Cruzeiro, São Paulo e Botafogo até retornar à Colina Histórica em 2005, quando acabou não tendo passagem tão boa quanto a anterior.

Encerrou a carreira no Marcílio Dias, de Santa Catarina, e atualmente trabalha nos bastidores do futebol em São Paulo para o conceituado empresário europeu Mino Raiola.

Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
23 de janeiro de 2022
Caio Lopes deve acertar com o Leganés, da 2ª divisão da Espanha

Cria da base do Vasco da Gama, meia Caio Lopes deve acertar sua transferência para o Leganés, da segunda divisão da Espanha.

Confira a programação semanal do futebol profissional do Vasco

Veja a agenda do futebol do Vasco da Gama na semana em que a equipe faz sua estreia no Campeonato Carioca.

Ex-Vasco, Alan Kardec pode voltar ao futebol brasileiro

Atacante revelado na base do Vasco da Gama, Alan Kardec está há quatro meses sem receber salários na China.

Confira o provável time do Vasco na estreia do Carioca contra o Volta Redonda

Veja a provável escalação que o técnico Zé Ricardo deve mandar a campo na estreia do Vasco da Gama no Campeonato Estadual.

Às vésperas do Carioca, Castan e Vanderlei seguem com futuro indefinido no Vasco

Com a estreia do Estadual batendo na porta, Leandro Castan e Vanderlei seguem com suas situações incertas no Vasco da Gama.

Elenco campeão da Copinha 1992 se reúne para celebrar 30 anos da conquista

Estiveram presentes nomes como Pimentel, Alex Pinho, Leandro Ávila e Valdir Bigode; Vasco da Gama faturou o título do torneio sobre o SP.

Parabéns, fera! Juninho completa 21 anos neste domingo

Uma das principais promessas do Vasco da Gama, Juninho nasceu em 23 de janeiro de 2001; em 2022, meio-campista deve ter mais protagonismo.

Definida a arbitragem para o jogo entre Volta Redonda e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Volta Redonda e Vasco da Gama nesta quarta-feira, no Raulino de Oliveira, pelo Carioca.

Vasco estaria tentando redução salarial para manter Vanderlei no elenco

Caso o goleiro aceite a sugestão, a tendência é que continue no Vasco da Gama para 2022, disputando posição com Thiago Rodrigues e Halls.

Vasco estreará no Carioca com equipe reformulada

O Vasco da Gama vem reformulando a equipe buscando fazer um boa temporada e mirando o acesso à Série A do Brasileiro.

Veja mais notícias