Jorginho Paulista aposta em Riquelme titular e diz ser favorável à SAF no Vasco

Em conversa exclusiva com o Vasco Notícias, ex-lateral do Vasco da Gama opina sobre a disputa Riquelme x Edimar e diversos outros assuntos.

Jorginho Paulista em ação pelo Vasco no Campeonato Carioca de 2001
Jorginho Paulista em ação pelo Vasco no Campeonato Carioca de 2001

Titular do Vasco da Gama na vitoriosa e inesquecível temporada de 2000, o hoje aposentado Jorginho Paulista certamente é nome mais do que capacitado para comentar a disputa por posição na lateral-esquerda do Gigante da Colina em 2022.

Após terminar 2021 como titular, credenciado por atuações individuais que encheram os olhos dos torcedores em meio ao marasmo coletivo que atingiu o Cruzmaltino ao longo do ano, o promissor Riquelme terá como concorrente na próxima temporada o discreto e experiente Edimar, ex-Red Bull Bragantino, contratado recentemente.

Para Jorginho, porém, em bate-papo exclusivo com a reportagem do site Vasco Notícias, apesar de considerar Edimar uma peça útil para a composição do elenco, especialmente devido à sua versatilidade, a titularidade merece ser de Riquelme, até mesmo pensando em uma futura venda para ajudar os cofres do Clube.

– Minha opinião é que o Vasco tem que apostar no Riquelme nessa temporada, independentemente do esquema que o Zé Ricardo vá utilizar. É o momento dele ganhar confiança e notoriedade dentro do elenco, até mesmo pensando numa possível venda, pois com certeza ele está nos relatórios dos clubes europeus. Mesmo com a chegada do Edimar, que pode ser um suplente direto ou até mesmo buscar uma vaga como zagueiro pela esquerda ou terceiro zagueiro, eu vejo o Riquelme sendo o titular da posição – afirmou.

Ainda de acordo com Jorginho, a principal deficiência de Riquelme é a parte física, mas isso já vem tendo evolução por parte do atleta. O ex-jogador, inclusive, ao exaltar a qualidade técnica do atual titular cruzmaltino, diz ver semelhanças com seu estilo de jogo à época em que atuava profissionalmente.

– Ele vem crescendo, principalmente fisicamente, pois sabe que precisa melhorar a parte física. Ele sabe que é um dos melhores jogadores tecnicamente do Vasco. Vejo similaridades com o estilo de jogo que eu tinha, de ser mais técnico, habilidoso, de enxergar espaços de metidas de bola, habilidade em chegar no fundo e ele mesmo fazer a jogada, sem tocar para o companheiro – explicou.

Já em relação à expectativa para a temporada como um todo, Jorginho Paulista espera que o Gigante, diferentemente de 2021, quando, em sua opinião, contratou jogadores que não tinham perfil de Vasco, traga desta vez nomes que ”vistam a camisa”. Além disso, o ex-lateral ressalta que é importante não onerar os cofres do Clube com contratos tão longos.

– Mesmo na Série B, o Vasco é grande, e tinham jogadores que não tinham perfil de Vasco, não sabiam a história do Clube. Penso que tem que reformular. O Anderson Conceição, por exemplo, tem um perfil bacana, tem personalidade. Tem que buscar jogadores que estavam jogando, e não que estavam no banco. É montagem de elenco de Série B, sem ser um elenco inchado. Tem que ser um trabalho interno dos dirigentes com a comissão técnica para não fazer contratos longo. Não adianta contratar e gerar um rombo lá na frente, ainda mais se não subir – opinou.

Ainda em relação à montagem do elenco, ele reforça que o Vasco precisa de atletas com mentalidade vencedora e que estejam no Vasco não apenas por estar. Citando um exemplo disso, Jorginho fala sobre Leandro Castan, que, apesar do desgaste, em seu modo de pensar ainda seria útil.

– O Castan, por exemplo. Tem um desgaste? Ok, mas era o capitão. Tem que ter jogador que tenha entendimento, que chegue para o jogador jovem e passe experiência. Teve algumas falhas, mas vejo como um jogador inteligente e ainda importante para o elenco – frisou.

Por fim, Jorginho comentou sobre a possibilidade do futebol cruzmaltino ser transformado em Sociedade Anônima (SAF), uma espécie de clube-empresa. Segundo ele, isso é o melhor caminho a ser seguido

– O Vasco ”chama”. Mesmo na situação em que está, é um Clube que tem interesse da mídia. Tem que mudar a mentalidade. A SAF tem que existir. É um momento de mudança. Torço para conseguir um investidor, um dono, alguém para assumir o futebol. O Clube tem história com esportes olímpicos, nas demais modalidades, mas torço para alguém comandar o futebol – disse.

Quem é

Atualmente com 41 anos, Jorge Henrique Amaral de Castro Nascimento, popularmente conhecido como Jorginho Paulista, chegou ao Vasco em meados de 2000, à época contratado do Athletico-PR.

Logo que chegou ao Clube, assumiu a titularidade da lateral-esquerda e foi peça importante na conquista da Copa Mercosul, após virada histórica por 4×3 sobre o Palmeiras, no antigo Parque Antártica, e do Campeonato Brasileiro, quando, inclusive, fez um dos gols cruzmaltinos no triunfo por 3×1 diante do São Caetano, no Maracanã.

Jorginho Paulista comemorando gol pelo Vasco na final do Brasileirão de 2000
Jorginho Paulista comemorando gol pelo Vasco na final do Brasileirão de 2000

Após permanecer no Vasco até julho de 2001, quando foi negociado com o Boca Juniors-ARG, rodou posteriormente por Cruzeiro, São Paulo e Botafogo até retornar à Colina Histórica em 2005, quando acabou não tendo passagem tão boa quanto a anterior.

Encerrou a carreira no Marcílio Dias, de Santa Catarina, e atualmente trabalha nos bastidores do futebol em São Paulo para o conceituado empresário europeu Mino Raiola.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners admite erro ao comparar Vasco e Flamengo

Grupo americano dono de 70% do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tenha recalcular a rota na gestão do Clube.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Econômico: saiba quanto Pedro Martins gastou com reforços no Cruzeiro

Dirigente chega ao Vasco da Gama para substituir Alexandre Mattos, assim como foi durante sua passagem no Cruzeiro.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Vasco busca precisão no mercado com Pedro Martins

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco da Gama e a SAF do Clube acredita em uma assertividade nas próximas contratações.

Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Como a torcida do Vasco reagiu a contratação de Pedro Martins

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, que estava no Cruzeiro, não conta com a aprovação dos torcedores.