Jorginho foi o último técnico a levar o Vasco de volta à Série A
Voltando ao Vasco da Gama, Jorginho também foi o último técnico a começar e encerrar uma temporada no Gigante, em 2016.
O Vasco da Gama acertou a contratação de Jorginho para ser o novo técnico. Velho conhecido vascaíno, o comandante saiu recentemente do Atlético-GO, onde chegou à semifinal da Sul-Americana, mas foi demitido pela fraca campanha no Brasileirão, na luta contra o rebaixamento.
Como citado, trata-se de um profissional que os vascaínos estão familiarizados, pelas duas passagens no cargo na década passada, isso além do fato de ter jogado me São Januário em 2000. Inicialmente, Jorginho comandou o Vasco entre 2015 e 2016 e teve retrospecto positivo entre campanha de recuperação em 2015, título Carioca invicto e acesso à primeira divisão.
Quando chegou, em 2015, o Cruzmaltino estava afundado na zona de rebaixamento da Série A e, com o trabalho do técnico, por pouco não se salvou. No ano seguinte, a volta à primeira divisão aconteceu. A princípio, pareceria que ia ser tranquilo, mas o Gigante caiu de produção e terminou a Segundona de 2016 em terceiro.
Portanto, Jorginho foi o último técnico a conseguir o acesso com o Vasco, o que pode ser um bom sinal ao menos. Além disso, foi o último comandante a iniciar e terminar a temporada à frente do Cruzmaltino, fato destacado pelo jornalista Emerson Rocha, do canal Atenção, Vascaínos!. Dorival Júnior havia sido o último, em 2009, quando o time de São Januário também subiu.