Jorginho e Renato estreiam no Vasco e Grêmio com missão de alcançar o acesso

Jorginho e Renato Gaúcho comandam Vasco e Grêmio após período de instabilidade dos Clubes e chegam com a missão de conquistar o acesso.

Renato e Jorginho
Renato e Jorginho (Foto: Rafael Ribeiro)

As carreiras de Renato Gaúcho e Jorginho tiveram diversos pontos de interseção ao longo da história, e mais um está reservado para hoje (11), no duelo entre Grêmio e Vasco, pela Série B do Campeonato Brasileiro. O reencontro entre os amigos, inclusive, tem semelhanças. O confronto, na Arena do Grêmio, começa às 16h (de Brasília).

Ex-companheiros no Flamengo e na seleção brasileira, Renato e Jorginho fazem a estreia à beira do gramado no Tricolor gaúcho e no Cruzmaltino, respectivamente, assumem o comando após período de instabilidade dos times na competição e chegam com a missão de alcançar o acesso à elite.

As equipes se encontram em situações parecidas na competição. Coladas na tabela —os gaúchos têm 47 pontos, em terceiro, e os cariocas, 45, em quarto— ambos buscam a vitória após momentos de oscilação e querem se manter firmes na luta por vaga no G4.

Maior ídolo da história do Grêmio, Renato Gaúcho foi anunciado no último dia 1, pouco após a demissão de Roger Machado. Ele se tornou “bola de segurança” da diretoria em um momento em que a crise se aproximava. Esta será a quarta passagem dele no cargo.

“Agora faltam 10 jogos e o objetivo é voltar para a elite, voltar para a Série A. Por isso estou aqui. Conheço 90% do grupo do Grêmio. Conheço o clube como a palma da minha mão. Tenho certeza que vamos trabalhar bastante para que a gente possa dar alegria ao torcedor, ninguém mais que ele merece voltar à Série A. Esse é o objetivo”, disse, na coletiva de apresentação.

Renato integra um seleto hall de nomes que foram campeões da Libertadores como jogador, em 1983, e treinador, em 2007. Dentro de campo, ainda foi campeão do Mundial, e Gaúcho em 1985 e 1986. À beira do gramado, levantou a Copa do Brasil de 2016, a Recopa Sul-Americana de 2018, o Gaúcho em 2018, 2019 e 2020 e a Recopa Gaúcha de 2019.

No Vasco, Jorginho foi anunciado no dia 6, para ocupar função considerada vaga desde a demissão de Maurício Souza, no fim de julho. Neste período, o auxiliar Emilio Faro deu as cartas de maneira interina.

Apesar de Faro ter tido um bom início, e de ter sido abraçado por elenco e torcida, a equipe teve uma queda de desempenho, viu a “gordura” para o quinto colocado diminuir e a posição entre os quatro primeiros ficar em xeque. Com um processo para SAF em andamento, a janela fechada e a pressão por mudanças aumentando, a solução foi ir ao mercado em busca de um novo treinador.

“Em relação à minha primeira passagem aqui, em 2015, 2016, naturalmente foi um período fantástico, de muito aprendizado (…). Foi um momento maravilhoso, meu desejo é que aconteça, como aconteceu, eu peguei em 2015. Mas o meu objetivo será alcançado, da gente voltar para Série A, de onde o Vasco jamais deveria ter saído, pelo potencial”, disse.

Jorginho também já foi jogador e treinador no clube da Colina. Ele defendeu o Vasco entre 2000 e 2001, já na reta final de carreira, quando mesclava atuações como lateral e volante. Em São Januário, fez parte das conquistas do Brasileiro e da Mercosul de 2000.

Voltou ao Cruzmaltino em 2015, como treinador, e levantou o Carioca do ano seguinte.

Amizade

Renato Gaúcho e Jorginho foram companheiros no Flamengo, entre 1987 e 1988 —sendo campeões da Copa União—, e na seleção brasileira, quando disputaram amistosos e a Copa do Mundo de 1990.

“O Jorginho é um amigo de muito tempo, jogamos juntos no Flamengo, na Seleção Brasileira. Fomos campeões juntos no Flamengo em um timaço. Torço muito por ele como treinador, a gente sempre se fala, principalmente no fim de ano, que tem a pelada do Zico. Ele é uma pessoa que eu gosto muito, torço por ele, mas não no domingo”, apontou Renato, à GZH.

Durante a apresentação no CT Moacyr Barbosa, Jorginho também lembrou o laço com Renato, e, bem-humorado, brincou com o fato de o ex-atacante ser “fominha”.

“A gente jogou junto, foi um período maravilhoso. 1987 foi, para mim, uma das melhores equipes em que tive a oportunidade de jogar. Eu passando todas com o Renato, recebendo nenhuma, porque ele era muito fominha, driblava todas (risos). A gente tem uma amizade grande, é um respeito grande, um cara vencedor como jogador e como treinador, já teve conquistas importantes. (…) Estrear em um jogo importantíssimo para o Renato e para mim, duas equipes que estão frequentando o G4 constantemente e que vão permanecer… Tenho certeza que essas equipes vão subir”, indicou Jorginho.

Fonte: Uol

Comente

Veja também
Vasco pode demitir Renato Gaúcho

Vasco da Gama avalia o futuro de Renato Gaúcho após desgaste interno e resultados abaixo do esperado no Brasileirão.

Jogadas de Diogo Leite, zagueiro cogitado no Vasco

Confira jogadas de Diogo Leite, zagueiro português que atua pelo Union Berlin e está no radar do Vasco da Gama.

Renato Gaúcho conversa com Arthur, mas salário complica negociação

Vasco da Gama sonda situação de Arthur, conta com Renato Gaúcho como trunfo, mas esbarra nos altos valores.

Vasco faz sondagem pelo zagueiro Diogo Leite, do Union Berlin

O Vasco da Gama busca reforços para qualificar o atual plantel e monitora a situação de Diogo Leite, do Union Berlin, da Alemanha.

Andrés Gómez encerra jejum de 32 anos do Vasco em Copas do Mundo

Andrés Gómez atuou pela Colômbia na Copa do Mundo de 2026 e encerrou um jejum de 32 anos sem jogadores do Vasco da Gama em campo.

Vasco investiu mais de R$ 100 milhões: veja balanço dos reforços no 1º semestre

Vasco da Gama investiu mais de R$ 100 milhões em reforços para 2026. Veja quem correspondeu e quem ainda busca afirmação.

Renato Gaúcho aprova e Vasco mira contratação de Arthur

O Vasco da Gama tem interesse em Arthur, ex-Barcelona e Juventus. O volante está de saída do Grêmio e agrada a Renato Gaúcho.

Vasco empata com o Bahia e segue na 2ª colocação do Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama empatou com o Bahia por 1 a 1, chegou aos 35 pontos e garantiu vaga na próxima fase do Brasileiro Sub-20.

Talles Magno relembra início de carreira e destaca importância do Vasco

Ex-jogador do Vasco da Gama, Talles Magno relembra início da sua trajetória no futebol e fala sobre importância do Clube carioca.

Fernando Diniz quer levar ex-jogador do Vasco para o Corinthians

Em fim de contrato com o Vasco da Gama, Matheus França, do Crystal Palace, é um dos desejos de Fernando Diniz para reforçar o Corinthians.