Jorginho analisa vitória do Vasco contra o Ituano; veja a entrevista coletiva

Jorginho analisou o desempenho do Vasco da Gama após vitória contra o Ituano e comemorou o retorno à Série A.

Jorginho durante entrevista coletiva
Jorginho durante entrevista coletiva (Foto: Tébaro Schmidt)

O técnico Jorginho comemorou o acesso do Vasco à Série A depois da vitória por 1 a 0 sobre o Ituano na última rodada da segunda divisão e prometeu aos torcedores vascaínos que essa será a última vez que a equipe joga a Série B.

– Tem sido uma honra trabalhar no clube novamente, os dois últimos acessos comigo. Eu fico muito feliz e tenho certeza que é o último acesso, porque o Vasco não cai mais – garantiu o treinador.

Jorginho também fez questão de destacar o bom desempenho de Thiago Rodrigues na partida decisiva contra o Ituano. O goleiro, que foi vaiado no jogo contra o Sampaio Corrêa, fez ao menos três defesas decisivas para a vitória.

– Eu falei para o Thiago: ‘Você já salvou essa equipe várias vezes’. E ninguém tem direito de colocar a culpa nele. Porque antes de ele ter tido um erro, se é isso que pensam, a equipe toda errou. Fico feliz porque ele mostrou todo o potencial dele, foi extremamente importante – afirmou o técnico.

Com a vitória sobre o Ituano, o Vasco foi a 62 pontos e garantiu a volta à Série A na quarta posição, junto com Cruzeiro, Grêmio e Bahia.

A importância de Thiago Rodrigues

– Futebol é apaixonante por causaa disso. Quando perdemos, tivemos uma folga, já estava programada independente do resultado. No sábado nós conversamos, eu falei para o Thiago: ‘Você já salvou essa equipe várias vezes’. E ninguém tem direito de colocar a culpa nele. Porque antes de ele ter tido um erro, se é isso que pensam, a equipe toda errou. Fico feliz porque ele mostrou todo o potencial dele, foi extremamente importante. A gente poderia ter matado o jogo no primeiro tempo. Por pouco não fizemos 2 a 0 e tiramos todas as chances deles.

– Eu tinha muita certeza que a gente ia classificar. Eu postei um vídeo que gravei 11h da manhã falando que a gente ia subir. Queria agradecer a toda comissão técnica, a minha que veio e a do clube, que é sensacional. Tem sido uma honra trabalhar no clube novamente, os dois últimos acessos comigo. Eu fico muito feliz e tenho certeza que é o último acesso, porque o Vasco não cai mais.

Análise da partida

– Primeiro lugar, dar os parabéns ao Carlos Pimentel. Pelo brilhante trabalho que vem fazendo. Eles estavam invictos a mais de 10 jogos e nós viemos aqui e conseguimos a vitória. Eles têm dois jogadores muitos bons que trabalharam comigo, que são Lucas e o Magrão. A gente via claramente o sangue nos olhos dos jogadores, a entrega, a organização. Tem grandes possibilidades de acesso em 2023 e desejo tudo de melhor para eles.

– Sabíamos que o jogo seria difícil, que eles iriam pressionar a gente. Entramos com uma formação diferente daquela que viemos usando, sem Eguinaldo e Marlon. Mudamos a característica por causa do jogo. A gente colocou dois jogadores que são muito fortes, não apenas ofensivamente, mas defensivamente, que recompõe muito bem, que são Figueiredo e Pec. O Pec deu o máximo, jogou até não aguentar mais. O gol de início foi importante para colocar a pressão maior em cima deles. Eles vieram mais tranquilos, a gente com uma pressão muito grande por ter perdido em casa, torcida cobrando.

– Não é comum o Vasco descer e ficar na Série B. O que aconteceu, e que não vai acontecer mais. Com uma condição financeira melhor um investimento que vai melhorar time, CT, estádio. Tudo isso vai facilitar muito para que o Vasco possa montar o elenco com nível de disputar a Série A. A gente começou o jogo vencendo e isso facilitou pra gente jogar no erro deles. A equipe muito organizada sabendo que ia precisar sofrer.

– A gente sabia que eles eram muito fortes com a saída de três e a gente não conseguiu encaixar a marcação. Mesmo assim a gente foi eficiente e quando não fomos o Thiago decidiu. Queria destacar o Zé Gabriel, que mostrou que é um jogador de verdade. É difícil tirar o Nenê, que é o cérebro da equipe, que pensa mais, inteligente. Que consegue ter o respeito dos adversário. Foi uma decisão muito difícil. O Zé Gabriel entrou muito bem porque a gente não podia tirar nem Pec e nem Figueiredo. Foi um jogo que a gente soube jogar e todo grupo está de parabéns.

Trabalho mental do time

– A gente costuma fazer uma reunião depois do jogo com todo o staff. Ali a gente tem tido reuniões importantíssimas. Foi ali que falei sobre o Thiago e da minha confiança de que esse grupo jamais deixaria o Vasco e a torcia na mão. Uma das virtudes que um bom treinador precisa é conseguir entrar no coração do atleta, não só da mente deles.

– Por eu ter sido atleta eu conheço muito bem os pensamentos deles, o que pensam pós-jogo depois de uma derrota como aquela (contra o Sampaio). Eu tentei trazer para eles que a gente tinha que sentir a dor da derrota, mas que eu tinha certeza, olhando olho no olho desse grupo, e eu fiz isso na preleção, eu falei para eles: ‘Olhe no meu olho. Eles precisam ver no olhar de vocês a confiança, a vontade, que vocês acreditam no objetivo’. Eles acreditaram que era possível e diante da adversidade conseguimos o objetivo.

Relação com a torcida

– A torcida do Vasco é muito especial, uma das maiores do Brasil. Tive o privilégio de jogar aqui, ser campeão como jogador, como treinador e subir duas vezes com o time para a Série A. Naturalmente, eu desejava muito isso. Tenho muitos amigos vascaínos, consegui ingresso que eles não conseguiram comprar. A gente ficou muito feliz de trazer essa alegria para os torcedores.

– Pode ter certeza que o próximo ano será diferente. A gente vai ter uma estrutura, capacidade, a SAF, a 777 que vai ter um investimento pesado e a possibilidade de formar um grande time para ter estabilidade durante o ano. O que eu estava esperando era fazer que o torcedor vibrasse com a alegria da volta á Série A.

– Tem alguns torcedores muito especiais. Vou falar aqui de quatro. Tenho orado todo dia por Giovanni e Roberto Dinamite. Sei das dificuldades que vocês estão passando com a saúde. Tenho certeza que esse acesso trouxe alegria ao coração de vocês e peço que todo torcedor vascaíno reze pela saúde deles.

– Tem dois caras que eu tive o privilégio de jogar e que a palavra deles foi muito importante para mim, eles nem sabem disso, que são Edmundo e Romário. São dois grandes artilheiros que falaram, cada um da sua forma. O Romário falou “o Vasco tem que passar por cima do Ituano”. Não passamos por cima, porque foi um jogo difícil, mas o que ele quis dizer é que não podíamos perder esse jogo porque aqui é Vasco. Você Edmundo, que esteve sempre por perto e acreditando na gente. Quero agradecer esses amigos que são ídolos desse clube gigante. Um beijo no coração de vocês e obrigado pela força.

Permanência

– Eu acho que a minha maior alegria foi ter colocado o Vasco na Série A. Quero curtir esse momento. Sinceramente, não estou preocupado com essa situação. Sou muito grato a todos aqui por ter dado a estrutura e condição para ter chegado a essa condição. Trouxeram esperança para o nosso coração que as coisas mudariam e mudaram.

– Não tem salário atrasado, bicho atrasado. Quero curtir esse momento e deixo isso para eles. Todos nós somos coadjuvantes. Fazemos de tudo para que os jogadores entrem em campo confiantes e organizados. A gente quer comemorar e o que tiver que acertar fica para depois.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:ItuanoJorginho
Comente

Veja também
Meninas do Vasco comemorando gol
Feminino do Vasco passa por reformulação e anuncia saídas de 6 atletas

Com 6 saídas, o elenco do futebol feminino do Vasco da Gama passa por reformulação para a próxima temporada.

Léo Jardim se destaca na defesa do Vasco
 Léo Jardim chega a 106 jogos em 2 anos e se destaca no gol do Vasco

Aos 29 anos, Léo Jardim vira um dos principais jogadores do Vasco e Clube busca a renovação com o goleiro.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Vai comprar Coutinho? Pedrinho rompe silêncio sobre o assunto

Pedrinho admitiu que tem a intenção de estender o empréstimo de Coutinhp e revela condição para comprar o meia.

Renato Gaúcho comandando treino do Vasco em 2008
Renato Gaúcho tem trabalho mais longo do Vasco no século

Alvo do Vasco da Gama, o técnico Renato Gaúcho teve duas passagens pelo Clube e já treinou Coutinho e Alex Teixeira.

Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.