Jorge Salgado exalta projeto para São Januário: ‘Dignifica a história vascaína’

O vice-presidente do Vasco da Gama, Carlos Roberto Osório, disse que 'seria lindo' se o projeto passe pelos trâmites até 7 de abril de 2024.

Fachada de São Januário com a Cruz de Malta iluminada
Fachada de São Januário com a Cruz de Malta iluminada

São Januário foi erguido com as mãos, o suor e o dinheiro dos vascaínos. A construção se deu quando o Vasco da Gama enfrentava as elites futebolísticas de então, que tentavam impedir que o seu time, formado por negros, operários e gente humilde, disputasse as principais competições do Rio de Janeiro. Um século depois, é chegada a hora de modernizar e ampliar a casa de todos os vascaínos.

Esse caminho foi iniciado na gestão de Alexandre Campello e levada adiante pela atual diretoria administrativa do clube, comandada por Jorge Salgado. Para conduzir essa iniciativa, era preciso que a alma vascaína estivesse presente no planejamento e execução encarnada pelo urbanista, arquiteto e engenheiro Sérgio Moreira Dias, sócio do Vasco desde que nasceu, e por sua jovem equipe de profissionais, igualmente vascaínos.

– Trata-se de um projeto espetacular, que dignifica a história vascaína, preserva nossas tradições e integra São Januário ainda mais à Barreira do Vasco. Essa iniciativa pertence a todos os vascaínos – afirmou Jorge Salgado

Projeto

De acordo com o projeto, haverá a reformulação total, não só do estádio – no qual serão preservados intocáveis parte da “área social”, a fachada histórica, que é tombada, e a capela de Nossa Senhora das Vitórias – mas de todo o complexo de São Januário. As colunas, que hoje atrapalham um pouco a visibilidade, serão mantidas, mas no início dos três andares de camarotes, destinado a empresas corporativas, patrocinadores e pessoas físicas.

Dentre os objetivos que nortearam o projeto Novo São Januário, além de honrar as tradições do Clube e o espírito de vascainidade, se quer aumentar a integração do complexo de São Januário com o entorno, especialmente com a Barreira do Vasco. Para isso, será demolido o muro que hoje está em torno do estádio e construída uma esplanada de 10 mil metros quadrados, que ficará aberta à comunidade no dia em que não houver jogos.

Uma das grandes novidades na concepção da obra são os setores populares, que receberão mais de 32 mil pessoas à beira do campo, assegurando a manutenção do espírito popular do clube e garantindo um ainda maior “efeito caldeirão” para incentivar as equipes do Vasco.

Outro destaque são os 133 camarotes corporativos, com capacidade para abrigar 2.500 espectadores. O objetivo, além de oferecer conforto aos usuários, é arrecadar o máximo de recursos para manutenção do estádio e para o futebol, fundamental para manter a estrutura de atletas e profissionais de campo.

O Vasco da Gama faz questão de destacar o sentimento de gratidão ao prefeito Eduardo Paes, que, com sua equipe técnica e o grupo de arquitetos comandados por Sérgio Dias, analisou o projeto e desenvolveu o projeto de lei específico para São Januário, para utilização do chamado potencial construtivo.

Potencial Construtivo

O potencial construtivo é uma operação que não envolve recursos da Prefeitura Municipal. No caso da reforma de São Januário, o Vasco, que é dono de um terreno de 80 mil metros quadrados no bairro de São Cristóvão, vai negociar o potencial construtivo daquela área com empreendedores privados em outras áreas da cidade para projetos imobiliários.

O empreendedor compra do Vasco o potencial construtivo de que precisa para seu empreendimento. Dessa forma não há dinheiro público envolvido na reformulação do estádio. O dinheiro será 100% privado e todo o dinheiro oriundo da negociação tem que ser compulsoriamente investido na reforma do Complexo de São Januário.

O projeto, um trabalho de quase seis anos e avaliado em R$ 506 milhões, foi enviado pelo prefeito à Câmara de Vereadores, e agora será submetido ao trâmite legislativo, passando por 18 comissões, incluindo audiência pública com a sociedade, visando a sua aprovação. Se aprovado e sancionado pelo prefeito, o Vasco iniciará a captação de recursos.

O desejo do clube é que tenha se completado o trâmite legislativo até 7 de abril de 2024, para ter a lei sancionada e possa ser lançada a pedra fundamental da ampliação do estádio no centenário da Resposta Histórica.

– Seria lindo se pudéssemos dar início a esse sonho no dia em que o Vasco conquistou seu maior troféu e mudou a história do esporte no Rio de Janeiro e no Brasil – disse o primeiro vice-presidente, Carlos Roberto Osorio.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Saiba onde assistir a Independiente Vasco x Medellín ao vivo e online

Confira detalhes de onde assistir a Vasco da Gama x Independiente Medellín nesta quarta-feira, pelos playoffs da Copa Sul-Americana.

Vasco sobe o tom com Admar Lopes e cobra desfecho em negociações

Vasco da Gama entende que ganhou capacidade de investimento e quer acelerar tratativas por nomes considerados prioritários para o elenco.

Arbitragem para Vasco x Medellín; veja quem apita e quem comanda o VAR

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Independiente Medellín nesta quarta-feira, pelos playoffs da Copa Sul-Americana.

Veja como Pedro Emanuel pode escalar o Vasco contra o Independiente Medellín

O técnico Pedro Emanuel pode fazer mudanças no Vasco da Gama para o jogo decisivo contra o Independiente Medellín.

Gol de Andrés Gómez é eleito o mais bonito da 20ª rodada do Brasileiro

Atacante colombiano foi decisivo no empate com o Mirassol e recebeu o reconhecimento dos torcedores pelo golaço marcado em São Januário.

Saídas de Vegetti, Rayan e Coutinho ainda pesam no ataque do Vasco

Vasco da Gama trata contratação de um goleador como prioridade na janela após baixo rendimento ofensivo no Campeonato Brasileiro.

Pai de Santo vê influência espiritual na crise do Vasco e faz alerta

Andrés Gómez reacendeu o debate sobre suposta influência espiritual na crise do Vasco da Gama após o empate com o Mirassol, pelo Brasileiro.

Vasco pode ganhar até R$ 1,8 milhão para modernização do CT; entenda

Campanha da Sportingbet prevê investimentos escalonados no CT Moacyr Barbosa conforme o número de torcedores cadastrados na plataforma.

Vasco muda foco no mercado e prioriza contratação de centroavante

Com Brenner e Spinelli sem se firmarem, Vasco da Gama entende que precisa de um camisa 9 de impacto para aumentar a eficiência ofensiva.

Meia do Operário-PR é oferecido ao Vasco; veja jogadas

Vasco da Gama segue ativo no mercado em busca de jogadores que possam renovar o setor de meio-campo da equipe.