Jorge Salgado é xingado ao chegar para votar e responde com gesto de ‘banana’

Jorge Salgado falou sobre sua chegada tumultuada e creditou os xingamentos ao momento do Vasco da Gama no futebol.

Jorge Salgado faz gesto de Banana para vascaínos
Jorge Salgado faz gesto de Banana para vascaínos (Foto: Reprodução)

Atual presidente do Vasco, Jorge Salgado, chegou na tarde desta quinta-feira na sede do Calabouço para votar na eleição do clube. Ele foi recebido com xingamentos por apoiadores de Leven Siano, um dos candidatos, e respondeu com o gesto de “banana”.

Jorge Salgado poderia concorrer à reeleição, mas optou por ficar de fora do pleito que vai escolher o novo presidente do clube associativo para o triênio 2024, 2025 e 2026. A corrida eleitoral, que chegou a ter oito nomes na disputa, chega ao fim restrita a dois candidatos: Leven Siano e Pedrinho.

A eleição presencial foi suspensa por cerca de 10 minutos por causa de uma confusão na sede do Calabouço. Torcedores hostilizaram Mussa, ex-presidente da Assembleia Geral do Vasco na gestão Campello, do lado de fora da sede com xingamentos. Nessa confusão, um segurança agrediu um torcedor, e alguns responderam invadindo a sede e o restaurante. O presidente da Assembleia Geral, Otto Carvalho, mandou fechar o restaurante após a confusão. Os invasores foram retirados pela Polícia Militar.

Leven fala sobre confusão no Calabouço

Pouco antes da confusão, Jorge Salgado deu entrevista para os jornalistas depois de votar na urna na sede do Calabouço. O presidente respondeu o que achava que havia motivado a reação dos torcedores e comentou também sobre a reação dele mesmo.

– É um pouco pelo resultado do futebol, que é emoção. As pessoas olham resultado, tabela e xingam o presidente. Essa é a avaliação que os torcedores fazem do clube. Óbvio que a gente não fica contente. Gostaria que o Vasco estivesse em uma situação muito melhor. Estamos corrigindo. O primeiro turno foi muito ruim, mas no segundo turno estamos em sexto ou sétimo lugar, o que mostra que as modificações foram feitas na hora certa e de forma eficiente.

Salgado fala sobre chegada tumultuada no Calabouço

– Eu tive uma reação? Eles também tiveram, né (risos)?

Advogado, de 54 anos, Leven Siano, da chapa “SOMAMOS”, concorre à presidência do Vasco pela segunda vez. Ele se candidatou ao cargo em 2020. Leven foi o candidato com mais votos na eleição presencial, interrompida por uma decisão judicial. Uma semana depois, em votação online, ele optou por não participar. Posteriormente a Justiça considerou Jorge Salgado o vencedor.

Pedrinho, de 46 anos, que representa o grupo “Sempre Vasco”, construiu uma história dentro do Vasco. Ele chegou ao clube aos seis anos para jogar futsal e se tornou jogador profissional. Integrante de uma das gerações mais vitoriosas da história do clube, acumulou diversos títulos, entre eles o da Libertadores de 1998. Ele também foi comentarista do Grupo Globo entre 2019 e 2023.

A votação

A eleição vai até as 22h deste sábado. A votação pode ser feita de duas formas: presencial, em cabines com computadores na Sede do Calabouço, ou online – a empresa “BeeVoter” é a responsável pelo pleito virtual. A expectativa é que o vencedor seja conhecido logo após.

A lista de aptos a votar na eleição do Vasco conta com 6.209 sócios. No entanto, 256 associados terão seus votos separados para que posteriormente seja feita uma averiguação, segundo uma decisão judicial. O número total é menor do que o do último pleito, em 2020, quando 7.981 associados tiveram direito a voto.

O que está em jogo?

Ano eleitoral historicamente movimenta os bastidores do Vasco, mas a venda da SAF para a 777 Partners mudou as regras do jogo. O próximo presidente não terá mais o controle do futebol, mas ainda há muito em campo. Especialmente a sobrevivência do clube associativo.

O Vasco associativo não interfere mais nas principais decisões do futebol, mas tem uma participação significativa. O clube ainda é dono de 30% da SAF e tem duas cadeiras no Conselho de Administração da Vasco SAF, ocupadas pelo presidente e por outra pessoa indicada por ele.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Jorge Salgado
Comente

Veja também
Vasco treinará nesta sexta-feira no CT do Palmeiras

O elenco do Vasco já está em São Paulo para o jogo contra o Corinthians e treinará no CT do Palmeiras antes do duelo.

Vasco goleia o Atlético-GO por 6 x 1 pelo Brasileiro Sub-20

O Sub-20 do Vasco da Gama goleou o Atlético-GO nesta quinta-feira, por 6×1, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco recebe proposta para jogar contra o Flamengo no Maranhão; veja valor

O Vasco recebeu proposta de um grupo de empresários para manar o jogo contra o Flamengo para o Castelão, em São Luís.

Vasco rejeita proposta do Internacional por Puma

O lateral-direito Puma entra na mira do Internacional, mas o Vasco da Gama rejeitou a proposta do clube gaúcho.

Bepe veta clássico entre Vasco e Flamengo em São Januário

O Bepe negou o pedido do Vasco para jogar o clássico contra o Flamengo no dia 19, pelo Brasileiro, em São Januário.

Maxime Dominguez se despede do Vasco

Com pouco espaço no Vasco da Gama na atual temporada, Maxime segue por empréstimo para o Toronto FC e se despede do Clube.

Vasco mantém triste sina como visitante na Sul-Americana

O Vasco da Gama tem apenas uma vitória em jogos como visitante pela Sul-Americana e mantém sina contra o Melgar.

Gols em jogadas aéreas passam a preocupar Carille

O Vasco da Gama sofre três gols de bolas aéreas contra o Melgar, pela Sul-Americana, e Fabio Carille liga sinal de alerta.

Vasco acerta empréstimo de Maxime Dominguez ao Toronto FC

Sem espaço no Vasco da Gama com Fabio Carille, Maxime Dominguez é emprestado ao Toronto FC, dos Estados Unidos.

Denilson exalta atuação de Coutinho em estreia do Vasco na Sul-Americana

Com golaço e uma bela assistência contra o Melgar, Coutinho se destaca pelo Vasco da Gama e Denilson elogia.