Jorge Salgado e procurador geral do RJ celebram decisão que libera público em SJ
MPRJ e Vasco da Gama firmaram acordo nesta quarta-feira (13) para aprimorar a segurança e retomar jogos com público em São Januário.
Após Vasco da Gama e o Ministério Público do RJ oficializarem, nesta quarta-feira (13), o acordo para a liberação de torcedores em São Januário, o presidente Cruzmaltino, Jorge Salgado, e procurador geral de Justiça, Luciano Matos celebraram a decisão.
O procurador destacou que as medidas de segurança que serão implementadas pelo Gigante da Colina irão representar uma forma mais eficiente de se combater e coibir eventuais atos de violência não só em São Januário, mas em outros estádios do Rio.
– O Vasco se prontificou a apresentar medidas concretas, entre elas o reconhecimento facial, uma tecnologia que trará um avanço para além do que já existe no futebol do Rio de Janeiro.
O estádio passará por melhorias, que incluem a instalação de sistema de biometria facial nas catracas de acesso, tecnologia ainda inédita nos estádios do Rio, entre outras medidas. A implementação será por fases, com conclusão prevista para junho de 2024.
Mandatário vascaíno, Jorge Salgado destacou a elaboração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Nele, o Clube compromete-se a verificar uma série de medidas de segurança e reestruturação interna e externa em São Januário.
– Com esse TAC deixaremos um legado ao futebol carioca e brasileiro. Nossa responsabilidade é grande, mas teremos todo o empenho para cumprir.
São Januário está impedido de receber torcedores desde o dia 23/06, por decisão do Poder Judiciário, depois da confusão na partida entre Vasco e Goiás. Neste sábado, o Vasco encara o Fluminense, no Nilton Santos, pela 23ª rodada do Barsileiro.
Agora é necessário que todos os estádios que recebem jogos do campeonato Brasileiro ou estadual tenham o mesmo tratamento. Caso contrário, será perseguição e preconceito contra um único clube e a população que mora ao entorno de São Januário.