Jorge Salgado é eleito presidente do Vasco

Jorge Salgado venceu Julio Brant na eleição online do Vasco da Gama deste sábado e é o novo presidente do Clube.

Jorge Salgado comemora vitória na eleição do Vasco
Jorge Salgado comemora vitória na eleição do Vasco (Foto: Divulgação/Mais Vasco)

Empresário do mercado financeiro, Jorge Salgado, de 73 anos, venceu Julio Brant na eleição online do Vasco realizada neste sábado.

Os votos foram os seguintes:

Jorge Salgado: 1682

Julio Brant: 1326

Brancos: 11

Nulos: 35

Com briga entre presidentes de poderes e disputas judiciais desde antes da eleição, há dois resultados de votações sub judice. Salgado, vitorioso neste fim de semana, em votação on-line. E Luiz Roberto Leven Siano, o mais votado no pleito presencial do dia 7 de novembro.

Salgado comemorou a votação, mas disse que vai esperar os desdobramentos na Justiça:

– Vou entregar para a nossa área jurídica resolver. Desde o início sempre falei que a gente acata decisão judicial, atua dentro da conformidade e dentro da regra do jogo. Eu não vou me afastar desse princípio. Se alguma decisão houver, a gente vai discutir isso na esfera judicial.

Advogado de Leven: “Volta à situação de sábado passado”

No site do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi publicado às 22h10 deste sábado – momentos antes do resultado favorável a Salgado – que recurso do candidato Luiz Roberto Leven Siano foi “provido”, com juízo de “retratação”.

A partir daí, Leven Siano postou em suas redes sociais um grito de “Vasco”, e um de seus advogados, Wadih Damous, afirmou que tal decisão representa a validação dos resultados obtidos no último dia 7.

– Volta à situação de sábado passado (7 de novembro). Teve eleição, a decisão que garantiu a eleição de sábado foi efetivada. O STJ reestabeleceu o mandamento daquela decisão da Primeira Câmara Cível do Rio de Janeiro, e o presidente eleito do Club de Regatas Vasco da Gama chama-se Luiz Roberto Leven Siano – afirmou Wadih.

Como foi o pleito deste sábado

Diferentemente do ocorrido no fim de semana anterior, em São Januário, onde houve confusões e suspensão do pleito durante o processo eleitoral, a votação neste sábado – 90% feita diretamente pela internet – foi tranquila. O voto poderia ser dado remotamente ou na sede do Calabouço, no Centro do Rio.

No último fim de semana, cinco candidatos estavam na disputa: Alexandre Campello, atual presidente; Luiz Roberto Leven Siano, que acabou como o mais votado; Sérgio Frias, Jorge Salgado e Julio Brant. O primeiro renunciou ao pleito online para dar “isenção ao processo”. Leven e Frias saíram por entenderem que a eleição foi resolvida no sábado passado

Leven Siano, o mais votado no pleito de São Januário, ocorrido no sábado passado, tentava reconhecer sua vitória desde a última quinta-feira, quando entrou com recurso no Superior Tribunal de Justiça e fez pedido de reconsideração à decisão do presidente do STJ que suspendeu os efeitos legais do pleito presencial. Entrou também com mandado de segurança no mesmo tribunal e foi ao Supremo Tribunal Federal. No STF, porém, o processo não teve seguimento após decisão da ministra Cármen Lúcia.

No início do dia, integrantes da mesa diretora da Assembleia Geral tentaram a impugnação do pleito on-line. Roberto Monteiro (presidente do Conselho Deliberativo), Silvio Godói (presidente do Conselho de Beneméritos), Alicides Martins (vice da Assembleia Geral) e Rafael Landa (membro do Conselho Fiscal) não reconhecem a eleição deste sábado. Presidente da Assembleia Geral, Faués Cherene Jassus, o Mussa, se opôs aos demais.

Entenda a polêmica na eleição do Vasco

Na noite de sexta-feira (6/11), a Justiça determinou que a eleição do Vasco acontecesse na manhã do dia seguinte, sábado (7/11). O pleito teve início às 9h55 e tinha previsão de terminar às 22h. Porém, no começo da noite, uma decisão do presidente do STJ, Humberto Martins, mandou suspender a votação.

Mesmo com a decisão do STJ, a mesa diretora da Assembleia Geral decidiu prosseguir o pleito. Pouco depois das 22h, quando ainda havia sócios na fila para votar, as luzes de São Januário foram apagadas e a votação encerrada. As urnas, em um primeiro momento, foram lacradas. Porém, a mesa diretora da Assembleia Geral não achou lugar para deixá-las e resolveu fazer a contagem às 2h.

Nesse momento, apenas apoiadores dos candidatos Leven Siano e Sérgio Frias continuavam na sede. Os correligionários de Alexandre Campello, Jorge Salgado e Julio Brant já tinham ido embora, assim como os três candidatos. Leven Siano foi o mais votado.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
5 comentários
  • Responder

    Brant parabéns pelo bi-vice em um mesmo ano, não é para qq um perder duas eleições seguidas de forma diferente e em uma semana e pior, pagou do bolso a empresa que realizou a eleição. Showww

  • Responder

    O Vasco nas mãos de Salgado, me parece estar em boas mãos! Que Deus o ajude. Que o espírito do nosso último Presidente, Antônio Soares Cakçada, esteja com ele e o faça reerguer aquele que foi um dos maiores clubes de futebol do Brasil!

  • Responder

    Tem de limpar o Vasco dessa velha corja que sempre sugou o Vasco. Melhor Salgado que Brant, mas melhor ainda é Leven Siano, que significa renovação, esperança de um idoso como eu (75 anos) ainda ver o Vasco ganhar um título de expressão. Se Leven Siano tiver mesmo a intenção de reerguer o Vasco, basta fazer uma campanha dos 50 ou dos 100 reais para cada torcedor. Se formos realmente 20 milhões de torcedores tranquilamente vai arrecadar 1 a 2 bilhões. A torcida vai estar juntar e apoiar. Eu e meus filhos daremos até mais. Se a torcida construiu São Januário 1923, porque agora deixaria de contribuir para reforma e ampliar São Januário, acabar o CT, montar um grande time e pagar as dívidas que estes velhos sugadores do Vasco fizeram no clube.

  • Responder

    Muito fácil o nosso VASCO se livrar dos que querem o nosso mal. Vamos nos livrar de Roberto Monteiro, Edmison Valentim e Silvio de Godoy, e esse tal de Mussa, sem falar no filho do demo, o Euriquinho, todos esses aí, sempre foram fantoches e pano de chão do Euvirus pilantra ladrão, fora , comessa cambada do nosso Vasco.

  • Responder

    Outra eleição???

    Parabéns Mussa!! Armou direitinho. Pagou a empresa do seu bolso, uma eleição digital que ninguém viu, ninguém sabe nada, deve ter participado meia dúzia de sócios . E seus filhos que estão na chapa do Jorge Salgado.
    Parabéns Mussa!!!

    O Vasco acabou.

    Bando de filhos da put@!

Comente

Veja também
Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Vasco se torna ‘refém’ de jogadas pelo alto no Brasileiro

Com duas derrotas seguidas, Vasco da Gama tem abusado das bolas aéreas neste começo de Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Datas, horários e locais de Vasco x Fortaleza, pela 3ª fase da Copa do Brasil

Vasco da Gama já conhece o dia e a hora em que irá enfrentar o Fortaleza na terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Vegetti se torna protagonista no Vasco durante ausência de Payet

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, se tornou a referência ofensiva durante a ausência do meio-campista Dimitri Payet.

Hugo Moura é anunciado pelo Vasco
Idênticos! Torcedores comparam rostos de Hugo Moura e Philippe Coutinho

Torcedores do Vasco da Gama estão apontado semelhanças do volante Hugo Moura com o craque Philippe Coutinho.

PC Oliveira comentarista do Grupo Globo
PC Oliveira elogia atuação do VAR e reafirma que não houve pênalti para o Vasco

Na derrota para o Fluminense, o Vasco da Gama reclamou de um pênalti não marcado do zagueiro Manuel, no primeiro tempo.