Jogo dos 7 erros: por que o Vasco não consegue reagir na temporada?

Eliminado na Copa Sul-Americana, Vasco da Gama tem semana decisiva na Copa do Brasil e está a uma posição do Z4 do Brasileiro.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Del Valle
Jogadores do Vasco em jogo contra o Del Valle (Foto: André Durão/ge)

Neste sábado (2), o time cruzmaltino foi superado pelo Mirassol por 3 a 2, no Estádio Campos Maia, e chegou à marca de sete partidas consecutivas sem vencer no Campeonato Brasileiro. O revés fora de casa, válido pela 18° rodada, mantém a equipe carioca perigosamente próxima da zona de rebaixamento e pressiona ainda mais o trabalho do técnico Fernando Diniz.

Apesar de ter marcado dois gols – algo raro nas últimas rodadas – o desempenho coletivo voltou a ser marcado por falhas decisivas. O primeiro gol do Mirassol veio após um chute de longa distância de Negueba, no qual o goleiro Daniel Fuzato não conseguiu segurar, cometendo falha técnica. No segundo, um erro na saída de bola de Maurício Lemos resultou em um contra-ataque fulminante, finalizado com precisão por Chico da Costa. O terceiro gol dos paulistas saiu em jogada bem construída, sem interferência de falhas vascaínas.

O Vasco até tentou reagir, mostrou certa entrega ofensiva, mas a fragilidade defensiva e a instabilidade emocional continuam pesando. A sequência negativa já começa a preocupar a diretoria e a torcida, que cobra mudanças urgentes para evitar um novo drama no campeonato.

A situação defensiva do Vasco é alarmante. Segundo “Gato Mestre”, do ge, já são sete erros individuais que terminaram em bola na rede adversária, o maior número entre todos os clubes da Série A.

O zagueiro João Victor é o principal símbolo da fragilidade, com duas falhas diretas. Paulinho, Hugo Moura, Vegetti, Daniel Fuzato e Maurício Lemos também contribuíram com erros decisivos – um retrato fiel da desatenção e da desorganização do sistema defensivo curzmaltino.

Desde o retorno das competições após o Mundial de Clubes, o Vasco simplesmente não sabe o que é vencer. Foram derrotas para Botafogo, Independiente del Valle (no Equador) e Mirassol, além de empates pouco convincentes contra Grêmio, Internacional, CSA e novamente o Del Valle. A consequência foi imediata: eliminação precoce na Sul-Americana e um sinal de alerta aceso na Copa do Brasil.

PRÓXIMO JOGO

A derrota para o Mirassol deixou o Vasco afundado na zona de rebaixamento, com apenas 15 pontos. A sequência negativa e o baixo desempenho aumentam a pressão sobre a equipe, que precisa reagir com urgência para evitar um novo fracasso na temporada.

Para tentar reverter a maré, o time de Fernando Diniz volta a campo na próxima quinta-feira (7), às 20h, em São Januário, contra o CSA, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

Comente

Veja também
Apoio de Pedrinho dá fôlego a Diniz antes de semana decisiva no Vasco

Fernando Diniz ainda tem total respaldo da direção de Pedrinho para seguir no cargo de técnico, mesmo com resultados negativos.

Com apenas 2 jogos sem sofrer gols, Vasco tem a 4ª pior defesa do Brasileiro

Com 23 gols sofridos e apenas dois jogos sem ser vazado, o Vasco da Gama está entre as piores defesas do Campeonato Brasileiro.

Vasco pode ter recorde negativo na temporada sob o comando de Diniz

Sem vencer há sete jogos, Vasco da Gama pode ter recorde negativo na temporada de 2025 sob o comando de Fernando Diniz

Diniz pede e Vasco prioriza reforço para a zaga

Com carências no setor defensivo, Fernando Diniz pede nome para a zaga e Vasco da Gama prioriza contratação para o setor.

Lédio Carmona analisa confronto entre Vasco x CSA e aponta vencedor

Comentarista do grupo Globo, Lédio Carmona analisa confronto entre Vasco da Gama e CSA, pela Copa do Brasil, e indica vencedor.

Cauã Paixão se despede do Vasco e acerta com novo clube

Atacante de 21 anos revelado na base do Vasco da Gama, Cauã Barros estava emprestado ao Zhytomyr, da Ucrânia.

Casimiro de desespera com situação do Vasco e faz alerta a Pedrinho

Influenciador e torcedor do Vasco da Gama, Casimiro Miguel analisou o momento dramático do time na temporada.

Vegetti amplia vantagem no ranking de artilheiros do Brasil em 2025

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti marcou mais uma vez e permaneceu no topo de goleadores da temporada brasileira.

Alvo do Vasco, Andrés Gómez se destaca por participação em gols; veja números

Atacante colombiano do Rennes-FRA, Andrés Goméz está na mira do Vasco da Gama e pode pintar como reforços em São Januário.

Léo Jardim e Paulo Henrique voltam no Brasileiro; Lucas Piton é desfalque

Vasco da Gama terá os retornos de Léo Jardim e Paulo Henrique para o jogo contra o Atlético-MG, enquanto Piton fica fora por suspensão.