Jogadores fazem pacto por Barbieri e se blindam para retomar confiança do elenco

Apesar da má fase do Vasco da Gama, o técnico Maurício Barbieri permaneceu no cargo e ganhou o apoio dos jogadores.

Barbieri conversa com jogadores no clássico
Barbieri conversando com jogadores do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Há um senso comum entre dirigentes, comissão técnica e torcedores do Vasco de que o fator psicológico é um dos principais problemas do time na sequência ruim do Campeonato Brasileiro. A bola precisa entrar, e Maurício Barbieri tem a missão de reestruturar a confiança dos seus jogadores.

A tarefa não é fácil, mas o treinador conta com o apoio do grupo na busca por melhores dias. Os jogadores estão fechados com Barbieri. Isso ficou evidente na fala de Léo a torcedores do Vasco em conversa no CT Moacyr Barbosa, na última quarta. E mais ainda nos abraços que Barbieri recebeu dentro do vestiário após a goleada sofrida para o Flamengo. “Estamos com você”, ele ouviu.

Em momento de crise e de cobranças externas pela demissão do treinador, a confiança do elenco é o elemento principal para Barbieri conseguir dar a volta por cima. Depois de quatro derrotas, não tem como dizer que o ambiente no Vasco é dos melhores. Jogadores estão abalados e precisam de uma orientação mais firme. O diretor técnico Abel Braga é quem ajuda nisso.

– Você pode passar conhecimento, mas não pode passar experiência. A pessoa precisa viver para crescer com aquilo. Infelizmente, estamos passando por experiências dolorosas nos últimos jogos, e a expectativa é que a gente possa crescer – declarou Barbieri após a derrota no clássico.

O atacante Alex Teixeira também tenta ajudar junto ao capitão Léo. Cria do clube, Alex é o jogador mais velho do time, com 33 anos. Precisa assumir a responsabilidade em um elenco que possui a segunda menor média de idade da Série A, campeonato que exige casca e experiência.

– A gente vai se cobrar e começar a ter resultado. A partir do próximo jogo vocês vão ver mudanças de resultados. Peço a vocês, de coração, independente se tem crítica ou não, esse cara é fantástico. O Vasco não vai ser rebaixado. Dê um voto de confiança para o Barbieri, ele chega 7 da manhã e sai 9 da noite – disse o zagueiro Léo a torcedores do Vasco.

Os trabalhos durante a semana têm mostrado coisas bem diferentes do que acontece nos jogos. Tanto que o treinador também tem respaldo da diretoria e da 777 Partners. Os treinamentos são intensos, o ensinamento é transmitido, mas no jogo não é executado da melhor forma. Muito por causa do fator mental. O momento de derrotas só prejudica o psicológico.

Mas a inexperiência é um problema que resulta da montagem do elenco. O Vasco contratou apenas um jogador com mais de 30 anos: Gabriel Carabajal, que só atuou duas vezes até o momento, ambas saindo do banco de reservas. Léo Jardim, Léo e Jair também têm um pouco mais de experiência.

A ideia era trazer mais jogadores cascudos para mesclar com os jovens do elenco – do meio para a frente, o Vasco tem como opção muitos garotos da base. No entanto, a 777 Partners vetou a maioria dos atletas considerados mais experientes.

– Acreditamos que temos jogadores que podem figurar no time titular, como Erick Marcus, Figueiredo, Gabriel Pec, que ganhou a condição de titular contra um jogador contratado, Rayan, que não tem nem 17 anos. Eles precisam de jogadores experientes ao lado. A gente busca jogadores experientes, sim – disse recentemente o diretor esportivo Paulo Bracks, que completou:

– A filosofia do grupo é para jogadores mais jovens, mas 70% dos jogadores que a gente investiu tem mais de 25 anos. Mas, se o momento é de assumir a culpa, erramos em não ter jogadores com mais experiência do meio para a frente e vamos corrigir isso.

Em busca de soluções e de passar confiança ao elenco, Barbieri tem se jogado no trabalho. Chega ao CT Moacyr Barbosa todos os dias bem cedo e só sai à noite.

– O trabalho é tentar encontrar soluções, e reconheço que as soluções têm sido insatisfatórias pelos resultados que tenho apresentado. Vou voltar a analisar para que esse elenco encontre um caminho melhor e os resultados voltem a aparecer – destacou o treinador.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Tem que contratar um camisa 10 um lateral esquerdo e um direito, um bom volante e dois atacantes

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.