Jogadores do Vasco e Diniz destacam importância da Data Fifa

Após maratona de jogos, Vasco da Gama terá dias livres nesta Data Fifa; jogadores e técnico Fernando Diniz comemoram.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Cruzeiro
Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Cruzeiro (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Entre a última Data-Fifa e a que começa nesta segunda-feira, foram 24 dias. O suficiente para o Vasco entrar sete vezes em campo, com uma média de um jogo a cada três dias praticamente. O período foi importante para a equipe de Diniz avançar às semifinais da Copa do Brasil e se distanciar do Z-4 no Brasileirão. Agora, a primeira missão do período sem jogos é simples: descansar.

No espaço entre os dois períodos sem jogos, o Vasco venceu três partidas, empatou outras três e perdeu apenas uma — contra o Palmeiras, no Allianz Parque. A equipe só teve uma semana de treinos livre, entre a partida contra o Ceará e o Flamengo. A sequência de bons resultados foi fundamental para dar tranquilidade no Brasileirão.

  • 11/09 – Botafogo 1 x 1 Vasco – Copa do Brasil
  • 14/09 – Vasco 2 x 2 Ceará – Brasileirão
  • 21/09 – Flamengo 1 x 1 Vasco – Brasileirão
  • 24/09 – Vasco 2 x 0 Bahia – Brasileirão
  • 27/09 – Vasco 2 x 0 Cruzeiro – Brasileirão
  • 01/10 – Palmeiras 3 x 0 Vasco – Brasileirão
  • 05/10 – Vasco 4 x 3 Vitória – Brasileirão

Após a virada de 4 a 3 contra o Vitória neste domingo, os jogadores do Vasco, em entrevistas na zona mista, destacaram a importância da Data-Fifa neste momento da temporada. Atletas titulares, e até mesmo reservas, disseram que o período sem jogos é fundamental neste momento.

Matheus França, ainda em readaptação ao futebol brasileiro, disse que está se sentindo melhor fisicamente e afirmou que o período dos próximos dez dias será importante para descansar, antes de voltar a trabalhar firme para a sequência da temporada. O meia tem entrado no fim dos jogos do Vasco e se tornou uma peça utilizada em quase todas as partidas.

– É muito importante para seguir trabalhando firme e descansar (nesta Data Fifa). Estou me sentindo bem fisicamente. Já estou entrando mais nas partidas e só tenho a crescer mais (após o período sem jogos) — disse França.

Destaque do Vasco nas últimas rodadas, Rayan disse que vai aproveitar a folga para descansar com a família e esfriar a cabeça. O atacante se tornou peça-chave do esquema de Diniz. Ele foi fundamental na virada contra o Vitória, ao marcar dois gols na partida.

– (Agora) É descansar. Teremos dois dias de folga para esfriar a cabeça. Na quarta voltamos, mas nesses dois dias vou ficar com a família — revelou Rayan.

A comissão técnica vê o período sem jogos como fundamental para recuperar as energias da equipe até o fim da temporada. Em conjunto com o departamento de saúde e performance do clube, Diniz optou por dar dois dias de folga para os jogadores. As atividades voltam na quarta-feira, e o nível da intensidade dos treinos vai aumentando até o dia 15, quando o Vasco enfrenta o Fortaleza pelo Brasileirão.

Muitos desses treinamentos são feitos pela manhã. Em dias de calor, as longas sessões de treino ajudam até alguns estrangeiros da equipe a se adaptar ao Brasil, como Nuno Moreira. O atacante português disse que sentiu muito calor contra o Vitória no último domingo, mas que as atividades no dia a dia o ajudaram na adaptação.

– O calor existe para as duas equipes. Quando cheguei, em fevereiro, também estava muito calor e foi mais doloroso do que está agora. Nós temos que nos adaptar. Nós treinamos todos os dias no Sol e isso faz com que nos adaptemos mais rápido – disse Nuno.

Em entrevista coletiva, Diniz afirmou que o Vasco tem utilizado bem as pausas para a Data Fifa. O treinador disse que viu uma melhora no preparo físico dos atletas, que têm suportado os jogos com mais intensidade até os minutos finais. O técnico atrelou isso aos longos treinamentos que faz, com sessões grandes de treinos.

– Desde que estou aqui temos aproveitado bem essas pausas. Primeiro momento é saber descansar e depois é estimular os jogadores. O Vasco hoje é digno de ser elogiado pelas condições físicas dos jogadores. Quando cheguei isso era criticado mas hoje acho que estamos bem nisso. O volume físico comigo é alto e a intensidade também. Hoje temos só o Cuesta para voltar (de lesão), e acho que contra o Fortaleza ele vai voltar. É preparar e melhorar fisicamente e na parte tática.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Cria da base assume protagonismo e Vasco deixa de depender de Vegetti

O Vasco diminui a dependência de Vegetti e vê Rayan virar o artilheiro da equipe sob o comando de Fernando Diniz.

Júnior elogia Paulo Henrique e indica outro vascaíno para Seleção Brasileira

Comentarista do Grupo Globo, Júnior destacou a boa fase de Paulo Henrique e apontou nome do Vasco da Gama para a Seleção Brasileira.

Leila Pereira se manifesta após fala de Bap sobre empréstimo da Crefisa ao Vasco

Leila Pereira respondeu às insinuações feitas pelo presidente do Flamengo a respeito do empréstimo da Crefisa ao Vasco.

Jornal português exalta Rayan e o chama de ‘novo Hulk’

Atacante do Vasco da Gama, Rayan ganhou destaque na imprensa internacional após mais uma grande atuação com a camisa Cruzmaltina.

Pesquisa aponta quem é o jogador mais valioso do elenco do Vasco

Estudo mostra atletas com maior “preço justo” de transferência estimado de cada um dos 20 times do Campeonato Brasileiro.

Laterais participam de um terço dos gols do Vasco em 2025

Jogadores que atuam no lado de campo do Vasco da Gama tem mostrado muita força ofensiva ao longo da temporada.

Diniz muda chave no Vasco e mira vaga na Libertadores

Com a quarta melhor campanha no returno do Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama ocupa a 10ª colocação e busca entrar no G6.

Vegetti enfrenta jejum de gols e vê titularidade ameaçada no Vasco

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti atravessa má fase com a camisa Cruzmaltina e pode perder vaga na equipe.

Coutinho ganha descanso no Vasco após 16 jogos seguidos

Voltando à velha forma, Philippe Coutinho tem sido um dos destaques do Vasco da Gama na recuperação do time na temporada.

Vasco se reapresenta nesta quarta com questões no elenco para resolver

Vasco da Gama volta a campo no dia 15 de outubro, quando irá visitar o Fortaleza, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.