Jogador de Futebol de 7 do Vasco se inspira no xará Vinícius Júnior, do Real Madrid

O atleta de Futebol de 7 do Vasco da Gama, Vinicius Júnior, sonha em conhecer o xará, estrela do Real Madrid, da Espanha.

O streamer Casimiro Miguel fez um convite a Vinícius Júnior, do Real Madrid , para jogar “só três jogos” no Vasco. O chamado, que viralizou, arrancou risadas do jogador do Real Madrid. Mas o que, talvez, muitos não saibam, é que o clube tem um homônimo que também se destaca com a bola nos pés.

Vinicius Teixeira da Silva Júnior, ou Vini Jr., de 18 anos, atua no Futebol de 7, que é emocionado por atletas com paralisia cerebral, e está no Vasco desde 2020, quando pôde realizar também um sonho familiar.

“Sempre gostei de futebol e, no final de 2020, recebi a proposta para poder fazer um teste no Vasco, onde eu consegui entrar no mundo do futebol paralímpico. Meu avô era vascaíno e sempre sonhou jogando comigo no clube. Passei e logo fui chamado para jogar a Série B do Brasileiro pelo Bangu [parceiro do Vasco na modalidade]. A partir daí, comecei minha trajetória.”

A paralisia cerebral teve reflexos mais fortes no lado direito do corpo do jovem. Fã de futebol, sempre praticou a modalidade, e a oportunidade no Cruz-Maltino surgiu justamente através do hospital onde faz fisioterapia.

Dentre os ídolos no futebol, cita Messi , Neymar e também o xará. “O Vinícius Júnior, para mim, é uma inspiração”, disse. O atleta, inclusive, lamentou os ataques racistas ao atacante do Real Madrid. “O futebol une as pessoas, emociona, e o que fez com o Vini Júnior não cabe dentro do esporte”, afirmou.

Vinícius Júnior integrou a seleção que conquistou a medalha de prata nos Jogos Parapan de Jovens, em Bogotá, em junho. Mais que os pódios, ele tem no esporte também uma forma de melhoria da qualidade de vida.

“Quando eu era menor, tinha muita dificuldade pela questão da falta de equilíbrio, algumas dores no corpo. O esporte me ajudou a soltar a musculatura. Isso é importante porque, quando eu fico muito tempo parado, o meu corpo atrofia. Às vezes, os meus músculos e ossos começam a fazer e incomodam”, explicou.

Morador de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, ele faz treinos tanto em São Januário quanto em uma quadra em Realengo. “Vinicius é bem caladão, mas se solta bastante nos treinos. Tem todo um futuro pela frente”, disse Marcos Vinicius, técnico da seleção.

Vinicius Júnior do Futebol de 7 do Vasco
Vinicius Júnior do Futebol de 7 do Vasco

Futebol de 7 fora dos Jogos Paralímpicos

Atualmente, o Futebol de 7 está fora dos Jogos Paralímpicos. Ele foi retirado pelo Comitê Paralímpico Internacional após o Rio 2016. O fato de não estar na lista faz com que a modalidade não consiga captação de alguns recursos.

O Futebol PC utiliza as regras da Fifa, mas com algumas preferências. Desde janeiro de 2018, a classificação funcional passou a dividir os atletas do futebol PC para paralisados ​​aéreos em três novas classes funcionais: FT1 (Comprometimento severo), FT2 (mediano) e FT3 (leve). Vini Jr é classificado como FT2.

Fonte: Uol

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Fernando Prass em sua época de goleiro pelo Ceará
Prass critica gestão da 777 Partners e pede mudanças no Vasco

Ex-goleiro do Vasco da Gama, Fernando Prass lamentou a atual situação do Clube e cobrou respostas da 777 Partners.

Guerreiros do Almirante em São Januário
Guerreiros do Almirante cobra a abertura dos contratos do Vasco com a 777 Partners

Os torcedores Cruzmaltinos pedem mais transparência do grupo americano 777 Partners na gestão do Vasco da Gama.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Criciúma em SJ
Confira os 5 desafios que o novo técnico terá no Vasco

O novo técnico do Vasco da Gama terá alguns desafios para organizar a casa e ter uma temporada tranquila em São Januário.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco tenta contratação de Paulo Pezzolano; Clube tem plano B 

O Vasco da Gama já entrou em contato e tenta a contratação do técnico Paulo Pezzolano o mais rápido possível.

Pedro Martins e Paulo Pezzolano no Cruzeiro
Novo técnico do Vasco pode ser estrangeiro; veja nomes livres no mercado

Novo diretor de futebol do Vasco já traçou o perfil do novo treinador e pode contratar novamente um estrangeiro.