João Victor se firma na zaga e cumpre meta pessoal no Vasco

Após recorde negativo em 2024, o zagueiro João Victor atuou em 16 partidas até o momento pelo Vasco sem ser expulso.

João Victor em Vasco x Sport em São Januário
João Victor em Vasco x Sport em São Januário (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Depois de uma temporada de altos e baixos, em que sofreu para conseguir se firmar e desfalcou o Vasco em diferentes momentos por precisar cumprir suspensão, João Victor colocou a cabeça no lugar e conseguiu cumprir sua meta pessoal no primeiro terço do ano: ele quer passar 2025 inteiro sem receber um cartão vermelho sequer.

A meta foi revelada por ele no início de janeiro, na reapresentação da equipe.

– […] tenho em mente que eu não quero ser expulso nenhuma vez esse ano. Principalmente o cartão vermelho direto. Os cartões amarelos são uma coisa que acontece com mais naturalidade, mas o cartão vermelho direto é o que eu não quero tomar esse ano – disse na ocasião.

Titular na defesa do time comandado por Fábio Carille, João Victor atuou em 16 partidas até o momento. Em todas elas, começou jogando e ficou até o final, o que significa que ele ficou em campo por aproximadamente 1.440 minutos – sem considerar os acréscimos. E não recebeu um único cartão vermelho.

Foram quatro amarelos, por outro lado: contra Sampaio Corrêa, Botafogo e Flamengo (pelo Carioca), e contra o Corinthians (no Brasileirão).

A título de comparação, a essa altura na temporada passada João Victor tinha cinco cartões amarelos e um vermelho – com menos jogos e na maioria das vezes sem atuar durante os 90 minutos.

João Victor terminou 2024 com quatro cartões vermelhos e foi eleito pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) o jogador “mais durão” (toughest player”, na tradução aproximada) do mundo. Outros atletas chegaram a ser expulsos pela mesma quantidade de vezes ao longo da temporada, mas o zagueiro do Vasco foi quem precisou de menos jogos para isso.

Depois do recorde negativo, João Victor começou 2025 como o principal zagueiro do elenco e vive no momento sua maior sequência de jogos com a camisa do Vasco: são 14. Sua dupla alternou entre Lucas Oliveira, Lucas Freitas e Maurício Lemos, mas ele tem sido figurinha carimbada nas escalações de Carille.

Na vitória sobre o Sport, ele foi o responsável por chamar os jogadores para comemorar o primeiro gol com o treinador na beira do campo, em demonstração de apoio.

– É para mostrar que todo mundo está de acordo com ele. A gente sabe que, em alguns momentos, as coisas não acontecem e parece que não está sendo feito um bom trabalho, mas a gente acredita muito nele, acredita no que a gente vem fazendo nos treinamentos e a gente sabe que a gente vai dar a volta por cima e vamos brigar lá em cima na tabela – disse depois da partida.

Com João Victor confirmado na defesa, o Vasco volta a campo nesta terça-feira para enfrentar o Ceará, na Arena Castelão, pela quarta rodada do Brasileirão. A bola rola às 21h30 (de Brasília).

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:João Vitor
Comente

Veja também
Hoje tem! Vasco enfrenta o Lanús em São Januário pela Sul-Americana

O Vasco da Gama enfrenta o Lanús às 21h30min desta terça-feira, pela 3ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana.

Escalação do Vasco contra o Lanús

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Lanús, nesta terça-feira, e São Januário, pela Sul-Americana.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Lanús

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Lanús, em São Januário, pela 3ª rodada da Sul-Americana.

Definida a arbitragem para Vasco x Lanús pela Sul-Americana

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Lanús nesta terça-feira, em São Januário, pela Sul-Americana 2025.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Jornalista afirma que Fábio Carille é melhor que Filipe Luís

O jornalista Elia Júnior colocou Carille na frente de Filipe Luís, e pontuou que o técnico do Flamengo está no início da carreira.

Tchê Tchê, Payet e Lemos seguem fora; Adson pode voltar contra o Lanús

O atacante Adson treinou normalmente nesta segunda-feira e deve estar na lista de relacionados do Vasco contra o Lanús.

Vasco pode ter mudanças para enfrentar o Lanús

Com possível retorno de Tchê Tchê, Fábio Carille deve promover alterações na equipe titular do Vasco da Gama para enfrentar o Lanús.

Veja os jogadores que mais atuaram sob o comando de Carille no Vasco

Alguns jogadores do Vasco da Gama tem prestígio com Fábio Carille e lideram lista com maior números de partidas em 2025.

Vitória contra o Lanús pode aliviar pressão interna sobre Carille

Além de garantir a liderança do Grupo G, vitória sobre o Lanús pode aliviar pressão interna no Vasco da Gama sobre Fabio Carille.