Jejum do Vasco durou 2.999 dias

Quebrado ontem o que foi o segundo maior jejum de títulos da história do Vasco da Gama.

Exatamente 2.999 dias. Esse foi o longo período de seca pelo qual o Vasco passou desde o título do Campeonato Carioca de 2003 até o da Copa do Brasil de 2011, conquistado na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira. Foi o segundo maior jejum de títulos da história do clube, menor apenas do que o de 3.164 dias, ocorrido entre 1936 e 1945 (ambos com conquistas estaduais). Após a partida contra o Coritiba, os jogadores cruz-maltinos se mostraram aliviados nas declarações.

– Este era o sonho de todos no clube: desde a cozinheira chegando até o presidente. Quebramos esse jejum com estilo. Foi uma conquista nacional inédita para o clube. Estou muito feliz, marcamos nosso nome na história – afirmou o zagueiro Dedé.

O técnico Ricardo Gomes fez coro ao elenco e ressaltou a importância de ter deixado o jejum para trás. Antes do jogo contra o Avaí, em Florianópolis, pela semifinal da Copa do Brasil, o treinador havia se mostrado incomodado com o fato ao dizer que o período de títulos do Vasco era muito maior que o sem títulos.

Jejum Período
3.164 dias1936-1945
2.999 dias2003-2011
2.628 dias1958-1966

 – É só olhar para trás. A história do Vasco não se apaga e não permite um jejum desses. Conseguimos resgatar a credibilidade do clube junto aos seus torcedores de maneira rápida. E esta união foi determinante para chegarmos até aqui. Trabalhamos muito e sem perder tempo – afirmou.  

Entre 2003 e a Copa do Brasil deste ano, o Vasco viveu alguns períodos difíceis. O pior deles foi em 2008, quando acabou rebaixado no Campeonato Brasileiro. Afundado em dívidas e sofrendo pressão de todos os lados, o presidente Roberto Dinamite trouxe Rodrigo Caetano para comandar o departamento de futebol. Ali começou a reestruturação. No ano seguinte, veio a conquista da Série B que, por não ser uma conquista de primeira divisão, não serve de parâmetro.

Defesa e disciplina em alta

 

E se o assunto são os números, a derrota – com sabor de vitória – de 3 a 2 para o Coritiba foi a única na campanha do título. Nos 11 jogos disputados, o time sofreu apenas nove gols e, curiosamente, os três jogadores que estiveram em campo em todos eles são peças da defesa: Fernando Prass, Dedé e Anderson Martins. Outro ponto positivo refere-se ao aspecto disciplinar: o time comandado por Ricardo Gomes não levou nenhum cartão vermelho na competição.

números da camapanha do vasco na copa do brasil -4 (Foto: arte esporte)

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Felipe cita abalo mental ao explicar derrota e projeta chegada de Diniz

No último jogo como interino, Felipe cita mental dos jogadores para explicar derrota do Vasco da Gama e fala sobre Diniz.

Felipe volta à função de diretor técnico do Vasco com chegada de Diniz

Felipe comandou o Vasco da Gama por quatro partidas após a demissão de Carille. Ao todo, foram três derrotas e um empate.

Felipe lamenta derrota, cita anos de dificuldade do Vasco e prega união

Interino do Vasco da Gama, Felipe avaliou a partida do Cruzmaltino contra o Vitória, pela oitava rodada do Brasileiro.

Comentarista critica saída de Coutinho contra o Vitória: ‘Acabou a criatividade’

Comentarista do jogo entre Vitória e Vasco da Gama não concorda com a substituição de Philippe Coutinho e cita falta de criatividade.

Felipe analisa derrota do Vasco para o Vitória; veja a entrevista coletiva

Felipe analisou o desempenho do Vasco da Gama diante do Vitória e lamentou mais uma derrota no comando do Clube.

Melhores momentos de Vitória 2 x 1 Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira os principais lances da derrota do Vasco da Gama para o Vitória, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Cria do Vasco, Renato Kayzer comanda virada no Barradão

Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Renato Kayzer estreia pelo Vitória, marca dois gols e comanda virada.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Vitória

Notas dos jogadores do Vasco contra o Vitória na partida deste sábado, no Barradão, pela 8ª rodada do Brasileiro.

Torcida do Vasco fica na bronca com Felipe após derrota do Vasco

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe virou alvo da ira dos torcedores Cruzmaltinos depois do revés para o Vitória, pelo Brasileiro.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.