Ira jovem e Mancha Negra se manifestam contra cessão de São Januário para rivais

Torcidas organizadas se manifestaram contra o aluguel do Estádio de São Januário, após provocações da torcida do Fluminense.

Vista aérea de São Januário, a casa do Vasco
Vista aérea de São Januário, a casa do Vasco (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Após nota emitida pela Força Jovem, mais duas torcidas organizadas se manifestaram contra o aluguel do Estádio de São Januário aos rivais do Vasco da Gama.

As manifestações surgiram após o jogo entre Fluminense e Millionários, pela Libertadores da América. Na noite da última terça-feira (01), atos desrespeitosos ao Vasco da Gama ocorreram na Colina História, partidos da torcida tricolor.

No Instagram, a Ira Jovem repudiou o aluguel do estádio e criticou a diretoria cruzmaltina que, segundo a nota, ignora a forma como estão utilizando a casa do torcedor vascaíno.

Nota da Ira Jovem

A torcida IRA JOVEM VASCO repudia veemente o “aluguel” de nosso estádio para qualquer time que seja. Mais ainda por São Januário ter sido construído justamente por opressão e preconceito desses que hoje utilizam nosso templo como se fossem seu. O timeco que sempre tentou ser Vasco fez questão de tentar apagar ou omitir nossos símbolos.

Esse é um exemplo claro de falta de pulso e postura frágil de uma diretoria que ignora a forma como estão utilizando nossa casa. Para Vascaínos que queiram visitar e conhecer São Januário precisa-se agendar e é cobrado (sócio ou não), e claramente facilitada para alugar para rivais que não condiz com nossa história e origem.

Quanto foi o “aluguel” para o RIVAL? Qual a explicação plausível para se prostituir dessa forma? Isso só prova que desconhecem e fazem questão de não respeitar o VASCAÍNO.

EXIGIMOS QUE SÃO JANUÁRIO SEJA RESPEITADO E QUE NÃO SEJA ALUGADO NUNCA MAIS.

Nossa casa tem que ser honrada, pois foi construída por uma corrente de amor e dedicação de torcedores, que ali deram seu suor e sangue para erguer o MAIOR ESTÁDIO DA AMÉRICA LATINA, na epoca.

Confira a publicação

A Mancha Negra também se manifestou. Em nota, a torcida disse que é inadmissível após os desrespeitos do Fluminense em São Januário, a diretoria cruzmaltina ainda alugar o estádio para qualquer rival.

Nota da Mancha Negra

Devido aos últimos acontecimentos, a Diretoria da Mancha Negra tem uma série de considerações para fazer e se posicionar. Relacionado ao aluguel de São Januário, a Mancha Negra considera um ultraje o que ocorreu ontem.

É inadmissível que a diretoria do Vasco alugue o nosso estádio para o Fluminense jogar! O clube das laranjeiras, historicamente racista, junto com outro rival sediado na zona sul carioca, negaram ao Vasco, em 1924, o acesso a AMEA, “sob a falsa alegação do clube não ter estádio próprio, porém, o real motivo da negativa veio a tona quando foi apresentada uma proposta indecorosa, na qual o Vasco da Gama seria admitido na referida associação desde que eliminasse do time os 12 jogadores negros, pardos, caixeiros e operários.”

Ou seja, o Vasco está alugando seu estádio histórico que foi construído como resposta ao racismo dos clubes de elite da zona sul para os próprios racistas elitistas. Não fosse somente o ultraje do aluguel para os rivais historicamente racistas, os seus torcedores, historicamente mais favorecidos e “estudados” depredaram nosso patrimônio roubando placas de banheiro e tiraram fotos, postando nas redes sociais.

Urinaram e defecaram em nossas arquibancadas como completos animais irracionais. Porém a verdade é que a intenção real deles era roubar nossos troféus de competições internacionais. O que nos impressiona é uma torcida tão “educada” ser tão porca e com atitudes de tamanha baixeza.

Contudo, mais errados ainda são os dirigentes do Vasco que simplesmente jogaram a nossa resposta histórica no lixo e alugaram nosso estádio para essa corja, alegando que o o clube precisa fazer com que o estádio seja rentável e “pague” seus custos por si só (alugando o mesmo por míseros 70mil reais).

Sendo assim, ainda no contexto da possível criação e venda da Sociedade Anônima do Futebol – SAF do Vasco da Gama, colocamos como exigência da Mancha Negra o NÃO aluguel ou empréstimo do nosso estádio de São Januário para rivais. Entendemos que o lucro é importantíssimo porém não poderá NUNCA estar à frente da história do clube ou acima da vontade dos torcedores.

Confira a publicação

Sobre os símbolos do Vasco que foram cobertos em São Januário, o Clube explicou que foi uma determinação da Conmebol, porém a torcida prefere que, de qualquer forma, o estádio não seja alugado.

2 comentários
  • Responder

    Tá fácil pro $$algado, até às organizadas agora ficam nessa de mandar notinha em internet.

  • Responder

    ELES JA DÃO COMO CERTA O USO DE SÃO JANUÁRIO NA PRÓXIMA FASE. E AÍ FJV, IRA E MANCHA NEGRA???? VÃO DEIXAR CONTINUAR ZOMBANDO DA GENTE???? VAMOS COBRAR A ESSA DIRETORIA!!!! VAO ALUGAR O CAR@LHO!!!!

Comente

Veja também
Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não teve efeito e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.