Início no Grêmio e título contra o PSG: conheça detalhes da carreira de Léo Jardim

Novo goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim começou sua carreira no Grêmio, se destacou em Portugal e foi campeão na França.

Léo Jardim, goleiro do Lille-FRA
Léo Jardim, goleiro do Lille-FRA (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Anunciado como 10º reforço do Vasco para a temporada, Léo Jardim chega ao clube após cinco anos no futebol europeu. Apesar do prestígio junto ao torcedor vascaíno, que avaliou positivamente a sua contratação, o goleiro não é muito conhecido no Brasil, pois teve poucas oportunidades no Grêmio, clube que o revelou.

Confira as movimentações do Vasco no Mercado da Bola

Léo Jardim foi promovido ao time profissional em 2014, com o técnico Luiz Felipe Scolari. Chegou a ficar no banco em diversas partidas, mas a primeira oportunidade só foi acontecer em 2016, com Renato Gaúcho. O goleiro substituiu Bruno Grassi, que se machucou no segundo tempo do empate com o Palmeiras, pelo jogo da volta da Copa do Brasil, competição que o Tricolor gaúcho terminou com o título.

Justamente por causa daquela decisão contra o Atlético-MG, Renato Gaúcho decidiu poupar os titulares e deu oportunidades para Léo Jardim estrear como titular do Grêmio. O goleiro jogou os dois jogos que antecederam as finais e mais um, pela última rodada do Brasileiro.

No ano seguinte, Léo Jardim disputou nove partidas, mas acabou perdendo espaço no banco de reservas para Paulo Victor. O titular era Marcelo Grohe, dono absoluto da posição. Sem perspectiva de jogar, o goleiro rumou para Portugal para defender o Rio Ave.

Destaque em Portugal

No clube português Léo Jardim teve sequência e disputou 38 jogos na temporada 2018/19. As atuações de destaque despertaram a atenção do Lille, da França, que o comprou por 6 milhões de euros (cerca de R$ 26 milhões na cotação da época).

No primeiro ano no Lille (2019/20), Léo Jardim foi reserva e disputou apenas quatro jogos. Na temporada seguinte foi emprestado ao Boavista, de Portugal, e mais uma vez brilhou em terras lusitanas. Passou 9 dos 35 jogos sem sofrer gols e em 12 pênaltis contra ele, seis não entraram.

Titular e título contra o PSG

A temporada de destaque pelo Boavista o fez retornar com moral para o Lille e logo no primeiro jogo uma verdadeira pedreira, o PSG, pela decisão da Supercopa da França. Com uma atuação segura, Léo Jardim fez grandes defesas para garantir a vitória por 1 a 0 e o título. O goleiro terminou a temporada anterior e começou a atual como titular, mas acabou perdendo a posição para o francês Lucas Chevalier.

Inspiração

Com o retorno ao futebol brasileiro, Léo Jardim pode repetir os passos de dois grandes goleiros criados no Grêmio, Fernando Prass e Cássio. Ambos não tiveram espaço no Imortal, rumaram para a Europa e voltaram como desconhecidos, mas alcançaram a idolatria dos torcedores. Prass pelo próprio Vasco e Palmeiras, e Cássio pelo Corinthians.

Fonte: Lance!

1 comentário
  • Responder

    2 grandes goleiros a solução e fácil pra não debochar um ou outro par

Comente

Veja também
Vasco tem interesse em destaque do Fortaleza e pode incluir JP na negociação

Vasco da Gama tenta contratar Tomás Pochettino, destaque do Fortaleza, e avalia incluir JP para viabilizar a negociação.

Maior goleada do Brasil em Copas teve todos os gols de jogadores do Vasco

Vasco da Gama teve todos os gols da maior goleada do Brasil em Copas. Relembre o histórico 7 a 1 sobre a Suécia no Mundial de 1950.

Pausa da Copa vira trunfo para o Vasco recuperar atletas e confiança

Vasco da Gama aproveita a pausa da Copa do Mundo para recuperar atletas, fortalecer a confiança do elenco e buscar reação no Brasileirão.

Abraham Marcus: veja números e por que o atacante entrou na mira do Vasco

Abraham Marcus entrou na mira do Vasco após a melhor temporada da carreira. Veja números, trajetória e características do atacante.

Relembre o episódio que tirou Renato Gaúcho da Copa do Mundo de 1986

Atual técnico do Vasco, Renato Gaúcho foi cortado da Copa de 1986 após deixar a concentração da Seleção Brasileira.

Vasco corre risco de perder 4 jogadores sem custos a partir de julho

Vasco da Gama terá quatro jogadores aptos a assinar pré-contrato a partir de julho; veja quem pode deixar o Clube sem custos.

Retorno de Jair será decisivo para seu futuro no Vasco

Vasco da Gama avaliará Jair após retorno aos gramados para definir a permanência do volante, que tem contrato até o fim da temporada.

Futuro de Marino Hinestroza no Vasco deve ser definido em breve

Em baixa no Vasco da Gama, Marino Hinestroza deve ter futuro definido em breve e a tendência é um retorno ao futebol colombiano.

Ex-atacante do Vasco encaminha acerto com o Cuiabá

Ex-atacante do Vasco da Gama, Fábio Gomes, que atua no futebol mexicano, está perto de um acerto com o Cuiabá.

Renato Gaúcho aparece em campanha de cortes de carne; veja

Técnico do Vasco da Gama, Renato Gaúcho estrela campanha de cortes de carne, em comemoração ao Dia dos Namorados; veja vídeo.