Inerte, Vasco assiste passeio do Botafogo e assume desistência pelo acesso

Goleada imposta pelo Botafogo em São Januário sacramentou a permanência do Vasco da Gama na Série B por mais um ano.

Marquinhos Gabriel durante jogo contra o Botafogo
Marquinhos Gabriel durante jogo contra o Botafogo (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

A matemática em que o Vasco se apegava hoje é mera formalidade. O clube jogou a toalha pelo acesso, e a sequência na Série B em 2022 já é uma realidade. E da forma mais cruel possível. Com uma atuação apática e uma goleada histórica, o time perdeu por 4 a 0 para o Botafogo, em São Januário, e pavimentou o caminho para disputar pela quinta vez a segunda divisão do futebol brasileiro.

Retrato de um Vasco que em raras vezes jogou bem e, em nenhum momento, fez por merecer o acesso. O time não frequentou o G-4 da Série B em nenhuma das 34 rodadas até aqui e, em geral, foi um time de meio de tabela. Algo inimaginável para o clube do tamanho do Vasco, apontado por muito como favorito antes da competição.

Em nono, com 47 pontos, a oito do G-4, faltando quatro rodadas para o fim da Série B, o acesso, ou um milagre, já não são mais cogitados em São Januário após a goleada para o Botafogo.

– Até o dia de hoje sempre tivemos a chance muito acesa em trazer o Vasco para a Série A de novo. Infelizmente não conseguimos. Mas o Vasco vai voltar para a Série A. Merece – disse Diniz, referindo-se à próxima temporada.

– É um dia muito triste para a gente que trabalha incessantemente nesse projeto, mas é um dia de uma frustração gigantesca, do tamanho da frustração da torcida – completou o diretor de futebol Alexandre Pássaro.

Vasco desmorona após gol

Falar sobre escalação, escolhas e táticas seria inútil neste momento. Contra o Botafogo, o time apenas repetiu os inúmeros erros cometidos ao longo da temporada. Falhas individuais, defesa exposta e ausência de poder de fogo e variações ofensivas. Fatos que o torcedor vascaíno está cansado de ver e ler.

Foi um Vasco apático como em muitos outros jogos na Série B. Talvez a diferença tenha sido a fragilidade psicológica. A equipe de Diniz até começou bem, mas desmoronou após sofrer o primeiro gol, com 11 minutos.

Até então, com MT como novidade no lugar de Andrey, o Vasco era melhor e já havia criado duas boas chances com Cano e Ricardo Graça. O início animou a torcida em São Januário, o time foi com muita fome ao pote e ficou exposto. Em um contra-ataque, o Botafogo abriu o caminho para goleada com Marco Antônio.

Desfile do Botafogo em São Januário

A partir daí não se viu mais nada do Vasco. Entregue, exposto e passivo, o time assistiu ao Botafogo desfilar em São Januário. A irresponsável expulsão de Léo Matos, quando já perdia por 2 a 0, apenas facilitou ainda mais para o rival.

Nos três primeiros gols os atacantes apareceram livres na cara de Lucão, sem qualquer marcação. No quarto, já no segundo tempo, Pedro Castro e Diego Gonçalves fizeram linha de passe de cabeça dentro da área.

O que aconteceu neste domingo não será esquecido facilmente. A maior goleada já sofrida para o Botafogo em São Januário e a iminente sequência na Série B em 2022 já viraram novas manchas na grandiosa história do Vasco. Clube de tantas glórias, mas que insiste, nos últimos 20 anos, em repetir erros e se apequenar dentro de campo.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Hugo Moura concede entrevista à Vasco TV
Hugo Moura explica escolha e garante dedicação no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, ainda se mostrou confiante que a equipe terá bons resultados na temporada.

Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Paulo Henrique vive má fase e vê titularidade ameaçada no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique, tem se mostrado bem abaixo do que já mostrou com a camisa vascaína.

Estádio do Maracanã
Vasco tenta recuperar pontos e eliminar Fla-Flu da licitação do Maracanã

O Vasco da Gama está tentando obter a pontuação máxima na última etapa e argumenta para eliminar Flamengo e Fluminense.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Reserva, Adson segue devendo em campo pelo investimento do Vasco

Segunda contratação mais cara do Vasco da Gama em 2024, o atacante Adson ainda não se destacou e tem sido reserva.

Dener em treino do Vasco
Agente diz que Eurico ‘queria de qualquer maneira’ manter Dener no Vasco

Na próxima sexta (19) completa 30 anos da morte de Dener e empresário revelou desejo de Eurico Miranda no Vasco da Gama.