Impulsionada pela transmissão do Carioca, Vasco TV gera receita de R$ 2,5 milhões

Canal oficial do Vasco da Gama no Youtube, Vasco TV obteve bons resultados com as transmissões do Campeonato Carioca.

Vasco TV é o canal vascaíno no Youtube
Vasco TV é o canal vascaíno no Youtube (Foto: Divulgação)

Se dentro de campo os resultados são desanimadores para o Vasco da Gama, fora dele, o time vem tendo alguns motivos para comemorar. Um deles é a Vasco Tv, mídia oficial do Clube no Youtube, que aproveitou o vácuo de transmissão do Campeonato Carioca e fechará o ano o ano com R$ 2,5 milhões em receitas, e lucro de R$ 1 milhão. Os dados forma publicados pelo jornalista Rodrigo Mattos, do UOL.

A reportagem destaca o investimento feito pelo Gigante da Colina no estúdio do canal, na parceria com uma produtora e na criação de conteúdos como o pós-jogo, programa que sempre recebe convidados especiais antes das partidas.

As ideias implementadas aumentaram substancialmente a arrecadação com a Vasco TV, que antes faturava “apenas” R$ 100 mil por ano com anúncios de Google.

O Diretor de Marketing do Vasco, Vitor Roma, explicou como o Clube enxergou uma oportunidade de turbinar a sua plataforma em meio a um cenário de incertezas, quanto a venda dos direitos de TV, que teve valores praticados bem menores em relação aos anos anteriores.

– A monetização da Vasco TV se resumia a Adsense. A gente teve que fazer um ppv, criamos um. Vendemos conteúdos exclusivos para Facebook. Vendemos quatro cotas de patrocínio. Programa de pré-jogo com a Vanessa Richie que os vascaínos gostaram. Até o Adsense triplicou. A gente fazia muito pouco. O exemplo do Estadual nos fez criar isso tudo.

O dirigente, porém, pondera que é difícil analisar se os ganhos atuais, compensam a rescisão de contrato com a Globo, onde o Vasco fez acordo e recebeu indenização, mesmo admitindo que o rompimento com a emissora carioca não foi um bom negócio, ele avalia como positiva essa primeira experiência do Clube ter uma ferramenta própria fortalecida.

– O que a gente fez foi fazer uma limonada com o limão que a gente recebeu. A gente sabe que a quebra do contrato era ruim. Mas a Vasco TV era um produto que era inevitável de ser criado. Pode criar um negócio a partir daí.

O Gigante da Colina não revelou quantos pacotes do Carioca foram comercializados pela Vasco TV. O número total que os clubes poderiam oferecer aos torcedores era de 100 mil assinaturas.

Planos e programação 24h

Diante do potencial demonstrado pela programação veiculada pela Vasco TV, o Time da Cruz de Malta já prepara novas ações com o objetivo de fidelizar os torcedores. Uma delas é a criação de planos que os torcedores poderão assinar e ter acesso a conteúdos exclusivos. Neste primeiro momento, a intenção não será aumentar a renda , mas avaliar o produto que o vascaíno quer assistir. Fala-se em um valor estimado de R$ 10,00.

Mesmo com a possibilidade dos torcedores poderem assinar a Vasco TV, Vitor Roma garante programas como o pré-jogo seguirão abertos porque o Vasco quer estreitar relações com os 1 milhão de seguidores que tem no Youtube.

– A gente prevê poucos assinantes, queremos testar”, disse ele. “Tenho trazido para isso o conceito de produto digital. Isso significa que, em vez de pensar em lançar um negócio completíssimo, o mercado vai me dando subsídios para ir acertando. Cria um produto mínimo possível.

Outra ambição do Clube, essa um pouco mais complexa, é a de preencher a grade da Vaco TV com programação 24h. Um dos obstáculos para por o projeto em prática, é falta de acervo. Um dos pilotos que serão produzidos internamente prevê uma homenagem aos 50 anos do primeiro gol marcado por Roberto Dinamite, um dos maiores ídolos do Vasco.

– Estamos vivendo um mundo que as mudanças nos últimos 15 anos. O contrato era tão global que você não explorava conteúdos. Vira uma inteligência fundamental do clube. A negociação de 2023 vai contar com isso, acervo, teremos acesso, para nossas tvs terem vendagem no futuro. Vai vender produtos melhores.

Criada em janeiro de 2006, a Vasco TV conta mais de 110 milhões de visualizações no Youtube. Além do pré-jogo, vídeos como os bastidores das partidas e apresentações de atletas e novidades do Clube também fazem sucesso entre os torcedores.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.