Ídolos do Vasco estarão presentes na despedida de Edmundo

Odvan, Pedrinho, Mauro Galvão, entre outros, estarão presentes na despedida de Edmundo, que será 19h30m desta quarta.

A última imagem de Edmundo com a camisa do Vasco é melancólica: a derrota para o Vitória e o rebaixamento do clube à Segunda Divisão do Brasileiro em 2008. Pouco mais de três anos depois, o ídolo vascaíno terá a chance de recriar a sua despedida do time de coração. Agora com uma grande festa. Hoje, ele será homenageado no jogo amistoso contra o Barcelona de Guaiaquil (Equador). Às 19h30m, em São Januário, o ex-jogador vestirá a camisa dez que não pôde usar diante do mesmo adversário há 14 anos na final da Libertadores.

Ele havia se transferido para o Fiorentina da Itália.

A partida nada vale. Ainda assim os titulares entrarão em campo em nome da grandeza do evento. A Edmundo, um dos principais ídolos do Vasco, significa muito. Com o contrato encerrado no início de 2009, o atacante deu fim à carreira e saiu do clube sem qualquer pompa e algumas rusgas com o presidente Roberto Dinamite.

Rival cheio de reservas

Pazes e convite feitos, ele passa a limpo sua trajetória vitoriosa em São Januário, que teve seu auge em 1997. Da concentração com o elenco à entrada pelo túnel do estádio, tudo é levado a sério pelo ex-jogador.

— A festa vai ficar para o final. Antes e durante a partida é como se fosse um jogo para valer.

A ideia é apagar aquela imagem de 2008 e fechar com chave de ouro. O time vai ter o espírito vitorioso que é do Vasco. Seria muito frustrante para mim e todos os torcedores não conseguirmos a vitória. Faltava essa celebração. Faltava uma pecinha para ficar em paz — disse Edmundo, que fez cinco treinos com o elenco para não ficar muito abaixo do nível dos demais.

À sua volta, alguns companheiros dos seus grandes momentos no clube. Odvan, Pedrinho, Mauro Galvão, entre outros, estarão presentes. Em campo, ao seu lado, Felipe e Juninho Pernambucano — com problemas dentários ainda não está confirmado. A equipe equatoriana jogará com time reserva.

— O número expressivo de ingressos me dá responsabilidade maior e fico mais contente.

Estou preocupado em mostrar bom futebol e jogar no nível dos demais — afirmou ele, que se desculpou por atrapalhar a semana do time. — Era para recuperar os jogadores, treinar tática, e eles abriram mão disso.

No mesmo dia que Edmundo fez os aprontos finais para sua despedida, sem tantos holofotes, Carlos Alberto foi reintegrado ao grupo. Ao menos é a tentativa da diretoria. Tirar um pouco do peso sobre o meia e dele sobre o elenco. Após conversa longa com o presidente Roberto Dinamite, o jogador admitiu seu erro ao discutir com o dirigente em janeiro do ano passado depois da derrota para o Boavista. Discussão que lhe valeu o afastamento do time e o empréstimo ao Grêmio. Com problemas também no time gaúcho, ele foi emprestado ao Bahia, onde não se saiu bem.

Desde o início do ano, Carlos Alberto estava treinando separadamente em São Januário. Assim que o problema com a diretoria foi resolvido, o meia prontamente foi bem acolhido pelos companheiros. Ontem, ele participou de todo o treinamento, inclusive do recreativo.

Todas as questões pendentes com o meia serão acertadas.

— Hoje (ontem) foi o primeiro treino do Carlos Alberto. Está todo mundo contente por ele estar voltando. E ele desse convívio, da relação no vestiário que é muito boa. Essa volta é sempre gratificante. Começou a treinar, vai precisar de alguns dias para melhorar a condição física — afirmou o técnico Cristóvão Borges.

Vitória do Nacional

No Grupo 5 da Libertadores, o Nacional, do Uruguai, venceu o Alianza Lima por 1 a 0, ontem, em Montevidéu, e chegou a seis pontos, atrás do líder Libertad e do Vasco, que têm sete pontos.

O resultado foi ruim para o time carioca, que fará seus dois últimos jogos fora — Alianza Lima, em 3 de abril; e Nacional, em 12 de abril. Se o Vasco vencer o Alianza e o Libertad derrotar o Nacional, em 5 de abril, os dois times se classificam.

Vasco: Fernando Prass, Fágner, Dedé (Rodolfo), Renato Silva e Thiago Feltri; Rômulo, Felipe, Juninho Pernambucano e Edmundo; Diego Souza e Alecsandro.

Barcelona de Guaiaquil: Toro, Gómez, Anchundia, Valdez e Bermeo; Aspiazu, Brayan de la Torre, Villón e Quiñonez; Alárcon e Nicolas Asencio. Juiz: Marcelo de Lima Henrique. ? TRANSMISSÃO: Sportv Cezar Loureiro CARLOS.

jornal o globo

Estamos no facebook curta-nos

Veja como ganhar um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Galdames comemorando gol contra o Água Santa-SP
Galdames fica em 6º lugar em torneio de poker

Sem espaço no Vasco da Gama, Galdames participa de torneio de poker durante folga do elenco e fica na 6ª colocação.

Pedro Moreira, advogado do Vasco, em julgamento do STJD
STJD recusa pedido do Vasco e mantém data na Copa do Brasil

O STJD rejeitou os pedidos de Vasco da Gama e Corinthians e manteve as datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil.

Jornalista Osvaldo Pascoal, da ESPN
Comentarista elege torcida do Vasco como diferenciada do Brasil

Em programa da ESPN, Osvaldo Pascoal elogia a torcida do Vasco da Gama e afirma que ela complementa o time.

Pablo Galdames em treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa
Galdames perde espaço no Vasco e joga apenas 58 minutos no 2º semestre

Volante chileno do Vasco da Gama, Galdames não tem recebido muitas oportunidades com o técnico Rafael Paiva.