Ídolo x presidente: o desafio de separar os ‘Robertos’ que passaram pelo Vasco

No aniversário de 67 anos de Roberto Dinamite, vale a reflexão sobre aos sentimentos distintos em relação ao ídolo máximo do Vasco da Gama.

Registro de Roberto Dinamite em 1977
Registro de Roberto Dinamite em 1977 (Foto: Ronaldo Theobald)

Nesta terça-feira (13), o maior ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, está fazendo 67 anos. Na data especial, o ex-atacante tem recebido as mais diversas homenagens, inclusive do próprio Gigante.

É inegável o peso do nome Roberto Dinamite e o legado que deixou em suas brilhantes passagens por São Januário, o que o colocou no patamar de maior ídolo da história de um clube que já teve tantos craques.

Foram mais de 700 gols, mais de 1.000 partidas e muitos títulos conquistados, coisas que poucos jogadores tiveram a capacidade de alcançar na história. Esses fatores fariam que com, naturalmente, fosse unanimidade na torcida, mas não funciona bem assim.

A passagem pela presidência arranhou muito a imagem de Roberto Dinamite com a massa vascaína. Embora o começo tenha sido muito animador, com o retorno à Série A, sendo campeão da Série B, além da conquista da Copa do Brasil, tudo o que aconteceu posteriormente causa revolta até hoje.

Roberto Dinamite entregou um Vasco devastado, cheio de dívidas e rebaixado à Série B. A partir daí, aconteceu um distanciamento do ídolo não apenas da política, mas do Clube como um todo. O que contribuiu muito para isso foi a relação muito conturbada com o seu sucessor na presidência, Eurico Miranda.

Foi na gestão de Alexandre Campello que Roberto Dinamite começou a se reaproximar com o Vasco, voltando a ser exaltado pela instituição, e sendo, inclusive, convidado para ações especiais, assim como merece ser tratado por tudo o que já fez pelo Clube no papel de atacante.

Sim, não se pode esquecer que ele contribuiu também para a situação delicada que o Vasco se encontra, mas é preciso também separar as duas figuras: o ex-presidente se critica, e o ídolo se aplaude. O legado não pode ser apagado!

É possível equilibrar as duas coisas, se mantendo crítico com a certeza de que Roberto Dinamite não funcionou como político, mas quando o assunto é em relação ao que apresentou em campo, é necessário que seja sempre exaltado.

Mesmo sendo um dos maiores da história do futebol, ele não recebe o valor que merece na mídia. Cabe, então, essa função aos vascaínos, de lembrar o quão grandioso foi Roberto Dinamite nos gramados, um artilheiro nato que ficará marcado para sempre.

Leia mais sobreRoberto Dinamite
4 comentários
  • D. Armando10 - 14 de abril de 2021

    Excepcional jogador.
    Péssimo presidente.
    O Vasco é maior e não depende de jogadores, ex jogadores e dirigentes. Pelo contrário, sobrevivem por causa do Vasco.

    Responder
  • Luiz claudio souza oliveira - 13 de abril de 2021

    Meu ídolo no futebol. Como presidente não podemos esquecer apesar de ter ganho a copa do Brasil.Deixou clube em péssimas condições financeiras. Um dos culpados pelo clubbclube estar nessa situação.

    Responder
  • Luiz claudio souza oliveira - 13 de abril de 2021

    Meu ídolo no futebol. Como presidente não podemos esquecer apesar de ter ganho a copa do Brasil.Deixou clube em péssimas condições financeiras. Um dos culpados pelo clube estar nessa situação.

    Responder
  • Francisco - 13 de abril de 2021

    Grande jogador crack precisa ser exaltado com maior que vestiu a camisa vascaína além de tudo sempre decisivo e temido pelos rivas só na valta pela segunda passagem pelo clube foi cinco no lombo do Corinthians do parabéns Roberto dinamite

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
16 de maio de 2021
Escalação do Vasco contra o Botafogo

Confira a escalação do Vasco da Gama para o clássico contra o Botafogo, válido pelo jogo de ida da decisão da Taça Rio.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Botafogo e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Botafogo, no Nilton Santos, pela decisão da Taça Rio.

É decisão! Vasco vai ao Nilton Santos enfrentar o Botafogo na final da Taça Rio

É o primeiro jogo da decisão, e o Vasco da Gama, se superar o Botafogo, ampliará sua liderança em títulos da Taça Rio.

15 de maio de 2021
Vasco obtém Certificado de Clube Formador

Com pendências solucionadas, o Vasco da Gama obteve da CBF o Certificado de Clube Formador e está apto a registrar novos jogadores.

Léo Jabá projeta decisão da Taça Rio e disputa da Série B: ‘Caminho muito longo’

Léo Jabá prevê dificuldades contra o Botafogo e na disputa da Série B, mas afirma que o Vasco da Gama vai a campo pra vencer.

Olho no rival! Escalação do Botafogo contra o Vasco

Confira a escalação do Botafogo para o jogo deste domingo, contra o Vasco da Gama, pela final da Taça Rio.

Arbitragem para o jogo entre Botafogo e Vasco

Arbitragem para o jogo entre Botafogo e Vasco da Gama neste domingo, no Nilton Santos, pela Taça Rio 2021.

Sub-20: Elias Ovelar é regularizado e já pode estrear pelo Vasco

O atacante Elias Ovelar foi regularizado e já pode estrear pela equipe Sub-20 do Vasco da Gama, comandada pelo técnico Diogo Siston.

Sub-17: melhores momentos da vitória do Vasco sobre a Chapecoense; assista

Assista aos melhores momentos da vitória da equipe Sub-17 do Vasco da Gama sobre a Chapecoense pelo Campeonato Brasileiro.

Sub-17: Vasco vence a Chapecoense por 3×0 pelo Campeonato Brasileiro

Pelo Campeonato Brasileiro Sub-17, o Vasco da Gama venceu a Chapecoense por 3×0 na tarde deste sábado em Chapecó.

Veja mais notícias