Idolatria por Bellini e canção personalizada: a ligação de Erasmo Carlos com o Vasco

Ícone da música brasileira, Erasmo, torcedor fanático do Vasco da Gama, faleceu nesta terça (22) no Rio de Janeiro.

Erasmo Carlos com a camisa do Vasco
Erasmo Carlos com a camisa do Vasco

Morreu hoje (22), aos 81 anos, Erasmo Carlos, um dos grandes nomes da música brasileira. Além da música, o coração do ”Tremendão” também carregava consigo a paixão pelo Vasco. Foram diversas as referências e homenagens que fez ao Cruz-Maltino ao longo da vida, incluindo uma composição chamada “Nosso Vasco Campeão”.

O clube emitiu uma nota lamentando o falecimento do artista e lembrou um trecho da música: ”Sai da frente, que o nosso Vasco vai passar…”.

A relação de Erasmo com o clube da Colina começou ainda na infância, entre o fim dos anos 40 e o início dos 50. ”Eu nasci vascaíno. Mas me apaixonei de verdade pelo time no fim dos anos 40, quando a equipe era chamada de ‘Expresso da Vitória”’, disse, em entrevista ao O Globo, em 2008.

No ano seguinte, citou a transmissão da Copa do Mundo de 1950 também como um marco para que esse sentimento ganhasse ainda mais corpo.

”Foi durante a Copa de 1950. Eu tinha nove anos de idade, escutava as transmissões pelo rádio e oito jogadores daquela seleção brasileira eram do Vasco. Além disso, toda hora éramos campeões de alguma coisa. Com o tempo, minha paixão foi aumentando cada vez mais”, contou ao Terra, em 2009.

Nesta mesma oportunidade, ele também colocou Bellini, que atuou em São Januário entre 1952 e 1961 e tem o nome marcado na história do Vasco, como grande ídolo no esporte.

”[Melhor time do Vasco foi] Aquele que arrebentava no final da década de 1950, e que tinha Sabará, Valter, Almir, Vavá e Pinga no ataque. Foi duas vezes campeão carioca, campeão do Rio-São Paulo – que era o Brasileiro da época -, e de troféus na Europa, como o Teresa Herrera e o Torneio de Paris. O grande ídolo que eu tenho no futebol é o Bellini. Eu jogava as minhas peladas de zagueiro e tentava imitá-lo até no jeito de caminhar”, afirmou.

Na música ”Pega na Mentira”, o clube foi citado logo no primeiro verso, quando diz que ”Zico tá no Vasco, com Pelé”.

Em 2012, o Vasco organizou o show ”Vamos todos cantar de coração”, com diversos artistas cruz-maltinos, como Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Teresa Cristina e Fernanda Abreu. Erasmo Carlos foi ao palco e cantou uma música de sua autoria em homenagem ao clube.

”Essa música posso dizer que comecei a fazer do nada, nos anos 80, na época em que estavam começando com isso de colocar as estrelinhas amarelas na bandeira do Vasco. Isso que é o início da música: ‘Que bonito é o início da constelação / de estrelas amarelas / na bandeira do Vascão”’, contou, ao DVD produzido sobre o show.

Ainda em 2012, Erasmo colocou o Cruz-Maltino como uma das coisas que se tornaram o motor da sua vida, ao ser questionado sobre o fato de as mulheres serem temas recorrentes em um álbum então recém-lançado. ”O que move minha vida é família, música, mulher e o Vasco. Nessa ordem. Falo dessas mulheres todas e ficou um monte de fora. Tinha uma lista de mais de 100 nomes. (…)”, indicou, à Quem.

O artista também chegou a pedir um título de presente. Em 2016, ele encontrou o zagueiro Rodrigo, então um dos líderes do elenco cruz-maltino, de forma casual e registrou em uma rede social. ”Saí para jantar no carnaval e… Dei de cara com o capitão Rodrigo (zagueirão do meu Vascão). Aproveitei e pedi o título do Cariocão 2016 de presente para mim”. A conquista acabou se concretizando, após final com o Botafogo.

Em 2019, o roqueiro lamentou a morte de Eurico Miranda, e. ”Valeu, Eurico Miranda. Minha alma vascaína agradece pelas conquistas e momentos de alegria que você proporcionou a ela. Descanse em paz. Vasco sempre”.

Em postagem para celebrar o aniversário de 2021, o parceiro de Roberto Carlos pediu que continuasse ”paciente com o Vascão do meu coração”. Mais recentemente, em participação no Festival João Rock deste ano, Erasmo também citou o clube da Colina no palco.

O ”Tremendão” ficou um tempo afastado dos estádios e tinha o filho Carlos Alexandre como companheiro para assistir às partidas.

”Eu estava no Maracanã quando o Vasco derrotou o América-RN por 2 a 1 e retornou para a Série A [em 2009]. Fui à convite da federação. Antes disso, não ia a um estádio desde aquela final do Mundial de Clubes de 2000, contra o Corinthians. Este ano, eu vi quase todos os jogos do time pela televisão, na companhia do meu filho, Alexandre, vascaíno de fé, companheiro de futebol, de batalha e de choro”, afirmou, ao Terra.

Carlos Alexandre morreu em 2014, após um acidente de moto. O músico chegou a ser apresentador da VascoTV e teve o caixão coberto com a bandeira do clube.

Roberto Dinamite se despede

Maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite se despediu de Erasmo Carlos em uma postagem em rede social.

”O meu amigo Erasmo Carlos grande vascaíno se foi hoje, mas fica sua marca suas lindas canções e seu jeito meigo e carinhoso de ser. Obrigado por ser meu amigo, você marcou minha vida. Te amo”.

Veja letra de ”Nosso Vasco Campeão”

”Que bonito é o início da constelação
De estrelas amarelas
Na bandeira do Vascão (2x)

Sai da frente
Que o nosso Vasco vai passar
Grande como é sua torcida
Unida pra fazer seu time campeão, mas que emoção

Nas águas da vitória eu vou nadar
E no Maracanã vou festejar

Cruz de malta no peito do almirante
Fé em Deus, nosso eterno comandante

Obrigado
A bola vai rolar, o bicho vai pegar
E a rede balançar

Encantado
Por essa multidão de preto e branco
É a cruz de malta no lugar do coração”

Fonte: Uol

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Vegetti em ação pelo Vasco contra o Criciúma
Notas dos jogadores do Vasco contra o Criciúma

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Criciúma, pela quarta rodada do Brasileiro.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Vasco homenageia Dinamite em camisa de Payet

No duelo diante do Criciúma, o Vasco da Gama homenageou o ídolo Roberto Dinamite mais uma vez e personalizou a camisa 10 de Payet.

Vegetti em jogo contra o Criciúma
Vegetti perde 1º pênalti pelo Vasco

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti desperdiçou cobrança de pênalti na goleada sofrida para o Criciúma.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Torcida do Vasco em São Januário
Público e renda de Vasco 0 x 4 Criciúma em São Januário

Mais de 17 mil torcedores assistiram o jogo do Vasco da Gama diante do Criciúma, em São Januário, válido pelo Brasileirão.