Histórico entre Vasco e Lanús é recheado de emoções; relembre
O Vasco da Gama enfrenta o Lanús pela 3ª rodada da Sul-Americana 2025; relembre como foram os outros confrontos entre os times.

Vasco e Lanús voltam a se reencontrar em campo após 13 anos. O histórico entre as equipes é curto, porém guarda boas lembranças para o torcedor vascaíno.
Os clubes se enfrentaram apenas quatro vezes na história, em jogos de ida e volta por dois duelos de mata-mata. O primeiro em 2007, pelas oitavas de final da Sul-Americana; e a última oportunidade, em 2012, quando os times se encontraram pela Libertadores, também nas oitavas. Em ambas as ocasiões, o Vasco sorriu por último. Relembre os confrontos abaixo:
Show de Leandro Amaral e virada épica em 2007
O primeiro encontro da história entre Vasco e Lanús aconteceu nas oitavas de final da Sul-Americana de 2007. Na ida, um duro golpe para o time comandado por Celso Roth: derrota por 2 a 0 para os argentinos, no estádio La Fortaleza, na Argentina. Os gols foram marcados por Pelletieri, de cabeça, aos 31 minutos da primeira etapa, e por Sand, já aos 32 do segundo tempo.
Na semana seguinte, o Vasco precisava vencer o duelo de volta por três gols de diferença para garantir a classificação. A missão se tornava ainda mais dura por causa da ausência de um de seus melhores jogadores, o meia Darío Conca, que havia sofrido uma lesão no calcanhar e era desfalque.
Coube, então, a Leandro Amaral resolver para os vascaínos. Aos 29 do primeiro tempo, o atacante aproveitou rebote de chute de Amaral, depois de cobrança de escanteio e abriu o placar. O Lanús ameaçava e quase chegou ao empate três minutos depois, mas Sand furou cara a cara com Silvio Luiz.
No segundo tempo, o Lanús voltou ainda mais perigoso. Aos 24, Fritzler soltou uma bomba, que desviou na zaga e saiu. Dois minutos depois, Acosta passou pela marcação e lançou Blanco, que bateu cruzado para a defesa de Silvio Luiz.
Quando a pressão argentina mais preocupava, Wagner Diniz fez grande tabela com Leandro Amaral e finalizou cara a cara na saída do goleiro Bossio para igualar o confronto. O Vasco ainda perderia uma chance incrível com Guilherme, que finalizou para fora sem goleiro, já aos 44. O jogo caminhava para as penalidades, quando Leandro Amaral apareceu livre na pequena área e aproveitou desvio de cabeça de Alan Kardec. O camisa 19 finalizou por baixo das pernas do goleiro e colocou o Vasco nas quartas de final: 3 a 0 no placar.
O Vasco se despediria da competição na fase seguinte, quando seria eliminado pelo América, do México, nas quartas de final.
Trem-bala da Colina e pênaltis em 2012
Em 2012, os times voltaram a se encontrar, dessa vez pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O primeiro jogo aconteceu em São Januário, com vitória vascaína por 2 a 1. Alecsandro e Diego Souza fizeram os gols do time carioca, e Regueiro descontou para os argentinos já na etapa final. Apesar do triunfo, a torcida vascaína ficou na bronca, principalmente com o técnico Cristóvão Borges, que foi alvo de vaias da arquibancada no fim do jogo.
Um empate já seria o bastante em Buenos Aires para garantir a classificação, mas o duelo foi dramático. O Vasco chegou a abrir o placar com um belo chute do meio da rua de Nilton no primeiro tempo. Mas o time carioca recuou muito na segunda etapa, permitiu a virada e precisou disputar a vaga na marca da cal.
Nas penalidades, vitória vascaína por 5 a 4. Felipe, Juninho, Carlos Alberto, Renato Silva e Alecsandro converteram suas cobranças. Do lado argentino, Romero carimbou o travessão e foi o único dos dez batedores a perder.
O Vasco avançou, mas acabou eliminado para o Corinthians nas quartas de final da Libertadores daquele ano.
Agora, Vasco e Lanús voltam a duelar pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. O duelo é um confronto direto pela liderança do Grupo G da competição. As equipes estão empatadas com quatro pontos, mas o time argentino aparece na frente pelo saldo de gols. A bola rola às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira, em São Januário.
Fonte: Globo Esporte