Histórico entre Vasco e Lanús é recheado de emoções; relembre

O Vasco da Gama enfrenta o Lanús pela 3ª rodada da Sul-Americana 2025; relembre como foram os outros confrontos entre os times.

Dedé, Alecsandro, Diego Souza, Eder Luís e Allan comemorando gol contra o Coritiba na final da Copa do Brasil 2011
Dedé, Alecsandro, Diego Souza, Eder Luís e Allan comemorando gol contra o Coritiba na final da Copa do Brasil 2011 (Foto: Marcelo Sadio/Vasco)

Vasco e Lanús voltam a se reencontrar em campo após 13 anos. O histórico entre as equipes é curto, porém guarda boas lembranças para o torcedor vascaíno.

Os clubes se enfrentaram apenas quatro vezes na história, em jogos de ida e volta por dois duelos de mata-mata. O primeiro em 2007, pelas oitavas de final da Sul-Americana; e a última oportunidade, em 2012, quando os times se encontraram pela Libertadores, também nas oitavas. Em ambas as ocasiões, o Vasco sorriu por último. Relembre os confrontos abaixo:

Show de Leandro Amaral e virada épica em 2007

O primeiro encontro da história entre Vasco e Lanús aconteceu nas oitavas de final da Sul-Americana de 2007. Na ida, um duro golpe para o time comandado por Celso Roth: derrota por 2 a 0 para os argentinos, no estádio La Fortaleza, na Argentina. Os gols foram marcados por Pelletieri, de cabeça, aos 31 minutos da primeira etapa, e por Sand, já aos 32 do segundo tempo.

Na semana seguinte, o Vasco precisava vencer o duelo de volta por três gols de diferença para garantir a classificação. A missão se tornava ainda mais dura por causa da ausência de um de seus melhores jogadores, o meia Darío Conca, que havia sofrido uma lesão no calcanhar e era desfalque.

Coube, então, a Leandro Amaral resolver para os vascaínos. Aos 29 do primeiro tempo, o atacante aproveitou rebote de chute de Amaral, depois de cobrança de escanteio e abriu o placar. O Lanús ameaçava e quase chegou ao empate três minutos depois, mas Sand furou cara a cara com Silvio Luiz.

No segundo tempo, o Lanús voltou ainda mais perigoso. Aos 24, Fritzler soltou uma bomba, que desviou na zaga e saiu. Dois minutos depois, Acosta passou pela marcação e lançou Blanco, que bateu cruzado para a defesa de Silvio Luiz.

Quando a pressão argentina mais preocupava, Wagner Diniz fez grande tabela com Leandro Amaral e finalizou cara a cara na saída do goleiro Bossio para igualar o confronto. O Vasco ainda perderia uma chance incrível com Guilherme, que finalizou para fora sem goleiro, já aos 44. O jogo caminhava para as penalidades, quando Leandro Amaral apareceu livre na pequena área e aproveitou desvio de cabeça de Alan Kardec. O camisa 19 finalizou por baixo das pernas do goleiro e colocou o Vasco nas quartas de final: 3 a 0 no placar.

O Vasco se despediria da competição na fase seguinte, quando seria eliminado pelo América, do México, nas quartas de final.

Trem-bala da Colina e pênaltis em 2012

Em 2012, os times voltaram a se encontrar, dessa vez pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O primeiro jogo aconteceu em São Januário, com vitória vascaína por 2 a 1. Alecsandro e Diego Souza fizeram os gols do time carioca, e Regueiro descontou para os argentinos já na etapa final. Apesar do triunfo, a torcida vascaína ficou na bronca, principalmente com o técnico Cristóvão Borges, que foi alvo de vaias da arquibancada no fim do jogo.

Um empate já seria o bastante em Buenos Aires para garantir a classificação, mas o duelo foi dramático. O Vasco chegou a abrir o placar com um belo chute do meio da rua de Nilton no primeiro tempo. Mas o time carioca recuou muito na segunda etapa, permitiu a virada e precisou disputar a vaga na marca da cal.

Nas penalidades, vitória vascaína por 5 a 4. Felipe, Juninho, Carlos Alberto, Renato Silva e Alecsandro converteram suas cobranças. Do lado argentino, Romero carimbou o travessão e foi o único dos dez batedores a perder.

O Vasco avançou, mas acabou eliminado para o Corinthians nas quartas de final da Libertadores daquele ano.

Agora, Vasco e Lanús voltam a duelar pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. O duelo é um confronto direto pela liderança do Grupo G da competição. As equipes estão empatadas com quatro pontos, mas o time argentino aparece na frente pelo saldo de gols. A bola rola às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira, em São Januário.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Lanús
Comente

Veja também
Carille não vê empate com o Lanús como tropeço e crava Vasco no páreo

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille avaliou o empate sem gols entre o Cruzmaltino e o Lanús, pela Copa Sul-Americana.

Pedrinho sofre pressão interna por demissão de Carille

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho estaria enfrentando pressão interna por demissão do técnico Fábio Carille.

Vegetti cita cansaço e cobra melhora do Vasco após empate com o Lanús

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti analisou os erros do time depois de mais um empate na Copa Sul-Americana.

Carille analisa empate do Vasco contra o Lanús; veja a entrevista coletiva

Fábio Carille analisou que o time do Vasco teve pouca agressividade no segundo tempo e criticou a oscilação do time nos jogos.

Sob vaias, Carille deixa o gramado de São Januário correndo; assista

Com tropeço diante do Lanús, torcida do Vasco da Gama vaia nas arquibancadas e Fabio Carille deixa o gramado correndo; veja.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Lanús

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida contra o Lanús nesta terça-feira, pela Sul-Americana.

Vasco terá sequência de seis jogos longe do Rio de Janeiro

Após confronto diante do Lanús, Vasco da Gama terá uma sequência de seis jogos longe do Rio de Janeiro, nas três competições que disputa.

Atitude de Carille revolta vascaínos após empate com o Lanús

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille virou alvo da torcida depois do empate sem gols contra o Lanús, pela Sul-Americana.

Melhores momentos de Vasco 0 x 0 Lanús pela Copa Sul-Americana 2025

Confira os principais lances do empate entre Vasco da Gama e Lanús, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Público e renda de Vasco 0 x 0 Lanús pela Sul-Americana 2025

Veja quantos torcedores foram em São Januário, onde o Vasco da Gama enfrentou o Lanús nesta terça-feira pela Sul-Americana.